Montagem do L-39 by Feibao (Luzes de Pouso)
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Mega,
Obrigado pelo retorno.
Para esta instabilidade de aileron, acho que o melhor mesmo é um giro, como você vez no Panther. Um GY401 deve ir muito bem, já usei em dois modelos meus. Tem ainda opção melhor e mais barata, o estabilizador Guardian da Eagle Tree (http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXCUCV&P=ML). Eu estou usando um e é muito bom. O problema é que está sempre fora de estoque.
Com relação ao estol de ponta de asa, uma coisa que algumas pessoas fazem (eu me incluo neste grupo) é usar a função 'crow'. Você conhece? É uma herança dos planadores e precisa ter ailerons ligados a dois slots no receptor. Consiste em subir os dois ailerons (de 5 a 10mm) quando o flap é baixado. O resultado prático é que a sustenção na região dos ailerons reduz um pouco e o angulo de estol aumenta. Então você aumentar um pouco o angulo de ataque no pouso (aumentando o arrasto e diminuindo a velocidade) ainda mantendo autoridade nos ailerons.
Abraço,
Mucio
PS: by the way, belas fotos e o modelo é bonito.
Obrigado pelo retorno.
Para esta instabilidade de aileron, acho que o melhor mesmo é um giro, como você vez no Panther. Um GY401 deve ir muito bem, já usei em dois modelos meus. Tem ainda opção melhor e mais barata, o estabilizador Guardian da Eagle Tree (http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXCUCV&P=ML). Eu estou usando um e é muito bom. O problema é que está sempre fora de estoque.
Com relação ao estol de ponta de asa, uma coisa que algumas pessoas fazem (eu me incluo neste grupo) é usar a função 'crow'. Você conhece? É uma herança dos planadores e precisa ter ailerons ligados a dois slots no receptor. Consiste em subir os dois ailerons (de 5 a 10mm) quando o flap é baixado. O resultado prático é que a sustenção na região dos ailerons reduz um pouco e o angulo de estol aumenta. Então você aumentar um pouco o angulo de ataque no pouso (aumentando o arrasto e diminuindo a velocidade) ainda mantendo autoridade nos ailerons.
Abraço,
Mucio
PS: by the way, belas fotos e o modelo é bonito.
Então Mucio, eu nunca usei Crow, mas já li muito a respeito no rcuniverse, preciso testar essa configuração em outro modelo antes de testar num jato pra me acostumar, estou pensando em colocar um gyro no aileron, no Panther ficou muito bom, o voo fica mais escala o avião não balança tanto e eu fiz uma mixagem no radio que ficou otima, voce mixa o ganho do gyro no canal do aileron, então quando voce da comando o ganho cai, assim você sempre tem mais comando sobre o avião, tambem mixei nos flapes, entao com flape zero o ganho é minimo, flape 1 e 2 o ganho vai aumentando.
Da uma olhada nesses videos, peguai a mixagem aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=fpp7tjJGH_Y
http://www.youtube.com/watch?v=MeuCjr9-XRU
Abs.
Da uma olhada nesses videos, peguai a mixagem aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=fpp7tjJGH_Y
http://www.youtube.com/watch?v=MeuCjr9-XRU
Abs.
- Raketrinike
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[quote:a19f160078="Raketrinike"]desculpem a pergunta, mais qual é o trabalho do giro em um aeromodelo?[/quote:a19f160078]
Alguns aviões são muito instáveis em determinado eixo, da uma procurada em
"dutch roll" no google, para para eliminar esse problema podemos usar um gyro no caso de um aeromodelo.
Abs.
Alguns aviões são muito instáveis em determinado eixo, da uma procurada em
"dutch roll" no google, para para eliminar esse problema podemos usar um gyro no caso de um aeromodelo.
Abs.
Piper Mirrage "My Way"
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BRA 5273
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[quote:62ca19a182="Raketrinike"]desculpem a pergunta, mais qual é o trabalho do giro em um aeromodelo?[/quote:62ca19a182]
Raketrinike,
Vc é familiarizado com o uso de giros em helicópteros? Nestes, o giro compensa o torque no rotor principal o tempo todo (evitando que o piloto precise sempre fazer correções no stick esquerdo para manter uma determinada proa). Nos helis o giro também compensa rajadas.
No aviões muita gente usa no leme/bequila, para compensar o torque durante decolagens (principalmente em aviões com trem de pouso convencional).
Há também a aplicação nos ailerons, para manter em vôo reto e nivelado alguns modelos que são sensíveis no rolamento. Por exemplo, eu tenho um RV-4 da greatplanes. É um modelo muito leve, com carga alar baixa e voá-lo em dias turbulentos realmente era desconfortável, um vôo chacoalhado, muito feio. Depois que eu coloquei um giro (Futaba Gy-401) nos ailerons o comportamento ficou outro, parece que o avião voa nos trilhos.
