Simulação Aérea!!!

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Simulação Aérea!!!

Mensagem por Brucutu »

Olá amigos..

Este tópico se destina a todos como eu que adora uma simulação aérea (não de aeromodelismo!). Seja aquele tiroteio no Combat Flight Simulator ou apenas um vôo VFR ou IFR no Flight Simulator.

Bom... há tempos que almejo uma caixa de manetas como a da foto para ter uns eixos adicionais, como mistura, passo de hélice e etc (veja a foto).
Anexos
Caixa de Manetes... custa uma fortuna!
Caixa de Manetes... custa uma fortuna!
big_gsthrottlepmusb.jpg (24.22 KiB) Exibido 9884 vezes
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Este produto da foto é vendido no site ( www.gsprodutos.com ), por um preço salgadíssimo (pelo menos eu achei), quase 430 reais!

Como a turma do e-voo é conhecida pela arte de improvisar, pergunto aqueles que entendem de eletrônica:

É dificil construir algo assim, seja USB ou via GamePort , RS232 ou Paralela ? Claro.. USB é sempre melhor!!!

Ou simplesmente é mais barato comprar este pronto ?
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

O ideal é saber como funciona este, para poder pegar a idéia.....

Se for como um Joystick USB, a parte eletronica não é dificil , ja tenho alguma coisa pronta.

Rinaldo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Complicado aí é só a mecânica.

A eletrônica o jeito mais fácil de fazer (para até 4 eixos adicionais) é desmontando um joystick e usando os potenciômetros e circuito que já vem junto.
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Adorei a idéia de desmontar um joystick eheheheh! Vou ver se acho um Joystick USB baratão pra desmontar!

Rinaldo:

Se voce acha mais simples fazer um desde o inicio, me manda uma MP !! :D


Abraços

Andre Ponzoni
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

eu fiz um manete de throtle e mistura pra mim com um joystick velho ... vo ver se consigo uma maquina pora tirar umas fotos ...

comecei a montar os pedais de leme e parei no meio...

e uso um USB com o resto junto

o Ronin aqui do forum q e fissurado nessas coisas...hehe
Avatar do usuário
Yuri
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Jul 17, 2004 8:28 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por Yuri »

Segue um link para se ter alguma referência de preços... Tá cheio de "sonhos de consumo", pra quem gosta do assunto!

Abs!

http://www.fspilotshop.com/index.php?cPath=1
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

[quote:3a5c55247d="ATARI"]eu fiz um manete de throtle e mistura pra mim com um joystick velho ... vo ver se consigo uma maquina pora tirar umas fotos ...

comecei a montar os pedais de leme e parei no meio...

e uso um USB com o resto junto

o Ronin aqui do forum q e fissurado nessas coisas...hehe[/quote:3a5c55247d]

Olá Atari..

E os simuladores de voo (principalmente os da Microsoft), aceitam comandos de 2 joysticks, ou tem que ter alguma espécie de software para combinar os joysticks num só ?

Abraços...

Andre Ponzoni
Avatar do usuário
mitchel
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 06, 2005 5:44 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por mitchel »

[quote:4baa8a070d="Rinaldo"]O ideal é saber como funciona este, para poder pegar a idéia.....

[b:4baa8a070d]Se for como um Joystick USB, a parte eletronica não é dificil , ja tenho alguma coisa pronta. [/b:4baa8a070d]
Rinaldo[/quote:4baa8a070d]

Olá Rinaldo,

Estou há tempos procurando na net por algo assim (Joystick USB).
Você tem como me passar alguma coisa do que já tem pronto? Links, Arquivos, Esquemas eletrônicos.... qualquer coisa.

Brigadão :!:


[quote:4baa8a070d="Brucutu"]Olá Atari..

E os simuladores de voo (principalmente os da Microsoft), aceitam comandos de 2 joysticks, ou tem que ter alguma espécie de software para combinar os joysticks num só ?

Abraços...

Andre Ponzoni[/quote:4baa8a070d]

Andre, vou arriscar responder pelo Atari.

O próprio windows gerencia os joysticks. Para a porta de joystick, você pode ter 1 joystick com todos os recursos (eixos e/ou botões), 2 com metade dos recursos cada um e outras combinações que quiser.

E ainda é possível usar outras portas com adaptações, como por exemplo a paralela usando uma manete de Playstation adaptada e um programa específico (ex.: PPjoy) gerenciando a porta e fazendo com que o windows aceite essa configuração como um joystick comum. Pela net tem esquemas de conversões e outros projetinhos destes.

Resumindo.... Assim que você tiver no windows um joystick configurado com qualquer opção/recurso, o simulador irá automaticamente aceitá-lo como joystick comum.
Depois seu trabalho vai ser configurar no simulador o que cada comando irá fazer, mas isso já varia de simulador pra simulador.

Espero ter ajudado.
Até!!!
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Olá Mitchel !!

Esse esquema de Joystick USB deve ser o mesmo (ou algo parecido) que precisa-se pra fazer cabo USB para Aerofly!

Mas voltando ao assundo do tópico:

Vou perguntar novamente.. acho que não entenderam minha pergunta! Tenho certeza que se no Gerenciador de Joysticks do Windows o joystick funcionar normal, no jogo também funcionará !

A minha questão é: Se eu tenho dois joysticks instalados e devidamente configurados no gerencidador do win (um USB e um GamePort)! Será que os simuladores aceitam uma parte dos comandos no joystick USB e outra parte dos comandos no outro joystick ? Eu tenho quase certeza que sim.. mas nunca testei!

Pergunto isso porque torna-se inviável modificar um segundo joystick se isso não for possível!

No site do fabricante daquele quadrante de manetes (da foto) eles fazem menção a um software chamado FSUIPC utilizado para alguma coisa que não compreendi! Por isso larguei a pergunta acima!


Bom... no mais ainda estou a procura de um joystick pra desmotnar ehehehe!

Abraços

Andre Ponzoni
Responder