Página 32 de 35

Enviado: Dom Set 01, 2013 3:49 pm
por Alex- Recife
Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado!

Enviado: Dom Set 01, 2013 8:06 pm
por charles_pereira
[quote:8fc9a921fb="Alex- Recife"]Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado![/quote:8fc9a921fb]

Olá Alex!

Que bom que queres começar a trabalhar com materiais compostos. Se prepare, pois é um longo caminho :-)

Quanto à sua pergunta, acho que depende do formato da peça.

Mas baseado no que já vi e nos meus próprios projetos, é muito melhor fazer a junção das duas metades dentro dos moldes. Só assim você vai conseguir o alinhamento correto.

Hoje à tarde eu coloquei o motor e os links.

Também fiz as entradas de ar para refrigeração do motor. Nesse ponto cometi um erro. Como o nariz é feito de Kevlar, deu muito trabalho furar. Na próxima laminação, tenho que deixar esse espaço sem Kevlar.

Agora só está faltando a cauda. Mas preciso laminar ainda.

No momento, com toda a eletrônica e bateria, está pesando 730g.

Deve ficar com menos de 800g pronto para o voo. Esse era o peso do protótipo.

Coloquei um motor de 1200Kv e hélice folding 9x6, com um spinner de alumínio.

Já tenho outro motor de 2300Kv e hélices pequenas para depois de ter me acostumado com o voo dele, partir para uma velocidade maior.

Enviado: Dom Set 01, 2013 9:15 pm
por Alex- Recife
Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?

Enviado: Seg Set 02, 2013 9:56 am
por charles_pereira
[quote:7d7a091300="Alex- Recife"]Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?[/quote:7d7a091300]

Obrigado Alex!

Na verdade, se tratando de construção com fibras, mesmo na indústria o processo é de certa forma artesanal.

A longarina eu instalo antes de fechar as duas metades. Seria ideal fazer o mesmo com os servos, mas como estou construindo uns para alguns amigos, eles escolherão os servos. Estou pensando em deixar uns prontos já com os servos instalados e todos os links.

Eu segui uns conselhos para fazer um molde separado para a cauda. O problema de fazer separado é que depois tem que usar uma gabarito para colar no corpo.

O molde principal está pesando 11Kg. É bem pesado e acho que se fizesse a cauda junto, correria o risco de quebrar. Mas hoje, se eu fosse fazer outro molde, com certeza faria umas melhorias e com a cauda junto. Iria poupar trabalho.

Se tiveres interesse, tenho um vídeo bem detalhado de como fiz o molde:

[yt]1wGJ12beOco[/yt]

Obrigado!

Enviado: Seg Set 02, 2013 2:11 pm
por Alex- Recife
Você está de brincadeira? Claro que vou fazer downloads e vou salvar em meus videos!

Enviado: Seg Set 02, 2013 6:31 pm
por Cyberware
Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...

Enviado: Ter Set 03, 2013 7:52 pm
por charles_pereira
[quote:7d01389540="Cyberware"]Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...[/quote:7d01389540]


Valeu Cyber!

Espero poder chegar um dia a 250km/h. Mais que isso acho que não vou conseguir pilotar :-)

Pelo voo que fiz com o protótipo, deu para ver que ele se comportou bem também em velocidade baixa. Por isso estou usando uma hélice folding e motor de baixo kv para ter bastante torque.

Aos poucos vou aumentando a rotação e reduzindo a hélice. Na verdade quero ter uns dois ou três modelos com configurações diferentes.

Abraços

Enviado: Ter Set 03, 2013 8:12 pm
por Alex- Recife
Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.

Enviado: Sex Set 06, 2013 6:08 pm
por charles_pereira
[quote:6b15e46083="Alex- Recife"]Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.[/quote:6b15e46083]

Desculpe pela demora na resposta. Eu estava trabalhando e longe do computador.

O Vectus tem 95cm de envergadura. Então acho que podes usar o mesmo esquema que usei:

Asas e cauda:
PVA
Tinta PU branca
Duas camadas de tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Balsa de 1,5mm
Fios de carbono para a longarina
Kevlar para as dobradiças
Reforços de carbono na raiz e bordos de ataque e fuga

Fuselagem:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Kevlar de 205g/m²


Quanto à cor do gel, acho que é só um pigmento e não deve influir. Mas melhor ver isso com o fornecedor.

Eu nunca tive coragem de usar só a cera sem o PVA. Prefiro não arriscar.

Enviado: Qui Set 12, 2013 11:47 am
por charles_pereira
Olá pessoal!

Como quebrei o molde da cauda por acidente, tenho que fazer outro.

Aproveitei para fazer umas melhorias no plug. Deixei a cauda um pouco mais fina e corrigi algumas imperfeições.

Melhorei um pouco o encaixe dela na fuselagem também.

Já comecei a fazer uma plataforma para prender o plug e fazer o molde. Na próxima folga eu vou fazer isso.

Segue a foto de como ficou o plug!