Começando a montar o meu HK 600

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

emmanueltrindade
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 1:24 pm
Localização: Contagem,MG

Começando a montar o meu HK 600

Mensagem por emmanueltrindade »

Pessoal,

Estou montando um HK 600 que já estava a quase 1 ano guardado no armário, o objetivo dele é para no futuro comprar uma fuselagem e fazer um modelo escala, segue abaixo
a eletrônica que tenho para colocar nele, peço a opnião de vocês sobre a mesma, sendo que o objetivo meu não é 3D, o que quero é apenas circuitos.

Servos
617DMG-HS BMS-617DMG+HS V-Fast Digital Buggy Servo - Ciclico
661DMG-HS BMS-661DMG+HS Super Fast Digital Servo - Cauda

Esc
Tz85A Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC
Tz-prog Turnigy Programming card for Tz85A ESC

Bec
TR-UBEC15 TURNIGY 8-15A UBEC for Lipoly

Gyro
GA-250 HobbyKing GA-250 MINI-MEMS Gyro

Motor
TY600H-1100 Turnigy Typhoon 600H Heli Motor 1100kv (600

Pás
600mm Fiber Glass Main Blades

Bateria
?? Falta ainda definir.


** As pas estou usando estas porque quando montar a fuselagem provavelmente vou trocar o rotor para um de 4 pás.

Também preciso de uma dica, sempre voei o meu Belt e nunca um 600, acredito que é muito diferente, o que recomendam alem de medidas de segurança.

Desde já obrigado a todos.
Emmanuel Trindade
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Emmanuel,

Seguinte. Eu montei um HK600 recentemente. Depois de muito trabalho, consegui voar o heli satisfatoriamente.

Não fique chateado se a autonomia de voo for por volta de 3 a 4 minutos.

Bom, os ítens a mais que precisei comprar:
Pinhão para o motor. No meu caso, pelos cálculos que fiz, o original não ia chegar na HS que pretendia, fora que, o tamanho do eixo do meu motor é de 6mm. O pinhão original é de 5mm.

Procure uma calculadora de HS e faça as contas.

Vai precisar de conectores para o ESC / Bateria. Esqueça XT60! Este conector é para até no máximo 60A. Estou usando conectores de 5,5mm. Exagerei? Bom, saiba que as perdas foram muito reduzidas.

Só consegui acertar a cauda do heli com Gyro Futaba GY401 e servo S9254. Infelizmente o original que havia comprado não deu a resposta que precisava.

O GA250 é muito fraco para o tamanho do heli. Pode trocar.

Eu precisei ainda trocar o suporte que monta a cauda no frame, de plástico para alumínio. E mesmo assim, tive que deixar o resalto interno, que segura o tailboom, com pouco mais de 1mm. Por que? Porque a correia, com o aumento da velocidade do rotor, roçava neste ressalto. E não havia o que fazer para o heli não sair de cauda.

Somado a isso, tive que abrir a saída da correia na caixa de cauda. Peguei a micro retífica e mandei ver sem dó.

Também, dei uma desbastada na parte inferior da haste que segura a bailarina para não girar, Anti rotation. O horn do servo de profundor pega na parte inferior.

Somado a isso, verifiquei cada eixo por empeno. No eixo da cauda, tive que fazer o desbaste da polia onde encaixa a correia. Estava com desvio de usinagem. Ao montar a cauda completa, o eixo ficava extremamente duro, forçando os rolamentos. Dei uma desbastada de modo a não aparecer folga.

Bom, o mais importante: Trava roscas em tudo!!!! hehehehe

Revise as peças com cuidado. Vão aparecer vários detalhes.

Eu fiz o acabamento de todas as peças de fibra de carbono, lixando uma a uma as beradas, para não cortar o fio dos servos. Fiz isso também nos estabilizadores vertical e horizonta.

O heli vem parcialmente montado. Não deixe de desmontar tudo e conferir o trava roscas.

Eu fiz o heli por partes, e mesmo assim, demorei bastante tempo.

Abraços e boa sorte.
emmanueltrindade
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 1:24 pm
Localização: Contagem,MG

Mensagem por emmanueltrindade »

E amigo agora fiquei preocupado, tinha achado o kit até que com um bom acabamento, mas agradeço as dicas, quanto aos conectores eu tinha esquecido de mencionar, mas já tenho estes HXT 4mm Gold Connector w/ Protector (10pcs/set), será que vão servir ?
Quanto ao gyro realmente estava já com a pulga atras da orelha se ia servir, vou providenciar um Spartan Quark por segurança. Tenho também aqui um kit de Flymentor, será que não poderia servir já que pretendo somente voo de circuito ?

Desde já obrigado.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, se você já faz circuitos muito bem com o Belt CP, um heli maior só vai te trazer benefícios. Você não vai ter que ficar corrigindo a trajetória do heli a todo o tempo. O flymentor ajuda mais pessoas que voam a muito pouco tempo, ou do tipo, estão na fase do hover.

A não ser que queira fazer foto filmagens. Aí sim, o flymentor, vai ajudar a estabilizar o heli.

