meu primeiro aero na CNC 15/04 "construção"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Filipe Gabriel
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Fev 19, 2012 11:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Filipe Gabriel »

Ótimos cortes vc tem ai, hien?
Ficou quanto mais ou menos para monta-la? Estive pensando em montar uma tbm...
Avatar do usuário
juliano barbosa
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:58 pm
Localização: SÃO PAULO - SP

Mensagem por juliano barbosa »

boa noite galera.. aproveitei o feriado e dei início a montagem.. juntei as peças com cola de isopor, lixei tudo para dar acabamento, fiz o bico removível, as empenagens traseiras, profundor com linkagem oculta, fiz os reforços das asa, e ja os montantes dos motores, aproveitei e adiantei toda a eletrônica, ja que os escs ficaram dentro das naceles. to usando 4 2822 com helices 8x4 no máximo, mas quero testar também com a 7x6. embuti a fiação dentro da asa, fiz tudo soldado sem conectores, perco na praticidade mas ganho em contato, mas ja está tudo testado e aprovado.. segue mais fotos..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07071.jpg[/img:8be4b4b8fa]
aqui uma dica de como preparo meus aeros, pois meus amigos gostam das minhas pinturas e entelagens.. dou acabamento lixando com lixa 280 com água e detergente.. fica extremamente liso e limpo, a fita gruda tranquilo.. na verdade não sei se pinto ou entelo com fita.. vai depender do peso no final..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07074.jpg[/img:8be4b4b8fa]
testando os motores.. parecem estar bem equalizados..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07075.jpg[/img:8be4b4b8fa]
todos ja instalados e funcionando perfeitamente.. deixei tudo ligado por quase 20 minutos full "sem helice"..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07076.jpg[/img:8be4b4b8fa]

[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07077.jpg[/img:8be4b4b8fa]
bico encaixado com guias feitas com canudos de antena, fica bem justinho e sem jogo.. só falta uns 3 imãs pra prender..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07078.jpg[/img:8be4b4b8fa]
tem a posição certinha para encaixar
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07079.jpg[/img:8be4b4b8fa]
encaixe perfeito, e toda lisinha.. esse esta legal pra fazer pintado mas acho que vai pesar muito no final..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07080.jpg[/img:8be4b4b8fa]
empenagem prontinha, só falta colar..
[img:8be4b4b8fa]http://www.easycolors.com.br/hercules/DSC07081.jpg[/img:8be4b4b8fa]
linkagem oculta, fica por dentro da fuselagem..

até agora juntando tudo com uma bateria de 2200 está com 820gr. mas falta ainda os trens de pouso, servos da asa, linkagem e entelagem.

ta com 20cm de corda e 1,30 de envergadura, acho que se conseguir 1.200kg vai ficar meio rápido mas vamos em frente, em um próximo devo fazer com 24cm de corda.
continuem acompanhando.
abraços juliano
Nossa que legal... isso voa de verdade???
Panda
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 6:18 pm
Localização: Rio de janeiro,maricá

Mensagem por Panda »

Muito bom amigo,Vai ter a portinha para lançamento?
Acompanhando.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Juliano,

Com a 8x4 deve beirar os 550g de empuxo cada motor, com consumo médio na faixa dos 10Ah cada um, com pitch speed de 65 km/h.

Se colocar uma 7x6, o empuxo deverá cair para ~ 510g e o consumo médio ficará em 8,9Ah, porém haverá um aumento do pitch speed para 83 km/h.

Acredito que por ser um avião "de carga" a opção de maior torque seja mais recomendada e a diferença de consumo é muito pequena para justificar a utilização de uma 7x6.

Mas se tiver as hélices, faça o teste. Esses números são apenas simulações em um programa de computador.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
juliano barbosa
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:58 pm
Localização: SÃO PAULO - SP

Mensagem por juliano barbosa »

show de bola Mac... na verdade penso mesmo em usar a 8x4, ocorre que com essa helice a distância entre as 2 helices e a fuselagem vai dar mais ou menos uns 5 milimetros, ja a 7x6 me daria folga nessa distância.
é como vc disse, vou fazer o teste com as duas..
não sei qual o programa que vc usou para chegar nesses números, mais posso garantir que vc está com 99,9% de acerto rsrsrsrs pois medi o 2822 com a helice 8x4 e deu exatamente 540 gramas de empuxo..rsrsrs
indo mais além , teoricamente tenho um pouco mais de 2 kg de empuxo, ou seja imaginando que o aero fique com 1.2kg como planejo posso conseguir voar a 50% dos motores, algo em torno de 1kg de empuxo com pitch speed de ,mais ou menos 35km/h com isso não forço os componentes e ainda dobro o tempo de voo.. será que consigo??rsrsrsr se "na teoria" der certo "na prática" vou acabar colocando só uma bateria de 2200 mesmo , que deve me render um voo de uns 4 ou 5 minutos de pura emoção..rsrs

[quote:0a0a52be38="Mac2"]Juliano,

Com a 8x4 deve beirar os 550g de empuxo cada motor, com consumo médio na faixa dos 10Ah cada um, com pitch speed de 65 km/h.

