Servos nervosos

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
soliveira173
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 5:49 pm
Localização: Canoas RS

Servos nervosos

Mensagem por soliveira173 »

Oi pessoal, vamos ver se alguém já teve o mesmo problema e pode me dar uma luz.
Tenho um HK 450 onde, acabei trocando todos os servos do ciclico, pois um deles estava se movimentado sozinho. Depois de instalar os novos, percebi que os demais também estavam oscilando sozinhos. Será que o problema não é os servos? O que pode ser?
Agradeço desde já as dicas de quem puder ajudar.
Muito obrigado.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Que receptor você está utilizando? É novo? Descreva melhor seu equipamento para que possamos lhe ajudar de forma mais eficiente.

Eu suspeitaria do receptor. Logo que começei no aeromodelismo, comprei um jato RTF, junto com ele veio um radio topfire e o receptor com satélite. Depois de algumas quedas os servos começaram a tremer fazendo bastante barulho, removendo o satélite do receptor resolveu o problema.

Claro, não estou dizendo que é melhor voar sem o satélite, apenas para fins de teste para ver se não é o receptor ou o satélite que esteja com problemas.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Pode ser até o rádio! Pots gastos... Tem que investigar.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Eu tive um problema assim. Só resolvi depois que coloquei um BEC de 5A alimentando o receptor.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Suspeito que seja o BEC do seu esc, ele deve ser switching (SBEC). esse tipo de bec as vezes não vêm com aquele anel de ferrite, que serve para eliminar ruídos. Se for o caso, verifique a frequencia de chaveamente do seu esc, já vi isso isso acontecer com os esc blue series quando se usava 16khz, mudando para 8khz a tremedeira parava.
Avatar do usuário
HELI_omarcos
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Set 21, 2009 6:02 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por HELI_omarcos »

Eu tenho servos hitec 65mg no meu HK450 e sempre trabalharam normal, uma vez troquei o receptor futaba pelo genério da hobbyking e os servos ficaram malucos, ora tremiam ora não respondiam ao controle, sõ ficou bom quando voltei com o receptor futaba original.
soliveira173
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 5:49 pm
Localização: Canoas RS

Mensagem por soliveira173 »

Bom dia, muito obrigado pelas dicas.
Tenho um rádio DX6i, já faz uns 04 anos, nunca fiz nenhum tipo de manutenção nele.
O receptor é o original.
Já troquei o receptor por um generico e continuou o problema.
Já troquei o esc, e continuou o problema.
Estou achando que é mesmo o rádio.
Vou mandar ele para fazer uma manutenção e ver como ele está.
Vamos ver se resolvo o problema.
Muito obrigado, de novo pelas dicas.
Assim que trazer ele do conserto, posto os resultados.
Avatar do usuário
rodrigoramosmoraes
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Dom Set 16, 2012 8:34 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por rodrigoramosmoraes »

Fala galera,

Entao, eu tambem estou com o mesmo problema que o do nosso amigo ai.
Porem, nao sao todos os servos que ficam chiando.

Algums ficam se mexendo sozinhos, bem pouca coisa... como se vc estivesse mexendo no controle... mas isso geralmente acontece soh para um lado... tipo o servo do ch 3 quando está paradi fica oscilando um pouco, se vc joga o controle para a direita ele para, se vc joga para a esqueda ele oscila... MERO EXEMPLO.

Não creio que seja o rádio, peguei esse mesmo servo e liguei em canal diferente e parou de oscilar... vai entender viu.

De qualquer forma estou montando um segundo kit em conjunto com esse HK 450 e estou no aguardo de algumas pecas para maiores testes.

Abs.
Responder