Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá Pedro!

Se me permites, estou reavivando a discussão sobre a laminação.

Pelo que já li e vi na Internet, para a laminação do carbono ficar bonita, precisa aplicar no molde uma fina camada de resina e deixar secar. Depois é feita a laminação.

Isso vai criar uma pequena película transparente que poderá ser polida.

A minha pergunta é: como você aplica essa película para que fique de maneira bem uniforme, sem as marcas do pincel? E como fazer para que a resina não escorra e se deposite nas partes baixas?

Pensando sobre isso, imaginei poder aplicar algum produto que substitua (ou complemente) a resina com pistola. Só não sei qual produto poderia usar. Talvez algum verniz que seja compatível com o epóxi. Assim ficaria uniforme e fácil a aplicação e não seria necessário esperar secar uma camada de resina.

Já fiz isso pintando o molde com tinta PU e o resultado fica muito bom. Só não sei o que poderia usar de tinta transparente.

Muito obrigado e parabéns pelo belo trabalho.

Abraço!
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi [b:95d19c17e4]Charles[/b:95d19c17e4], esta [u:95d19c17e4]É A QUESTÃO!![/u:95d19c17e4]

Vamos por partes, pra ficar brilhante TEM que ter uma camada mesmo, bem fina e bem uniforme e tem que ser Epóxi mesmo, não pode ser outro produto, poderia descolar no futuro, seria arriscado.

O pincel não deixa marcas não, mas tem que ser um pincel de seda bem macio, se ficar um pouco de marcas não aparece depois. O problema é escorrer, pra isso não acontecer eu usei uma resina, também epóxi, bem mais grossa. E tem que fazer um bom malabarismo e catalizar ela certinha e também em um dia quente, para ela secar logo.

Não recomendo a pistola porque fica ar preso na resina, super micro bolhas, que depois dificulta qualquer polimento futuro.

Bom, de forma geral é mais ou menos isso, o problema também é que se esta primeira camada de resina ficar muito grossa aumenta o peso geral da peça, mas estando grossa também é bom pra depois, se tiver que retocar alguma coisa, é mais simples com a resina grossa, com a a resina fina fica impossível retocar.

Eu acho... que é isso... rsrsrsrs Abs.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:341925d32f="Pedro Prado"]Oi [b:341925d32f]Charles[/b:341925d32f], esta [u:341925d32f]É A QUESTÃO!![/u:341925d32f]

Vamos por partes, pra ficar brilhante TEM que ter uma camada mesmo, bem fina e bem uniforme e tem que ser Epóxi mesmo, não pode ser outro produto, poderia descolar no futuro, seria arriscado.

O pincel não deixa marcas não, mas tem que ser um pincel de seda bem macio, se ficar um pouco de marcas não aparece depois. O problema é escorrer, pra isso não acontecer eu usei uma resina, também epóxi, bem mais grossa. E tem que fazer um bom malabarismo e catalizar ela certinha e também em um dia quente, para ela secar logo.

Não recomendo a pistola porque fica ar preso na resina, super micro bolhas, que depois dificulta qualquer polimento futuro.

Bom, de forma geral é mais ou menos isso, o problema também é que se esta primeira camada de resina ficar muito grossa aumenta o peso geral da peça, mas estando grossa também é bom pra depois, se tiver que retocar alguma coisa, é mais simples com a resina grossa, com a a resina fina fica impossível retocar.

Eu acho... que é isso... rsrsrsrs Abs.[/quote:341925d32f]

Bem aproveitando que estão dois grandes mestres em fibra discutindo esta questão... gostaria de almentar as duvidas afim de chegar a uma solução ao meu problema:

Como vocês fazem a união das peças ? dentro do molde ou fóra com uma tira de fibra ?



A respeito da pergunta feita pelo amigo charles, esta primeira camada de resina, alem de ajudar no polimento tem tambem a função de facilitar a laminação pois quando se aplica o tecido sobre a resina gelatinosa, o tecido adere a resina e não sobra espaço para que ele descole do molde.

Quando a aplicação da primeira resina, vi em um video de fabricação de planadores outro dia, sendo aplicada com um rolo de pintura... acredito que a resina epoxi aceite bem este tipo de aplicação.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Offside, tudo bem? [u:3ba5a571d1]Pretendo[/u:3ba5a571d1]... unir as duas partes com elas já fora dos moldes, vou tentar primeiro prende-las juntas com bastante fita crepe, verificar o alinhamento e aí cola-las estrategicamente com fitas de carbono previamente embebidas em resina epóxi. Vamos ver se vai dar certo...

Esta parte da sua observação eu não entendi:

[color=blue:3ba5a571d1][i:3ba5a571d1]A respeito da pergunta feita pelo amigo charles, esta primeira camada de resina, alem de ajudar no polimento tem tambem a função de facilitar a laminação pois quando se aplica o tecido sobre a resina gelatinosa, o tecido adere a resina e não sobra espaço para que ele descole do molde.
[/i:3ba5a571d1]
[/color:3ba5a571d1]

A aplicação do gel pode sim ser aplicado com rolinhos de pintor, os do tipo que não serão atacados pela resina epóxi, mas deve se ter cuidado de aplicar bem devagar para não criar bolhinhas, talvez passar logo em seguida um pincel de seda (ou tipo seda) para puxar as bolhinhas fora.