Se colocar uma 7x6, o empuxo deverá cair para ~ 510g e o consumo médio ficará em 8,9Ah, porém haverá um aumento do pitch speed para 83 km/h.

Acredito que por ser um avião "de carga" a opção de maior torque seja mais recomendada e a diferença de consumo é muito pequena para justificar a utilização de uma 7x6.

Mas se tiver as hélices, faça o teste. Esses números são apenas simulações em um programa de computador.

Abs

Marco Aurelio[/quote:0a0a52be38]
Nossa que legal... isso voa de verdade???
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:ccb5bc02d8="juliano barbosa"]show de bola Mac... na verdade penso mesmo em usar a 8x4, ocorre que com essa helice a distância entre as 2 helices e a fuselagem vai dar mais ou menos uns 5 milimetros, ja a 7x6 me daria folga nessa distância.
é como vc disse, vou fazer o teste com as duas..
não sei qual o programa que vc usou para chegar nesses números, mais posso garantir que vc está com 99,9% de acerto rsrsrsrs pois medi o 2822 com a helice 8x4 e deu exatamente 540 gramas de empuxo..rsrsrs
indo mais além , teoricamente tenho um pouco mais de 2 kg de empuxo, ou seja imaginando que o aero fique com 1.2kg como planejo posso conseguir voar a 50% dos motores, algo em torno de 1kg de empuxo com pitch speed de ,mais ou menos 35km/h com isso não forço os componentes e ainda dobro o tempo de voo.. será que consigo??rsrsrsr se "na teoria" der certo "na prática" vou acabar colocando só uma bateria de 2200 mesmo , que deve me render um voo de uns 4 ou 5 minutos de pura emoção..rsrs

[quote:ccb5bc02d8="Mac2"]Juliano,

Com a 8x4 deve beirar os 550g de empuxo cada motor, com consumo médio na faixa dos 10Ah cada um, com pitch speed de 65 km/h.

Se colocar uma 7x6, o empuxo deverá cair para ~ 510g e o consumo médio ficará em 8,9Ah, porém haverá um aumento do pitch speed para 83 km/h.

Acredito que por ser um avião "de carga" a opção de maior torque seja mais recomendada e a diferença de consumo é muito pequena para justificar a utilização de uma 7x6.

Mas se tiver as hélices, faça o teste. Esses números são apenas simulações em um programa de computador.

Abs

Marco Aurelio[/quote:ccb5bc02d8][/quote:ccb5bc02d8]
Legal, não deixe de publicar os resultados dos testes.

O programa que uso é um velho conhecido aqui do forum, o DriveCalc ([url]http://www.drivecalc.de/[/url]). Para alguns motores ele é bem preciso, principalmente quando os números foram abastecidos com testes reais e não interpolações de resultados.

Vai ficar fera esse modelo, não deixe de nos avisar quando for o maiden flight do bichinho...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 642
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Boas Juliano.....

Pra falar a verdade seu modelo está tão bem construído que acho a maior besteira esquentar a cabeça com os motores, o modelo não voa com os motores ele voa com a ASA.......rs....rs...... o modelo com 4 motores 2822 com helice 7x6, vai ter em torno de 2 kg de empuxo..... isso tudo em um modelo que pesa em torno de 1,2 kg...... onde na verdade para ter um bom vôo de cruzeiro vai precisar de 500 a 600 gr de empuxo com um bom pitch....... trocando em miúdos..... com as helices 7x6 é possível até fazer 3D com ele!!!!!! e sobre o pitch não esquenta a cabeça........ na hora do vento de cauda é ele que te salva da lenha!!!!!!

Temos muitos exemplos no fórum onde antigamente se voava com motores com pouco mais de 200gr de empuxo em modelos que pesavam 550gr.....e voavam graças ao alto pitch speed....

Vem experimentar ele na nossa pista em Santo André..... arrumamos uma área imensa!!!

Abraço.
Thiago
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Show de bola a construção, bom saber que teremos mais fornecedores de kits de qualidade por aqui...

Juliano, lindão seu chinelo de motivo floral com tiras púrpuras hein? "Mó escândalo menina" :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

Grande construção!!!...ta show parceiro!

Quanto ao ângulo dos motores, tem alguma incidência?

No aguardo e bota pra quebrar que esta animal!!!
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:79a254063a="Hidden"]
Juliano, lindão seu chinelo de motivo floral com tiras púrpuras hein? "Mó escândalo menina" :lol: :lol: :lol: :lol:[/quote:79a254063a]

Eu sabia que alguém iria notar kakakak.

Abs!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Responder