Os conectores servem sim.

Sobre bateria, estou usando uma Zippy 5000mAh. Configurei para voar com 90% de comando no ESC (2000 RPM de HS +/-) governado. A bateria desce levemente morna. Bem diferente de outro T-Rex 550 que vi na pista. Mas isso depende de piloto a piloto e do que está configurado no heli.

No meu caso, estou voando por volta de -11 a +11 de passo e mão forço a bateria a menos de 3,7v por célula. Com 3,8 já estou levando para pouso. Uso telemetria na bateria.

Atenção para a hora da montagem. Sério mesmo. Não invente e não faça gambiarras. Não vale a pena. Se identificar alguma peça com defeito de fabricação, ou que não inspire segurança, troque-á.

No meu caso, eu detestei o skid da HK. Já encomendei 2 novos, idênticos so do meu heli 600N. Bem mais forte e rígido. O heli não vai ficar tremendo na decolagem.

Abraços.
eders
membro
Mensagens: 1275
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Desculpa mas está com uma bela bomba relógio em mãos, isso não é tamanho de heli para se comprar clone, é muito perigoso.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

eders,

Não sou defensor de marca alguma. Tenho a meu favor apenas a minha experiência e o que eu já coloquei para funcionar.

Conte a sua experiência com o HK600 e também os detalhes para tal comentário.

Abraços.
josé luciano jacinto
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 5:13 pm
Localização: campo bom ,RS

Mensagem por josé luciano jacinto »

boa tarde emanuel, montei um HK 600 a 1 ano e na montagem troquei por segurança os eixos principal e transversal, a metal drive gear, os skids e só.....
montei com cuidado e trava rosca em tudo...
uso pinhão 15T, esc turnigy 85A, giro futaba 401 e servo futaba 9254..
ficou muito bom ,cauda travadinha...
gosto muito deste heli, estou pensando em montar outro e colocar uma fuzelagem.
peça a um amigo com mais experiencia pra ti ajudar na montagem e seja feliz com seu 600, o diferencial esta na montagem...
essa é minha humilde opinião...espero ter ajudado...
eders
membro
Mensagens: 1275
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

[quote:29368a2555="Gazo"]eders,

Não sou defensor de marca alguma. Tenho a meu favor apenas a minha experiência e o que eu já coloquei para funcionar.

Conte a sua experiência com o HK600 e também os detalhes para tal comentário.

Abraços.[/quote:29368a2555]
Montei um para um cliente, tive que comprar todos os parafusos de fixação dos servos pois os que vieram não eram compatíveis com a rosca dos suportes.
Balls links e braços de linkagens algumas não fixavam corretamente, troquei tudo também.
Peças muito mal acabadas e visivelmente de material de qualidade duvidosa.
Parafusos frágeis, é colocar uma vez e não retirar mais caso não queira estragar o parafuso ou a peça.
E por último, helis desse tamanho tendem a ter maior desgaste de peças, rolamentos e afins, se helis de marca já apresentam falhas mecânicas imagina um clone quanto tempo dura até que ele estoure na sua frente.

Eu não confio e nunca fiquei perto de alguém voando um clone HK600, apesar de ter visto somente 2, um eu montei o outro não quis chegar perto.
Detalhe quando fui testar o que montei deixei com HS bem baixa por medo e subi rapidamente acima de minha estatura, caso algo acontecesse a mim não iria atingir.

Esta foi minha experiência desde então me neguei a montar outro HK600.
eders
membro
Mensagens: 1275
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Ha detalhe, 1 mês depois o dono do heli desistiu do HK e investiu em um 700, não vou falar a marca porque não defendo também nenhuma marca, mas o próprio sem experiência era iniciante e disse que mudou da água para o vinho, auxiliando inclusive em seu aprendizado.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

eders,

Gostei dos seus comentários e colocações. Mas venhamos. A pilotagem de um 700 é bem mais tranquila que de um 600. O pessoal na pista conta a mesma coisa. Eu também já tive um 700... Sei como é...

O que coloco é que o meu pelo menos, comprei recentemente. Os problemas com os parafusos do kit estavam nos primeiros modelos. Provavelmente este kit do Emmanuel vai apresentar problemas com os parafusos.

No meu caso, nenhum expanou.

Assim como postei acima, encontrei diversos problemas no kit. E tem mais algumas coisas que nem postei.

Mas vai de cada um ter atenção e claro, resposabilidade em montar um kit deste.

Eu optei por este kit pois não queria investir em heli HV, e nem, em outra categoria, pois compartilha as mesmas peças com o meu 600N.

Esta foi minha justificativa.

Assim como você também tenho receiros quando voo com ele. Tanto que estou no quinto voo. Todos regulando e procurando a melhor faixa de HS para voo.

Já identifiquei mais pontos de trocas de peças.

Enfim, o que eu gostei do kit, falando sério, da qualidade dos eixos. No meu caso, estavam ótimos. O eixo transversal é extremamente resistente. Bem mais forte que o do meu 600N.

Mas pode ser uma excessão, ou mesmo, do meu kit que é mais novo.

Abraços.
Responder