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Timing - como funciona?

Enviado: Ter Jul 10, 2012 10:24 am
por Lívio Cardoso
Quanto ao timing, como funciona essa opção? Tenho essa dúvida e qual seria a melhor opção para programar no esc? O motor é um Align/Trex 450. O que isso influencia no rendimento do motor?

Timing:
0° - 3,75° - 7,5° - 11,25° - 15,0° - 18,75° - 22,5° - 26,25°

O meu motor Align é o RCM-BL 450M 3500 KV, mas não tem nada sobre isso. Já o motor Align mais novo já tem:



http://www.espritmodel.com/hml45m01---align-rcm-bl450mx-motor-3400kv.aspx

Enviado: Ter Jul 10, 2012 10:44 am
por ftomazi
tb não encontro muito na literatura sobre, o mais recomendado é usar o angule de entrada do motor especificado pelo fabricante, mas o detalhe q muitos fabricantes não especificam isso... sei q a scorpion informa tudo, mas align algumas coisas e turnigy nao encontrei nada sobre os motores...

Enviado: Ter Jul 10, 2012 10:50 am
por ftomazi
eheheh ja houviu falar em ajustar o ponto em motor de carro (quando não tinham ignição eletronica) parece q é algo parecido, informação tirada de alguns foruns gringos.

se eu tivesse um pouco mais de tempo...

colocaria uma helice (de avião mesmo somente para dar carga no motor) e ligaria o motor com um amperimetro, configuraria o timming ligava tudo e faria medições,
de RPM, e de Amperagem de consumo.

Asim poderia fazer um grafico de desempenho x consumo do motor, para cada (timming)

Enviado: Ter Jul 10, 2012 1:36 pm
por alsoares
Curioso que sou andei pesquisando em alguns foruns gringos, e o que li basicamente referia-se à sincronização do ESC com o motor, dependendo do nr de polos que o motor brushless outrunner tem. Quanto mais polos, maior o timing. O que recomendam é começar configurando com um timing baixo, e ir aumentando, e que percebe-se quando o timing já não é bom quando o motor começa a "escorregar", ou seja, ao se acelerar ele fica dando umas brecadas com um barulho estranho, aí é diminuir o timing para um modo mais lento.

Quanto maior o timing, mais consumo de bateria. Interessante que eu não sabia que o ESC recebe um retorno do motor, algo que ajuda na sincronização entre eles... pelo menos foi o que entendi lendo no forum gringo.

Enviado: Ter Jul 10, 2012 1:38 pm
por BlackSh33p
É o ponto do motor, mesmo.

Em automodelos usamos muito isso, mas de forma mais agressiva:
Adianta o ponto do motor até esses 26.º, a medida que se avança do 0 ao 26, diminui gradativamente o torque e aumenta o Giro, consequentemente a temperatura do conjunto (esc x motor).
Nos autos, que usamos motores Sensored, é possível chegar aos 64º de avanço eletrônico no esc + uns 20 mecanicamente no motor, para ter uma idéia, um motor 10.5 (automodelo) tem +/- 3800kv e atinge com 2S 28 mil RPM, usando toda capacidade de avanço do timming, chega aos 60 mil rpm.
Para ter uma idéia, esse mesmo motor com um esc antigo, ou com avanço máximo de 26º, anda com um relação final em torno de 6:01, atinge algo perto de 80km/h, nessa configuração de avanço de timming (64º), por perder torque e aumentar muito o giro, a relação final encurta de 6:01 para +/- 8:50, porém de final chega aos 95km/h. A diferença é que neste caso citado, o avanço não é instantâneo, o timming vai aumentando conforme sobe o RPM, programa-se isso no ESC.
Só para ter ideia de como funciona o Timming, pelo menos nesse quesito os Helis são mais simples, motor sensorless e poucas opções no esc.

Enviado: Ter Jul 10, 2012 1:47 pm
por Marco Antonio
[quote:bcfc68d54f="alsoares"] Interessante que eu não sabia que o ESC recebe um retorno do motor, algo que ajuda na sincronização entre eles... pelo menos foi o que entendi lendo no forum gringo.[/quote:bcfc68d54f]

Não ajuda... É esse retorno que faz o sincronismo, sem ele não existe. Portanto ele não "ajuda", ele realiza.
O nome "sensorless" vem dai. Essa técnica foi criada por um americano e nossos motores só se tornaram possíveis depois disso. Antes, e ainda hoje, sistemas mais simples sao usados sensores hall.
O "timing" ajusta o ponto onde cada bobina é ligada e desligada em relação a posição do ima... E seu campo.

Enviado: Ter Jul 10, 2012 2:25 pm
por Lívio Cardoso
Achei um vídeo comparando os dois esc's. Align 35A e o Hobbywing Platinum 40A...
Essa sensação de maior giro, realmente acontece, embora eu não tenha habilitado o governador dêle, pelo menos ainda, pois é preciso entrar no programa, jogar o número de dentes do pinhão e da main-gear pra fazer isso, além de escolher entre 3 opções!!! Vejam aí!!!


[yt]4Q985UP0aGg[/yt]

Enviado: Ter Jul 10, 2012 3:03 pm
por Lívio Cardoso
A minha preocupação com o timing é porque, ao iniciar rotação, sinto que há um ligeiro patinado ou escorregado, se é que a palavra é essa. Não sei se isso estaria relacionado com o timing ou mesmo com a frequência de chaveamento. O timing sugerido pelo fabricante do esc é 15°, ou seja, exatamente no meio (midlle - 0° - 3,75° - 7,5° - 11,25° - 15,0° - 18,75° - 22,5° - 26,25°), que pode ser alterado de acordo com a necessidade, e a frequência de chaveamento 12khz (tenho opção - 8khz e 12khz). Tem um pulso inicial, aí dá um ligeiro patinado (escorregado - engasgado, sei lá) e entra em rotação normal. Aí a rotação sobe normalmente, sem solavancos, bem linear.

Enviado: Ter Jul 10, 2012 4:11 pm
por Lívio Cardoso
Vídeo do Program box do esc:

[yt]ql3fsjrls7Q&feature=related[/yt]

Enviado: Ter Jul 10, 2012 6:26 pm
por BlackSh33p
[quote:aaa769c839="Lívio Cardoso"]Achei um vídeo comparando os dois esc's. Align 35A e o Hobbywing Platinum 40A...
Essa sensação de maior giro, realmente acontece, [b:aaa769c839]embora eu não tenha habilitado o governador[/b:aaa769c839] dêle, pelo menos ainda, pois é preciso entrar no programa, jogar o número de dentes do pinhão e da main-gear pra fazer isso, além de escolher entre 3 opções!!![/quote:aaa769c839]
Ainda não entendi a função do Governador no Eletrico, uso desabilitado por ter lido sobre a configuração desse modo. Qual vantagem, ou melhor, o que faz o "governador"?