E. P. Sportster - balsa - passo-a-passo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

E. P. Sportster - balsa - passo-a-passo

Mensagem por Rho »

Do Fiasco (Editado em 21/06/12)

Por conta do usuário LaercioLMB este modelo acabou não sendo a criação do E-voo, mas uma simples adaptação de uma planta do site: Profili, com nome de Mach 3.

Por isso o modelo, que não tinha nome definido ainda, será de agora em diante chamado por mim de EP Sportster .

Chega de chateação e vamos dar seguimento!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje, 22/06/12, em consideração a sugestão do moderador Edgar, retirei a palavra Plágio do Título do tópico, ficando apenas a explicação acima.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Da Ideia e Autoria - Mac2

Peço licença ao Mac2 para postar aqui em "Construção de Aviões" minha versão protótipo do aeromodelo que está sendo criado por uma reunião de construtores e entusiastas aqui do fórum.

Reunião de Modelistas para projeto de aero!!! (em forum/viewtopic.php?t=132330)



Mac2 escreveu:Pessoal,

Estava eu cá pensando com meus botões, sem nada para fazer, quando navegando pelas construções do forum me veio uma "indéia":

Temos vários construtores de mão cheia aqui no forum, tanto na parte de projeto quanto na construção em balsa ou isopor/depron.

Poderíamos juntar esse pessoal para projetar e construir um aeromodelo que seja a cara e o espírito do forum. Sei que muitos já fizeram aeromodelos em homenagem ao Evoo, mas foram projetos isolados sem uma participação de todos os cupins de balsa/depron/isopor.

Eu já me candidato a coordenar os trabalhos e ajudar no que for possível (planta, desenho, etc) e convoco os associadas da ACCA e membros honorários a tomarem parte desta iniciativa.

Gostaria também de ter o aval dos administradores do forum para tocar adiante essa ideia e assim consolidarmos o modelo definitivo do Evoo.

Cada um pode colaborar com o que puder, desde palpite, críticas, desenhos, análises e cálculos.

A idéia é que seja um modelo de simples construção, de nível intermediário de pilotagem (já que temos muitos excelentes treinadores no forum) e que possa ser executado em qualquer um dos materiais.

E aí? Cheirei cola de sapateiro? tomei Gardenal?

O que acham?

Abs

Marco Aurelio


Como bem decidido pelo Mac2, o objetivo do projeto é consolidar a tentativa de muitos em dedicar ao Evoo um aeromodelo próprio. Acreditamos que desta vez sai, e o aeromodelo será de fato a cria do fórum.

Trata-se de um aeromodelo asa baixa, com capacidades acrobáticas, porém sem deixar de lado a estabilidade do voo e facilidade de manejo. Nosso desejo foi de conceber uma modelo adequado para ser o segundo ou terceiro de um aeromodelista.

Também estamos enfatizando que o projeto não afugente aqueles que temem as construções, seja em balsa ou depron/isopor. Assim sendo apenas medidas simples e de fácil execução técnica serão utilizadas.

Do Randal (Rho)

Eu pretendo aqui postar meu raciocínio como construtor, minhas soluções e técnicas. Não estaremos aqui discutindo mudanças no projeto, apenas soluções individuais para a construção desta minha versão.

Espero que quem acompanhe possa aprender algumas coisa nova, criar coragem para construir seu próprio modelo e em especial ajudar com novas técnicas, que venham a facilitar ou melhoar as futuras construções de todos.

Meu modelo terá 120 cm de envergadura e pretendo motorizá-lo com algo em torno de 300 Watts de potência. Isso me dá uma comodidade de peso final, pronto para voo, de até 1400 g. Resultado esse que facilmente pode ser conseguido, mesmo por aqueles que exageram na cola e nos reforços. Há construtores por aqui que facilmente executam esse projeto abaixo de 1 kg. Pela área alar e pelas características de voo almejadas peso não será um problema – é o que estou prevendo.

De qualquer modo o mesmo projeto pode ser redimensionado, sem muitas mudanças para 1,30 – 1,40 cm o que pode ser até mais interessante para os menos experientes na pilotagem.

Seguieri a seguinte ordem de construção:

1. Asa;
2. Fuselgem;
3. Empenagem;
4. Linkagem e eletrênica;
5. Acabamento e entelagem.

Para os que não conhecem o modelo seguem meus rascunhos - cópias adaptadas do desenho do LaercioLMB.


Editado pela última vez por Rho em Qua Abr 24, 2019 9:52 pm, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Van
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Abr 14, 2011 9:02 am

Projeto Evoo

Mensagem por Van »

Aos Colegas...

Gostei da iniciativa e da proposta...uma excelente ideia...com certeza esse fórum tem uma gama de pessoal de peso para o proposito...
No que Eu puder ajudar, com certeza o farei...

Abs
Van
Avatar do usuário
cchiavegatti
membro
Mensagens: 571
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 3:25 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Mensagem por cchiavegatti »

Grande Rho,

Que seja o 1º de muitos modelos desse construídos.
As linhas do aero ficaram muito legais :lol:

Abraço
Cleverson Chiavegatti
Avatar do usuário
Bruno Kurt
membro
Mensagens: 898
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Bruno Kurt »

Rho,,

Estarei acompanhando.

No que puder ajudar conte comigo.

Abs
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
Avatar do usuário
donaire
membro
Mensagens: 347
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 1:56 pm
Localização: Suzano - SP

Mensagem por donaire »

MEU DEUS
desse jeito minha lista de construções nao tera fim !!!

rs
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

Esse projeto quero acompanhar de perto estarei na fila para construcao do meu. Mas uma coisa o trem de pouso no desenho e assim mesmo da impressao que esta invertido.
lucashimself
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Out 18, 2011 5:00 pm
Localização: Araraquara/sp

Mensagem por lucashimself »

Tambem vou acompanhar, bela iniciativa! Com certeza será mais uma aula de aprendizado com essa construçao!
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

Pode contar com minhas "sapeadas".

Abraço.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Acompanhando e dando meus pitacos!!!!

Pessoal, a planta original estará disponível em breve, mas com envergadura de 1300 a 1350 mm. Na versão em Depron/isopor ficará mais fácil a mudança de escala.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Rogerio Lima
membro
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Out 20, 2010 1:13 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rogerio Lima »

Acompanhando .... sigo entusiasmado com esse projeto .... estou com 5 construções em adamento ... mas esse já esta na fila de espera .... muito boa a idéia ..... se precisar de algum tipo de grafismo ( especial ) para o modelo ...... estou a disposição para ajudar na criação .... um abraço ...
Responder