Essa técnica de usar rolinho e logo depois o pincel é muito usada nos EUA em pinturas de barcos com tintas do tipo esmalte. Veja este vídeo, muito interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=k-SGcSlNmoo&feature=my_watch_later_videos&list=WLC66E58C59F3B1A64
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:985c4b6f2e="Pedro Prado"]

Esta parte da sua observação eu não entendi:

[color=blue:985c4b6f2e][i:985c4b6f2e]A respeito da pergunta feita pelo amigo charles, esta primeira camada de resina, alem de ajudar no polimento tem tambem a função de facilitar a laminação pois quando se aplica o tecido sobre a resina gelatinosa, o tecido adere a resina e não sobra espaço para que ele descole do molde.
[/i:985c4b6f2e]
[/color:985c4b6f2e]
[/quote:985c4b6f2e]

Pedro, o que quis dizer é que se utilizar uma primeira camada de resina na seguinte ordem:

1° Aplicar resina
2° Após a gelatinização da resina, aplicar o tecido
3° Aplicar a camada final de resina.

Idependentemente da resina usada, a primeira camada serve como cola para o tecido no molde, o que facilita na hora de modelar curvas do molde, pois o tecido fica firme sobre a primeira camada de resina.

Digo isto por que ja perdi uma laminação em função de tentar laminar o tecido direto no molde sem nenhuma aplicação anterior de resina. As partes curvas semrpe ficavam tortas ou levantadas.

O motivo de ter perguntado a respeito da união das peças é por que ja ouvi dizer que existem maneiras bem eficazes de unir as peças dentro do molde, embora nunca tenha visto nem tentado nada neste sentido.

Acredito que se houvesse uma forma de unir as partes ainda no molde economisaria muito tempo, serviço e certamente um pouco de peso.

o video demonstra bem a aplicação do produto com o rolo.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

No meu caso não vai dar para laminar as duas partes ainda dentro do molde, vou usar as aberturas do canopi e outras para facilitar esta laminação de união das peças. Não é tão difícil unir as partes, acho que dá para encarar tranquilo.

Laminar a peça sem dar a primeira demão de gel é indicado quando se quer economizar no peso e não se leva em conta o acabamento. Quanto a facilidade de laminar, como você falou, as vezes ajuda mas as vezes atrapalha ter a camada pegajosa, as vezes até atrapalha bem.
Avatar do usuário
Matheus CAITA
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
Localização: Valinhos-SP

Mensagem por Matheus CAITA »

FANTASTICO !!!

Linha de produçao Pedro ;D


Tera para comercializar ?


Abçs
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Muito legal participar dessas discussões.

Obrigado pela resposta Pedro.

Eu já tentei unir as metades fora do molde, mas não fica muito bom, pois é difícil de fazer o alinhamento.

Acho que o ideal é fazer a junção dentro do molde ainda. Já quebrei cabeça pensando nisso e no projeto do Vectus vou tentar o seguinte:

Na construção do molde, vou fazer a primeira metade. Daí vou virar o molde, com o plug ainda dentro e fazer toda a limpeza necessária e passar cera desmoldante e PVA.

Daí pretendo fazer um gabarito com cerca de 5mm de altura com gelcoat e fibra, usando o mesmo material do molde. Esse gabarito vai ficar no formato da fuselagem. Depois de curado, vou tirar o gabarito fazer a outra metade do molde.

A laminação da peça fic com cerca de 0,5mm de espessura. Então a idéia é laminar uma metade da fuselagem usando esse gabarito deslocado 0,5mm para dentro.

Para isso é necessário usar vácuo para a laminação.

Então a peça ficará com uma rebarba de 5mm de altura, no formato correto, deslocada 0,5mm para dentro. Isso vai servir de emenda com a outra metade.

Outro jeito que já usei em uma asa foi fazer um gabarito no plug da asa, com cerca de 1cm no extradorso e no intradorso. Colei esse gabarito depois da laminação da peça. Funcionou, mas acho que da maneira que expliquei acima fica mais fácil. Só que ainda não coloquei em prática.

No desenho, o gabarito é a parte amarela e a azul é a laminação.

Espero que tenham entendido.

Abraços!
Anexos
gabarito.jpg
gabarito.jpg (14.07 KiB) Exibido 11392 vezes
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Acho que poderiamos tentar alguma coisa como essa massa do video para fechar os moldes

http://www.youtube.com/watch?v=qHi8PtEbvsI
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

OI [b:6b5fbeb6aa]Matheus[/b:6b5fbeb6aa], tudo bom? Sim! O [b:6b5fbeb6aa]Hernane[/b:6b5fbeb6aa] e eu pretendemos fazer para vender sim, mas ainda não estudamos o preço, queremos ficar num preço baixo para podermos vender bastante asas Trocentas. Mas já sabemos que vamos fazer as primeiras com o preço mais baixo, e aí vamos subindo um pouco, assim quem comprar primeiro estará se arriscando um pouco mais por ser um avião novo de projeto novo, mas em contra partida terá um preço melhor.

Bom... eu em todo caso acredito neste projeto, afinal ele é praticamente igual a Asa Trocentas, que provou ter um voo impecavelmente perfeito, graças ao estudo de perfil de asa do [b:6b5fbeb6aa]Cesar[/b:6b5fbeb6aa] e da motorização perfeita e lógico, o centro de gravidade preciso, aliás estudado pelo [b:6b5fbeb6aa]Vitor Ferrari[/b:6b5fbeb6aa] e [b:6b5fbeb6aa]Cesar[/b:6b5fbeb6aa].

Acredito que estas asas tipo Zagi são perfeitas em matéria de voo, são extremamente velozes e têm um planeio incrível e são muito acrobáticas também. Alias não sou eu que falo isso, mas todo mundo que já teve Zagi fala isso.
Responder