Bateria de Nobreak + Carregador IMaxB6

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Bateria de Nobreak + Carregador IMaxB6

Mensagem por WoodFace »

Pessoal,
Dei uma pesquisada no fórum e achei alguns tópicos bem antigos sobre o assunto mas minha ignorância eletrônica me impediu de entender se é possível (e útil) fazer o que pensei:

Pensei em usar uma bateria de no-break (7AH), que é menor, mais leve e mais barata que uma bateria de carro, para carregar as LiPos no campo. Minhas dúvidas são:

[img:a41f9918cb]http://www.mjshop.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/a/bateria_unipower_up1270seg_12v_7ah.jpg[/img:a41f9918cb]

1) É útil? Quantas cargas uma bateria dessa é capaz de fazer (vamos usar uma 3S de 2.2 como parâmetro)

2) Como carregar? É possível usar um Imax b6 (+ fonte de computador) pra carregar em casa a bateria de nobreak? Alguma dica ou alerta? qt tempo em média deve demorar?

Valeu pessoal!
Hobby serve pra relaxar. Se eu quisesse me estressar, iria pro tabalho!!!
Avatar do usuário
Márcio gonçalves
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 10:18 pm
Localização: Bhte/MG

Mensagem por Márcio gonçalves »

Tenho uma semelhante a esta, em casa a carrego com Imax B6 (PB charge) levo pra pista e dá para recarregar minhas li-po de 1600 e 1750 mha no mínimo umas oito vezes sem problemas. Bem mais em conta que usar a bateria do carro.
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por WoodFace »

Marcio, Quanto tempo demora p/ carregar em casa? Até hoje só carreguei LiPo no meu Imax, tem alguma dica pra eu não fazer besteira?? heheheheh
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Amigo

Essas baterias sao bem robustas. Nao sei ao certo a descarga mais elas aguentam bem. Porem elas tem 7A e apenas isso.

Se vc carregar uma batetia de 2200 vc vai consumir dela algo em torno de 2,2A. Eixstem perdas e tal.

Moral da historia, de 2 a 3 cargas dependendo de quanto estao descarregadas.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:82b1ec9082="rmedeiros"] Porem elas tem 7A e apenas isso.

Se vc carregar uma batetia de 2200 vc vai consumir dela algo em torno de 2,2A. Eixstem perdas e tal.

Moral da historia, de 2 a 3 cargas dependendo de quanto estao descarregadas.[/quote:82b1ec9082]

Olha, nem sei se dá p tanto, se as baterias de 2,2A estiverem bem descarregadas, vc irá repor cerca de 1500mAh em cada uma, e como o colega citou, tem o que se perde em forma de calor, tbm p alimentar o próprio carregador...efim, como quebra galho, até serve, mas como "solução" eu não aconselho, vc vai ficar decepcionado...
Tem mais, os nossos carregadores não trabalham abaixo de 11V, ou seja, talvês já na terceira recarga a sua "fonte" já não terá condições de alimentar o seu carregador...mas, como disse, se vc já tem uma destas e ela é NOVA, até q quebra um galho...mas, se vc tirou ela do NOBreak pq não servia mais, daí meu amigo, é perda de tempo...é dar soro p morto.
Sobre racarregar baterias PB com seu carregador é tranqüilo, eu eventualmente faço isto, demora um tempão, mas fuciona...vc só precisa selecionar 12V no seu carregador (acho q é 6P) e ligar e esperar,esperar,esperarrrrrrr.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por WoodFace »

Na realidade eu não tenho a bateria e pensava em comprar uma. Minha dúvida é se isso valeria a pena. O valor de uma bateria de carro nem seria o problema, pensava mais na facilidade para levar comigo por ser bem mais leve que a bateria de carro.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:80937be5b6="WoodFace"]Na realidade eu não tenho a bateria e pensava em comprar uma. Minha dúvida é se isso valeria a pena. O valor de uma bateria de carro nem seria o problema, pensava mais na facilidade para levar comigo por ser bem mais leve que a bateria de carro.[/quote:80937be5b6]

Olha só, não vejo muita vantagem não, uma bateria de carro com uns 45A não é tão pesada assim, vai lhe dar muiiiiiiiiiito mais autonomia e se duvidar, custará não muito mais q uma bateria específica de nobreak...eu uso uma de 65A bosh, que está "na luta" a quase 3 anos e ainda dá conta do recado (não tão bem como antes, mas dá..), carrego ela eventualmente no charger das lipo (devidamente setado p PB) ou quando tenho saquinho, carrego ela num carregador específico p baterias de trator (herança da época q eu plantava arroz) e só vejo vantagens em relação as baterias de 7A, a não ser o peso, é óbvio !!!

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, eu estou usando uma de 12Ah. É um pouco maior que esta de 7A.

O que posso te falar é o seguinte, se tiver umas 3 baterias de 3S 2200mAh, leve todas carregadas para a pista.

Depois, quando voar, não deixe abaixar muito de 3,8V por célula.

Quando for recarregar, vai colocar 1,5Ah por bateria. As PBs, a tensão não pode baixar de 11V! Tome cuidado. Se a PB é de 7Ah, você deve usar até no máximo 60% de sua capacidade total. Logo, são 4,2Ah

Então, isso daria por volta de mais 3 cargas nas lipos.

Com isso, você tem seguros 6 voos! Ok?

Com uma de 12Ah, você pode carregar até 5 lipos. Então, somando as suas 3 carregadas, daria 8 voos. Mais que suficiente para uma tarde.

Sobre a carga, a minha leva a noite inteira. O Imax B6 deve ser configurado para carga bem lenta, se quiser estender a vida útil da PB. Ok?

Abraços.
Responder