perda de potencia do helicoptero corptex 450 - www.e-voo.com

www.e-voo.com

Aeromodelismo elétrico

perda de potencia do helicoptero corptex 450

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.

Moderadores: benites, Paulinho

flavio torrens
membro

perda de potencia do helicoptero corptex 450

Mensagempor flavio torrens » 08 Set 2012 23:36

problema com perda de potencia do helicoptero

olá, pesso ajuda para os esperientes, já estou ha um ano no hoob do helimodelismo, mas vamos com o probelma

tenho um corptex 450 v2 e estou com um problema nele,

estava fazendo um houver basico com ele e derepente quando acelerava ele ficava sem potencia, não tendo força para subir, acelerava novamente e perdia potencia com catacteristica de motor fraco a bateria tinha carregado au maximo e fiquei uns 20 segundos verifiquei a fateria estava com a voltagem 12.13 v

o esc do heli é um turnig 40 A com bec de 3.5 a 5 v

fiz o teste com amesma fateria carregada com outro heli e estava tudo ok, não era a bateria

o meu radia é um dx6i
tenho desconfiaça que seja o esc do heli

rafakrav
membro

Mensagempor rafakrav » 08 Set 2012 23:50

O seu esc não está configurado para 4s ou para Nihm ou o diabo a 4(:lol:)?

rockbila
membro

Mensagempor rockbila » 09 Set 2012 00:10

Não seria o conjunto do motor com speed usado, ou talvez o motor esteja com algum fio arrebentado? Ou como disse o rafakrav, configuração do speed é bem importante.

gustavomves
membro

Mensagempor gustavomves » 09 Set 2012 00:14

Cara estou com um problema parecido no meu Hk450.
Mesmo com a bateria carregada apresenta perda de potência principalmente quando faço acelerações bruscas.
Uso um esc Towerpro turnigy 40A.
Chequei e refiz todas as soldas e nada.
Comprei um esc e motor novos...agora deve resolver!!!

de77
membro

Mensagempor de77 » 09 Set 2012 21:26

ola boa noite tenho problema parecido tenho um copterx 450 motor e esc original consigo voar alguns minutos e de repente a potencia cai,e o barulho do motor soa diferente será que é motor ou esc?

Gilsonff
membro

Mensagempor Gilsonff » 09 Set 2012 22:15

Tenho um CopterX 450 e estava com perda de potência, o problema era o One Way Bearing que não estava fixo: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/11513.jpg
O rolamento se deslocou para cima e quando eu acelerava, a engrenagem de baixo encostava na de cima, aí o heli perdia potência.
Voltei o rolamento no lugar, colei e o problema foi resolvido!
Eu sou o presente do meu passado!

Caio Batista
membro

Mensagempor Caio Batista » 09 Set 2012 22:43

Flavio Torrens,

Existem vários fatores que podem esta causando essa perda de potencia.

1 - Verifique a curva do passo e de aceleração. Com o stick em 50 % (passo 0%) a aceleração deve esta próxima de 65% e no hover entorno de 80% a 85%. (já quemei um ESC, vacilo)
2 – Verifique a programação do ESC
3 – Voe com um alarme de bateria
4 – Verifique se o rotor principal este girando livre e sem folgas
5 – Verifique a temperatura do ESC no final do voo

Boa sorte,

Caio Mário

ARM_Coder
membro

Mensagempor ARM_Coder » 09 Set 2012 23:59

Mais uma coisa para verificar: alguns ESCs esquentam demais e quando isso acontece a potência começa a cair.

No meu primeiro Storm era batata, depois de uns 2 minutos de voo o motor já começava a brochar. Resolvi trocando o ESC.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Warp 360 / Spektrum DX8

vitorhm
membro

Mensagempor vitorhm » 13 Set 2012 21:48

OLA PESSOAL TIVE ESSE PROBLEMA SEMANA PASSADA COM MEU HK 450 PRO ESTAVA EM VOO FIZ UNS 2 CIRCUITOS EM IDLE AI QUANDO VINHA PRA POUSO ELE BROCHOU DE VEZ A UNS 3 MTS DO CHAO SO CORTEI MOTOR E TENTEI FAZER UMA AUTO ROTAÇÃO MAIS HEHEHE, CAIU IGUAL UMA JACA MAIS DE PÉ. ACHO QUE NO MEU CASO FOI BATERIA.SEI LÁ PRECISO FAZER MAIS ALGUNS TESTES..

