Motorização para stick 1500mm de envergadura

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Motorização para stick 1500mm de envergadura

Mensagem por Robson Spessatto »

Boa tarde pessoal, acabei de construir um ugly stick, porém gostaria de ouvir (ler) a opinião de vocês quanto a motorização a utilizar, porém há algumas ressalvas, gostaria (muito) que fosse o mais econômico possível, (pão duro, rs) para garantir uma boa autonomia de voo, e também tem que ser 3s, pois 4s encareceria demais o projeto. Possuo baterias de 1600mAh e 3000mAh, ambas 3s, claro.

Seguem as especificações do modelinho:
- Comprimento: 1300mm
- Envergadura: 1500mm (1600 para falar a verdade, dei uma "stickadinha" rs)
- Corda: 305mm (do BA ao BF, 340mm se foremsomados os ailerons)
- Peso (até o momento): 1040gr aproximadamente.

Eletrônica embarcada (no momento da pesagem):
- 2x hxt 9gr para os ailerons;
- 2x s3003 std para leme e profundor;
- rx R168DF;
- esc 40A hxt (pode vir a ser substituído, óbvio)

Algumas (poucas) imagens do bixinho, apenas para ilustrar, me perdoem a má qualidade das mesmas!
Anexos
IMG0291A.jpg
IMG0291A.jpg (28.52 KiB) Exibido 4585 vezes
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

Esqueci de mencionar, mas o perfil utilizado foi o Clark Y.
Anexos
IMG0293A.jpg
IMG0293A.jpg (27.54 KiB) Exibido 4584 vezes
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

Motor 3542-1250kv
Hélice 10x7
Esc 60AMP
Bateria de 3000mah 3s
Servos standard para dar mais um pesinho...

Um amigo voa aqui com esse set-up num treiner do mesmo tamanho e com 2kg de peso e voa 25min com 2x 2200mah 3s
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Seu aero tem tamanho de um glow 40 a 46, então procure dimensionar a Eletrônica para esse tamanho de avião, existe varios conjuntos ja testado aqui no forum, qualquer coisa menor que isso vai por em risco seu aero.
Avatar do usuário
morales
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Fev 14, 2011 11:26 am
Localização: Aeropoli, São bernardo do campo,SP

Mensagem por morales »

Ernaldo_junior que citou essa eletronica.

Voo com esse setup em um Treinador de 160cm de asa mas uso servos de 17 gramas com engrenagem de metal.
Uso helice 11x5.5, medimos com uma balança digital de peixe e no pico ele puxa cerca de 2.3 kilos.
Avião pesa cerca de 1,4 kg, faço tork roll e ele segura numa boa.

Voo com 2 bateria de 2200 20c 3s uso um "Y" para ficar 4400 3S.
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

Obrigado pelas dicas pessoal!

Seguindo as orientações de vocês, instalei um C3542 porém com 1450Kv casando com um ESC TGY Plush de 60A virando uma hélice 11x7.

O motor é um cavalo!!! Decolei com 1/3 e voei com 1/4 de motor (até menos, às vezes) e voei por aproximadamente 20 minutos! Ao pousar a bateria acusava 3.70, 3.74 e 3.74, respectivamente, por célula, ou seja, podia ter voado mais um pouquinho rs!
Anexos
IMG0305A.jpg
IMG0305A.jpg (22.25 KiB) Exibido 4480 vezes
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

Sei que fugi um pouco do indicado por vocês, saindo de 1200 indo para 1400Kv porém era o que estava à mão, pois comprei o conjunto de segunda mão de um colega aeromodelista aqui da cidade, senão teria que encomendar...
Porém acho que este motor ficou ligeiramente exagerado para o aero, com metade da força ainda voaria bem, pois a meio motor já achei um exagero!
Vou substituir a hélice por uma de 10" dessa maneira ainda haverá sobra de potência e o conjunto trabalhará "mais leve" aumentando a autonomia (eu espero) apesar de que estou plenamente satisfeito com o resultado, até surpreendido, eu diria!
Obrigado!
Anexos
IMG0304A.jpg
IMG0304A.jpg (22.31 KiB) Exibido 4477 vezes
Avatar do usuário
morales
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Fev 14, 2011 11:26 am
Localização: Aeropoli, São bernardo do campo,SP

Mensagem por morales »

O Meu ja quebrei o X do montante do motor.
ja arranquei a parede de fogo de tanto que puxa.


Aproveita os voos é um avião muito bom.
Quebrar faz parte e colar que é a arte.
AEROCHITAO NA VEIA.
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

[quote:433c784705="morales"]O Meu ja quebrei o X do montante do motor.
ja arranquei a parede de fogo de tanto que puxa.


Aproveita os voos é um avião muito bom.[/quote:433c784705]

É sim! Adorei o voo, isso que estava ventando bastante, voei até de ré hoje, mas mesmo assim o aero se manteve firme! Ele tinha pequenas tendências, porém não soube avaliar se era o aero ou o vento, no próximo voo farei a trimagem, caso necessário :wink:

Eu que estava acostumado com os 2822 e aeros de 1m de envergadura tomei um susto com esse motor, mas ao menos foi um susto bom! muito bom! rs
Avatar do usuário
Danilo Durigan
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Danilo Durigan »

[quote:1bddf0b70a="Robson Spessatto"]Obrigado pelas dicas pessoal!

Seguindo as orientações de vocês, instalei um C3542 porém com 1450Kv casando com um ESC TGY Plush de 60A virando uma hélice 11x7.

O motor é um cavalo!!! Decolei com 1/3 e voei com 1/4 de motor (até menos, às vezes) e voei por aproximadamente 20 minutos! Ao pousar a bateria acusava 3.70, 3.74 e 3.74, respectivamente, por célula, ou seja, podia ter voado mais um pouquinho rs![/quote:1bddf0b70a]

Robson,
11x7 é muito passo para este motor, já que tem muito kv e pode ultrapassar o limite do motor. Tente um passo menor.

Usei este motor no meu Yak .25e com 11x5.5 e já ultrapassava o limite que o motor aguenta.

Então cuidado.

Danilo
Responder