Bristol M1D

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Valderramos
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Bristol M1D

Mensagem por Valderramos »

Boas novas amigos!

Estou agora empenhado e muito animado em uma nova construção de outro modelo de voo livre escala:

BRISTOL M1D

Um pouquinho de história:

Em 1916, Frank Barnwell, chefe de design da Bristol Aeroplane Company, projetou o Bristol M1A afim de atender a necessidade de melhorar o desempenho dos caças de guerra. Era todo construído em madeira e tecido.

Na sequência foram gerados os modelos M1B e M1C, também destinados ao combate. Por último foi gerado o modelo M1D, denominado G-EAVP, com motor radial de três cilindros e intuito de atingir maiores velocidades.

Eu estou optando pelo M1D, pois adoro o design em geral da Aeronave. Vejam só esse logotipo! Eu simplesmente ADORO o design dessa época!
Anexos
Bristol_003.jpg
Bristol_003.jpg (37.44 KiB) Exibido 10077 vezes
Bristol_002.jpg
Bristol_002.jpg (37.65 KiB) Exibido 5604 vezes
Bristol_005.png
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Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

Já iniciei a construção da Asa.

Terá cerca de 25" de envergadura, bordo de ataque e nervuras laminados. Vou tentar economizar peso e caprichar no acabamento.

Estou postando duas fotos que colhi no HPA, para demonstrar o método que estou utilizando na construção da Asa.
Anexos
Bristol_001.jpg
Bristol_001.jpg (29.41 KiB) Exibido 10074 vezes
Bristol_000.jpg
Bristol_000.jpg (28.63 KiB) Exibido 10074 vezes
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Opa!
Coisa boa a caminho!
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

[quote:6ee2abf917="Alvaro Sala"]Opa!
Coisa boa a caminho![/quote:6ee2abf917]
Espero não decepcionar...

Uma questão a respeito da asa, notem a total falta de diedro na foto, vou ter que colocar um pouco certo? Ou acham que a presença do aileron já ira resolver?

No pt19 eu aumentei o diedro para 10%, e não me arrependi rsrs...
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Na minha opinião o único motivo de não aumentar (mais) o diedro de um modelo de voo livre é que qualquer modelo de tamanho menor (chuto de vespinha pra baixo) terá pouco momento de cauda e por isso pode ser que fique muito sensível a mudanças na empenagem no que diz respeito à rolagem. Está provado que modelos com diedro de 10, 12 e até 15% em cada semi asa viram melhor na fase de cruising.

Esa asa nao éfácil de fazer nao! hehehe bom desafio!

http://www.4shared.com/photo/J8VblO3b/Bristol_M1_Gypsy_Racer.html
http://greenairdesigns.com/ejcgallery/albums/userpics/10002/bristolm1_3v.jpg
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

[quote:712b59d694="Eduardo Yamin"]Na minha opinião o único motivo de não aumentar (mais) o diedro de um modelo de voo livre é que qualquer modelo de tamanho menor (chuto de vespinha pra baixo) terá pouco momento de cauda e por isso pode ser que fique muito sensível a mudanças na empenagem no que diz respeito à rolagem. Está provado que modelos com diedro de 10, 12 e até 15% em cada semi asa viram melhor na fase de cruising.

Esa asa nao éfácil de fazer nao! hehehe bom desafio!

http://www.4shared.com/photo/J8VblO3b/Bristol_M1_Gypsy_Racer.html
http://greenairdesigns.com/ejcgallery/albums/userpics/10002/bristolm1_3v.jpg[/quote:712b59d694]

Grato pelas dicas Yamin.

Ai vão algumas fotos do primeiro passo na construção da Asa.

Ponta esquerda pesando apenas 2,9 g.
Anexos
Bristol_011.jpg
Bristol_011.jpg (35.66 KiB) Exibido 9992 vezes
Bristol_010.jpg
Bristol_010.jpg (35.55 KiB) Exibido 9992 vezes
Bristol_009.jpg
Bristol_009.jpg (35.59 KiB) Exibido 9992 vezes
Bristol_008.jpg
Bristol_008.jpg (26.61 KiB) Exibido 9992 vezes
Bristol_007.jpg
Bristol_007.jpg (34.68 KiB) Exibido 9992 vezes
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Lindo trabalho de laminação!
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

[quote:bf8379b0d9="Eduardo Yamin"]Lindo trabalho de laminação![/quote:bf8379b0d9]

Muito obrigado!

Antes de iniciar na técnica de laminação, eu olhava algumas fotos de seções laminadas e achava que deveria ser tudo muito complicado...

Na verdade, NÃO É. Levo muito menos tempo para fazer um bordo laminado do que em várias partes, gasto muito menos material e o ganho de resistência e leveza é ótimo!

Ontem eu fiz a ponta direita da Asa. Posto mais fotos assim que andar um pouco mais.
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

Ontem eu consegui um tempinho na bancada e dei mais um tapa na Asa.

Também tirei do molde as peças laminadas do estabilizador e leme. Pessoal, colar varetas é um excelente remédio no combate ao stress :D
Anexos
Bristol_015.jpg
Bristol_015.jpg (36.28 KiB) Exibido 9886 vezes
Bristol_014.jpg
Bristol_014.jpg (35 KiB) Exibido 9886 vezes
Bristol_012.jpg
Bristol_012.jpg (36.94 KiB) Exibido 9886 vezes
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Valderramos
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Mensagem por Valderramos »

Esta tudo bem levinho e firme, nem consigo acreditar quando vejo o display da balança.

O leme ficou com 0,2 g hehehe...

A asa mais o leme e o estabilizador = 7,5g
Anexos
Bristol_018.jpg
Bristol_018.jpg (31.43 KiB) Exibido 9885 vezes
Bristol_017.jpg
Bristol_017.jpg (32.81 KiB) Exibido 9885 vezes
Bristol_016.jpg
Bristol_016.jpg (25.08 KiB) Exibido 9885 vezes
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