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 13 Set 2012 21:54

[quote:3966c81be5="vitorhm"]
Ola pessoal tive esse problema semana passada com meu HK 450 pro estava em voo fiz uns 2 circuitos em idle ai quando vinha pra pouso ele brochou de vez a uns 3 mts do chao so cortei motor e tentei fazer uma auto rotação mais hehehe, caiu igual uma jaca mais de pé. acho que no meu caso foi bateria.sei lá preciso fazer mais alguns testes
..[/quote:3966c81be5]

Menos traumático assim.

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 14 Set 2012 08:53

Por isso que falo e repito. Abusem em aprender autorotação. Comecem no simulador. Na pista vi o motor de um 700N apaga no flip. O cara não sabia fazer autorotação. Por sorte não teve maiores danos, mas teve!

Já vi o mesmo em outro T-Rex 600N. Estava super acelerado e o escapamento foi ejetado em voo. Motor apagou e o cara não sabia autorotação. Resultado desastroso. Demorou para pousar. Imagine um 600N caindo que nem uma jaca!!!!

Eu já tive diversos apagões de motor em voo, nunca tive problemas em autorotação. Na última, furei o pistão do meu 600N. Pousei normal, e suave.

O pessoal de elétrico acha que nunca vai ter problemas com os helis e por isso negligencia aprender autorotação. Assistam de camarote o heli cair que nem jaca!

Perda de potência no motor tem vários fatores. Desde engrenagens dilatando, rolamentos aquecendo, motor e esc com problemas. Tem que investigar.

O Rafakrav teve um problema parecido com o 550. E sabe o que era? Mais de 15º de passo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Exagerado o menino!!!!!!!!!!!!!!!!! ehehhehehehe

Todo heli, seja um 250 ou 700, quando colocado excesso de passo, ou manobras bruscas, broxa. Uns mais, outros menos. Mudança de ronco é consequência.

Aprender a dosar o passo faz parte do apreendizado de quem voa. Um heli elétrico broxa bem menos que um glow. O pessoal do glow sabe dosar melhor o passo. Não pode sentar o dedo de uma vez.

Bons treinamentos!

Abraços.

kcabun77
membro

Mensagempor kcabun77 » 14 Set 2012 12:28

Tenho problema parecido com um de meus solo pro 180, ele voa uns 2 minutos bem, depois fica "murchando" o rpm quando dá passo. O outro que comprei funciona normal, tem a mesma força do início ao fim, tenho até que tomar cuidado com o tempo de voo pois como ele nem muda o rpm, corta de uma vez quando acaba a bateria... Um dia que eu tiver animado vou experimentar trocar o esc/motor de um pra outro e ver o que é o problema :D. Gazo, é possível treinar autorotação em um 450? Experimentei uma vez pousar com o motor desligado e o heli desceu que nem uma pedra :D.

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 14 Set 2012 12:57

Autorotação é uma coisa que se consegue com treino.

Assim que cortar o motor, tem que descer com -4º mais ou menos. E pouco antes de tocar o chão aumentar o passo para não espatifar. Dá para fazer com qualquer heli desde que tenha a engrenagem de autorotação.

Te falo isso pois no 450 eu consigo, mas no 250 não. O meu não tem esta engrenagem. Eu corto o motor e a cauda já pára.

No 450 não.

Na pista, vi várias autorotações num Goblin 700 e num Compass 7HV. O mesmo piloto fez várias num Blade 450.

Pois é!

Treino!

rafakrav
membro

Mensagempor rafakrav » 14 Set 2012 13:05

Ara Gazo, mas o meu foi por erro de montagem os 15 graus :twisted:

E das autorrotações... Eu já precisei fazer algumas, heli inteiro ainda! rsrs

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 14 Set 2012 13:19

hehehehe

Erro de montagem? Relaxa! O importante é ter corrigido a tempo!

rafakrav
membro

Mensagempor rafakrav » 14 Set 2012 13:32

[quote:8220accb98="Gazo"]hehehehe

Erro de montagem? Relaxa! O importante é ter corrigido a tempo![/quote:8220accb98]

É, é... mas cai entre nós, a velocidade que o bixo pegava com 550mm... :twisted:
SD10G; Trex 700 DFC Vbar/Trex-550E/HK450GT/HK250GT/Trex 100/Msr/Phoenix2000(Altamente ALIeGNado :D)

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 14 Set 2012 13:42

Claro! Mas aí o motor não aguenta! Excesso de passo!

