Novo sensor de corrente para modulos FRSKY

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Criss
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 4:00 pm
Localização: Vilhena Rondonia

Novo sensor de corrente para modulos FRSKY

Mensagem por Criss »

Uma otima ferrementa para medir corrente ,tensao e capacidade da bateria compativel com o sistema de telemetria do FRSKY junto com o Turnigy9X

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=24786&aff=171252

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/15/modulosy.jpg/][img:93e7c7b281]http://img15.imageshack.us/img15/6348/modulosy.jpg[/img:93e7c7b281][/URL][/img]
The FrSky Amperage Sensor (FAS-100) can measure Current (A), Power Consumption (mAH) and Power (W) when connected between a battery and ESC. Current (A) and Power (W) will be displayed on the FLD-02, while Current (A) and Power Consumption (mAH) will be displayed on the DHT-U. The FAS-100 reports Power and Power Consumption without an external voltage sensor and, in addition, can be linked together to report individual cell voltages by using the FLVS-01.

Specs:
Model: FAS-100
Measurement range: 0~100A
Maximum safe current: 100A
Sensor current consumption: 33mA
Update Rate: ≥1Hz
Dimension: 38x30x10mm
Weight: 24g
Avatar do usuário
HellByker
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 7:42 pm
Localização: Santa Gertrudes - SP / 31

Mensagem por HellByker »

Realmente muito legal o acessório, mas acho que você poderia mudar o seu texto e colocar a terminologia correta:

Não há "Amperagem" e sim "Corrente"
Não há "Voltagem" e sim "Tensão"....

Sei que mesmo em muitos aparelhos nacionais, aprovados pelo Inmetro, temos a escrita incorreta, mas acredito que devemos prezar pela manutenção da forma correta das coisas... ;)

Favor não me levar a mal, Criss ;)

Abraços...
Carlos Pedroso
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:a8c7e64aaf="HellByker"]Realmente muito legal o acessório, mas acho que você poderia mudar o seu texto e colocar a terminologia correta:

Não há "Amperagem" e sim "Corrente"
Não há "Voltagem" e sim "Tensão"....

Sei que mesmo em muitos aparelhos nacionais, aprovados pelo Inmetro, temos a escrita incorreta, mas acredito que devemos prezar pela manutenção da forma correta das coisas... ;)

Favor não me levar a mal, Criss ;)

Abraços...
Carlos Pedroso[/quote:a8c7e64aaf]

Veja bem, se a ABL diz que existe, quer dizer que faz parte do vocabulário português brasileiro.

Logo, errado não está.

Pode-se dizer que é inadequado ou que usou a palavra erroneamente na colocação.

Mas errado porque não existe? Não, as palavras existem sim!
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Amperagem, é unidade de medida da corrente.
Voltagem, é unidade de medida da tensão.
Por isso que quando dizemos que um determinado dispositivo necessita de uma tensão de 12 volts, estamos usando uma unidade de medida para especificar a tensão necessário para o dispositivo funcionar.
O mesmo vale para a corrente, pois quando dizemos que um determinado circuito necessita de uma corrente de 30 ampères, estamos usando a unidade de medida ampère para medir quanto de corrente é necessária.
Por isso existem as duas palavras, tensão e volt e as duas outras, corrente e ampère, mas cada uma delas com significado diferente.
Por isso usar o termo amperagem é errado usar quando nos referimos ao quanto de corrente um dispositivo necessita.
Um exemplo.

Quantos ampères precisa para funcionar?
Qual a corrente precisa para funcionar?

Pois o que flui nos fios é somente a corrente e por isso é que eletricistas perguntam se os fios tem corrente ou não antes de manusear uma rede elétrica. Pois a tensão local eles sabem qual é.
Espero ter me feito entender, pois tentei explicar do modo mais simples possível, sem regras e ou fórmulas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
HerrKirk
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qua Set 21, 2011 6:10 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por HerrKirk »

Quero fazer um sensor de corrente usando um ACS-765 de 100A (já tenho o sensor), mas tem dois detalhes:

1. A alimentação ideal do sensor é 5V (aceita até 5,5V) mas o ESC fornece 5,6V. Uso esses 5,6V ou como faço para reduzir para a tensão ideal?

2. A saída do sensor vai ser de 2,5V (0A) a 5V (100A) mas a entrada analógica do D8R-II aceita até 3,3V. Pensei em colocar um divisor de tensão na saída, mas isso não vai afetar a precisão?

Sugestões?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:269ae2549a="HerrKirk"]Quero fazer um sensor de corrente usando um ACS-765 de 100A (já tenho o sensor), mas tem dois detalhes:

1. A alimentação ideal do sensor é 5V (aceita até 5,5V) mas o ESC fornece 5,6V. Uso esses 5,6V ou como faço para reduzir para a tensão ideal?

2. A saída do sensor vai ser de 2,5V (0A) a 5V (100A) mas a entrada analógica do D8R-II aceita até 3,3V. Pensei em colocar um divisor de tensão na saída, mas isso não vai afetar a precisão?

Sugestões?[/quote:269ae2549a]

ACS765 OU ACS756?

Se for o 756, ele trabalha de 3V a 5V. O ESC geralmente fornece 5V ou 6V, 5,6V eu nunca vi.

Acho bobeira colocar um divisor na saída, com este sensor eu simplesmente colocaria um regulador de 3,3V para alimentá-lo com 3,3V e já fica pronto para a escala do receptor FrSky.

O ER9x permite ajustar a escala e o zero, então não precisa de nada além de um regulador, um capacitor e o sensor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
HerrKirk
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qua Set 21, 2011 6:10 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por HerrKirk »

Grande Alex!

É o ACS756 (eu inverti os numeros)

Mas a 3,3V não vai afetar a precisão da medição? No datasheet dizem que se você pretende operar a 3,3V para contatar o representante a respeito da precisão nessas condições...

Outra coisa que eu pensei foi inverter os terminais do sensor, nesse caso 2,5V seria 0A e 0V 100A, mas não sei se dá para configurar o ER9x com essa escala invertida...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:8bb149b41d="HerrKirk"]Grande Alex!

É o ACS756 (eu inverti os numeros)

Mas a 3,3V não vai afetar a precisão da medição? No datasheet dizem que se você pretende operar a 3,3V para contatar o representante a respeito da precisão nessas condições...

Outra coisa que eu pensei foi inverter os terminais do sensor, nesse caso 2,5V seria 0A e 0V 100A, mas não sei se dá para configurar o ER9x com essa escala invertida...[/quote:8bb149b41d]

3,3V afeta a precisão, mas um divisor resistivo também, por isto a sugestão de alimentar com 3,3V.

Inverter a escala foi outra coisa que pensei. Não testei com o ER9x, mas no limite o que acontecerá é mostrar invertido (isto é, -25A em vez de 25A...). Neste caso você pode alimentar com o BEC ou usar um regulador de 5V. Qualquer coisa altere o firmware para mostrar do jeito que achar melhor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se fizer um divisor por dois com um operacional vai manter a precisao.
... Tem operacional hoje que funciona tranqüilamente com 5V
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
HerrKirk
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qua Set 21, 2011 6:10 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por HerrKirk »

Boa! O melhor é manter simples.

O meu ESC tem BEC interno de 5,5V, aí medindo no multimetro dá 5,6V
Responder