Mucio
Raketrinike,
Vc é familiarizado com o uso de giros em helicópteros? Nestes, o giro compensa o torque no rotor principal o tempo todo (evitando que o piloto precise sempre fazer correções no stick esquerdo para manter uma determinada proa). Nos helis o giro também compensa rajadas.
No aviões muita gente usa no leme/bequila, para compensar o torque durante decolagens (principalmente em aviões com trem de pouso convencional).
Há também a aplicação nos ailerons, para manter em vôo reto e nivelado alguns modelos que são sensíveis no rolamento. Por exemplo, eu tenho um RV-4 da greatplanes. É um modelo muito leve, com carga alar baixa e voá-lo em dias turbulentos realmente era desconfortável, um vôo chacoalhado, muito feio. Depois que eu coloquei um giro (Futaba Gy-401) nos ailerons o comportamento ficou outro, parece que o avião voa nos trilhos.
Mucio
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- Raketrinike
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[quote:800051aadc="Megafly"]Então Mucio, eu nunca usei Crow, mas já li muito a respeito no rcuniverse, preciso testar essa configuração em outro modelo antes de testar num jato pra me acostumar, estou pensando em colocar um gyro no aileron, no Panther ficou muito bom, o voo fica mais escala o avião não balança tanto e eu fiz uma mixagem no radio que ficou otima, voce mixa o ganho do gyro no canal do aileron, então quando voce da comando o ganho cai, assim você sempre tem mais comando sobre o avião, tambem mixei nos flapes, entao com flape zero o ganho é minimo, flape 1 e 2 o ganho vai aumentando.
Da uma olhada nesses videos, peguai a mixagem aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=fpp7tjJGH_Y
http://www.youtube.com/watch?v=MeuCjr9-XRU
Abs.[/quote:800051aadc]
Muito interessante os vídeos.
Da uma olhada nesses videos, peguai a mixagem aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=fpp7tjJGH_Y
http://www.youtube.com/watch?v=MeuCjr9-XRU
Abs.[/quote:800051aadc]
Muito interessante os vídeos.
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
- Ricardo_Melo
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[quote:a2b770c8ca="Raketrinike"]hmm então funciona vamos dizer assim, como se fosse um exponencial melhor?[/quote:a2b770c8ca]
É assim...Em vez de você ficar brigando com o avião usando o stick do radio pra lá e para cá, quem briga na verdade é o giro que fica atuando sozinho pra manter o eixo do avião sempre em linha reta, minimizando assim os solavancos...entendeu !?!?!?
abraço
qualquer coisa é só perguntar
É assim...Em vez de você ficar brigando com o avião usando o stick do radio pra lá e para cá, quem briga na verdade é o giro que fica atuando sozinho pra manter o eixo do avião sempre em linha reta, minimizando assim os solavancos...entendeu !?!?!?
abraço
qualquer coisa é só perguntar
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[quote:1ffe118f5a="Raketrinike"]hmm então funciona vamos dizer assim, como se fosse um exponencial melhor?[/quote:1ffe118f5a]
Raketrinike,
Não é bem assim..
A função exponencial simplesmente faz a superficie de comando ter deflexões mais suaves quando o stick está perto do certo. É uma função que está associada ao movimento do stick.
O giro é um disposítivo ativo. Ele sente a perturbação no avião (uma rajada) e faz a correção (movendo a superfície de comando) sem nenhum comando vindo do piloto (como o Ricardo falou, sem o piloto brigar com o avião). Num dia turbulento em que vc vê um avião com giro fazendo vôo reto nivelado pode ter certeza que o piloto nem toca no stick do rádio mas o giro estará lá atuando as superfícies de comando.
Olha só, vc gosta de Formula 1 e tem mais de 30 anos? Se a reposta for sim para as duas você vai se lembrar da suspensão ativa do final dos anos 80. É a mesma coisa.
Mucio
Raketrinike,
Não é bem assim..
A função exponencial simplesmente faz a superficie de comando ter deflexões mais suaves quando o stick está perto do certo. É uma função que está associada ao movimento do stick.
O giro é um disposítivo ativo. Ele sente a perturbação no avião (uma rajada) e faz a correção (movendo a superfície de comando) sem nenhum comando vindo do piloto (como o Ricardo falou, sem o piloto brigar com o avião). Num dia turbulento em que vc vê um avião com giro fazendo vôo reto nivelado pode ter certeza que o piloto nem toca no stick do rádio mas o giro estará lá atuando as superfícies de comando.
Olha só, vc gosta de Formula 1 e tem mais de 30 anos? Se a reposta for sim para as duas você vai se lembrar da suspensão ativa do final dos anos 80. É a mesma coisa.
Mucio
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