E você que sempre achou o 450 lento!

Engraçado é que em todos os meus helis, se sento o dedo no passo, todos dão uma leve brochada. Mas bem leve mesmo. Não curto muito voo no estilo Tareq. Ele sim, deve colocar uns 15 de passo! E não sei como a maioria não brocha tanto.

dealbes
membro

Mensagempor dealbes » 16 Set 2012 10:35

[quote:8a8f4e4843="kcabun77"]Tenho problema parecido com um de meus solo pro 180, ele voa uns 2 minutos bem, depois fica "murchando" o rpm quando dá passo. O outro que comprei funciona normal, tem a mesma força do início ao fim, tenho até que tomar cuidado com o tempo de voo pois como ele nem muda o rpm, corta de uma vez quando acaba a bateria... Um dia que eu tiver animado vou experimentar trocar o esc/motor de um pra outro e ver o que é o problema :D. Gazo, é possível treinar autorotação em um 450? Experimentei uma vez pousar com o motor desligado e o heli desceu que nem uma pedra :D.[/quote:8a8f4e4843]

flavio torrens
membro

Mensagempor flavio torrens » 26 Out 2012 17:28

ai pessoal rezolvi o problema troquei de tx e receptor coloquei um turing e resetei todas as linas do dx6i não sei o que aconteceu

como t-rex não acontece o mesmo problema depois que recetei todas as linhas da memoria do dx6i e bindei denovo o receptor

ricardostorelli
membro

Perda Potência HK 450 gt

Mensagempor ricardostorelli » 10 Fev 2013 14:51

Pessoal, peço uma ajuda por favor. Montei meu hk450 e cheguei a levantar alguns voos, bem baixinho, pois, sou iniciante. A questão é que agora ele está apresentando perda de potência.

A configuração:
HK 450 gt
ESC tower pro 40
MotorTurnigy 2836 - Pinhão 11t
Bateria Turnigy Nano 2200
Rádio Flysky 9x

Segue o link do vídeo. Agradeço qualquer ajuda...

[url]http://www.youtube.com/watch?v=dIWrOLNEaeI&feature=youtu.be[/url]
Um grande abraço
Ricardo Storelli

Lívio Cardoso
membro
Contacto:

Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Fev 2013 21:12

[quote:cb2398ba14="Gazo"]Autorotação é uma coisa que se consegue com treino.

Assim que cortar o motor, tem que descer com -4º mais ou menos. E pouco antes de tocar o chão aumentar o passo para não espatifar. Dá para fazer com qualquer heli desde que tenha a engrenagem de autorotação.

Te falo isso pois no 450 eu consigo, mas no 250 não. O meu não tem esta engrenagem. Eu corto o motor e a cauda já pára.

No 450 não.

Na pista, vi várias autorotações num Goblin 700 e num Compass 7HV. O mesmo piloto fez várias num Blade 450.

Pois é!

Treino![/quote:cb2398ba14]

Grande Ricardo. Eu já tive que fazer duas auto-rotações pra não arrebentar o T-rex 450 Pro. Numa delas eu estava testando um conjunto de cauda novo que coloquei da Align e derepente, do nada, fiquei sem cauda. O heli rodando igual doido no ar, sem controle. Já imaginei, servo queimado. Não pensei duas vezes, batí o hold, tirei o passo e deixei descer. Próximo do chão aumentei o passo e o helizinho ficou inteiro. Fui fazer a avaliação da causa do problema. Resultado, o ball link da cauda foi o único ponto onde não botei trava rosca, por esquecimento. Aí a lei de Murphy foi impiedosa comigo, mas tudo correu bem graças a auto rotação!!! Só havia treinado um pouco no simulador, mas na hora de fazer nem pensei muito e mandei ver!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

claudio.mendes
membro

Mensagempor claudio.mendes » 12 Fev 2013 15:46

Já tive problema assim com meu BLADE 400 e era conector da bateria frouxo: a vibração do voo foi afastando os conectores e o heli broxou...
Claudio Mendes
"Voando de vez em quando mas sempre com os pés no chão"-Xieda 9958 - Blade 400 3D - Spektrum DX6i.

CopterX Brasil
membro

Mensagempor CopterX Brasil » 12 Fev 2013 16:03

O problema que eu tive assim foi configuração do ESC da himodel, eu iniciava a aceleração, ele apagava e não dava mais aceleração nenhuma.
Bom deu um trabalhinho configurei o esc e tudo voltou as mil maravilhas.

Voltar para