Escolha de um novo motor Os 55AX BE, ou RCGF 15cc Gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Escolha de um novo motor Os 55AX BE, ou RCGF 15cc Gasolina

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal estou na duvida entre estes 2 motores, atualmente tenho um O.s 46AX porem o preço do glow ta muito alto.. eu que ainda estou aprendendo o consumo de combustível é muito grande, em menos de 1 mês gastei quase 1 galão que me custou 70 dilmas..

então estou pensando em mudar de motor, ou colocar um 55AX BE, que o galão de Bioetanol custa 30 reais o galão, ou o RCGF de 15cc a Gasolina que nem preciso falar da economia ne..

irei utilizar o motor no meu atual treinador, "pastinha" e futuramente migrar para um Spitfire de balça que estou montando..

o motor a gasolina eu acho que vai vibrar muito no Spitfire porque ele é bem mais leve que o pastinha, pesa sem nada, somente o avião 2.5kg.. com 140cm de asa e 1200 de comprimento..

o que vocês acha? preciso comprar o motor até no máximo amanha..

Obrigado..
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

os dois motores que voce citou são para tamanhos diferentes de modelos. o 15cc é para um modelo tamanho relativo a um .60 glow.

o 15cc vai ficar muito, tanto para seu pastinha como para o spitfire, nenhum dos 2 modelos servem para esse motor.

eu iria de OS be...

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Eu digo que um 15cc chega a quase .90 glow!
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Um motor mais próximo do RCGF 15cc seria o O.S. MAX-75AX-BE, mas é muito motor para um avião treinador ou com menos de de 3,5kg. Melhor mesmo é o O.S. MAX-55AX-BE.
Algumas coisas são verdade, acredite você ou não.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:36bae5b64f="flumauricio"]Eu digo que um 15cc chega a quase .90 glow![/quote:36bae5b64f]

não chega não...
eu tenho um voando um calmato sport 60 e ele é compatível com um .60 2T bom(YS), mas não mais que isso.
um YS .91 AC atropela ele...
a desvantagem é o peso(equivalente a um 1.20 4t), mas é um excelente motor
MASS não serve pra nenhum dos 2 modelos que o colega tem.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

[quote:2e5ccba81e="twinbmf"][quote:2e5ccba81e="flumauricio"]Eu digo que um 15cc chega a quase .90 glow![/quote:2e5ccba81e]

não chega não...
eu tenho um voando um calmato sport 60 e ele é compatível com um .60 2T bom(YS), mas não mais que isso.
um YS .91 AC atropela ele...
a desvantagem é o peso(equivalente a um 1.20 4t), mas é um excelente motor
MASS não serve pra nenhum dos 2 modelos que o colega tem.
ABRACOS[/quote:2e5ccba81e]

Cara voei com um esse domingo na pista. Era um edge com um motor ASP 61 e o cara trocou por um RCGF 15cc, não tem comparação não. Um 15cc muito mais potente.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Apenas tirando a prova...

Motor OS 65AX:
1.73 HP a 16,000 RPM

Motor Rcgf 15cc:
2,4 HP a 15.000 RPM

Fonte: Site da tower hobbies e Aeronobre
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

olha... se voce voou um essa semana e achou isso, não vou discutir ok?
eu voo um TODA semana e digo pra voce por experiencia que o 15 cc é um bom motor, bem valente mas é isso ai. voa um calmato sports 60 como um bom 61 2T.
com um YS 91 o calmato voava MUITO mais. experiencia propria. tirei um e coloquei outro.

retirado do site al's hobbies:
http://alshobbies.com/shop/lookupstock.php?pc=39781

Recommended for use in .60 to .90 class aircraft, the RCGF 15cc is the most compact petrol engine for model aircraft. It will spin a 15x8 two bladed prop at 8000rpm or a 13x8 at 10000rpm. All RCGF engines include muffler and DC-CDI ignition unit (Computer controlled auto advance) which requires a 4.8v~6.0v power supply.

The engine requires a fuel/oil mix between 25:1 and 40:1 (recommended : 30:1). Use two stroke engine oil.

RCGF petrol engines come supplied with a Walbro Pump carburettor (Diaphragm butterfly valve type).
Bore: 29mm
Capacity: 15cc
Carburettor: Walbro
Engine Type: 2 Stroke Petrol
Max. HP: [b:81eb03ab9e]2.1 hp/1.54KW[/b:81eb03ab9e]
Propeller Range: 13x6, 13x8, 14x6, 15x8, 15x6
RPM Range: [b:81eb03ab9e]1500-9800rpm[/b:81eb03ab9e]
Stroke: 26mm
Weight: 635g/825g (Exc/Inc Ignition + Muffler)

pra ele virar 15mil tem que usar uma hélice pequena(menor que a recomendada),eu estou usando 13X8 e chego nos mesmos numeros 10000 rpm. a 10000 rpm não dá 2,4 hp nem querendo...
não estou desmerecendo o motor pra mim foi uma troca mais que feliz. meu calmato voa com 4 cliques de acelerador, feliz da vida.
o YS gastava 16 oncas de glow em 9,5 minutos com motor full, com uso moderado aumentava pra 11 minutos.
o meu 15cc está com um tanque de 12 oncas e voa feliz da vida por quase 30 minutos na vpower porcaria que a gente tem por ai.
1 galão de glow durava, com sorte,2 fins de semana. com 1 galão de gasolina eu voo tranquilo uns 2 meses.

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

quando vocês fala que o 15cc é muito motor o que acontece se o motor for muito forte o aviao vai ficar ruim em voo? mesmo não utilizando 100% do motor? ou porque o motor é muito pesado?

no caso iria pear uma versão nova do 15cc, que é mais leve.. olha o link..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437645627-motor-rcgf-15cc-gasolina-aeromodelismo-_JM
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:237462d007="Raketrinike"]quando vocês fala que o 15cc é muito motor o que acontece se o motor for muito forte o aviao vai ficar ruim em voo? mesmo não utilizando 100% do motor? ou porque o motor é muito pesado?

no caso iria pear uma versão nova do 15cc, que é mais leve..
[/quote:237462d007]

peso, principalmente, e vibracão excessiva.
OS AX 55 - 407g
RCGF15cc - 825g

ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder