Configurando Joystick de game em simulador FMS
Enviado: Seg Out 22, 2012 10:59 am
Gostaria de dar minha parcela de contribuição para os colegas do e-voo que estão iniciando no aeromodelismo e inicialmente como de praxe estão treinando primeiro em um simulador FMS.
O simulador FMS pode ser configurado para treinar usando o teclado do computador ou Joystick de game.
1º) Para calibrar o Joystick de game no simulador FMS, o primeiro passo é ao abrir o programa do simulador, na barra de funções vá para a função "controle" e depois clique em "controle analógico".
2º) Em seguida vai abrir uma janela e você devera clicar em “Interface para Joystick”.
Clique agora em "Mapeamento/Calibração".
3º) Abrira uma tela e veras que no topo esta escrito do lado esquerdo,”Mapeamento” e do lado direito, “Canais”.
Do lado esquerdo da telinha, onde esta escrito: Leme, Profundor, Ailerão e Acelerador, desmarque ou apague os números que estão nos quadrinhos da coluna de Canal.
Agora clique em "Calibrar".
Movimente a alavanca esquerda do Stick para frente p/ traz e observe que o canal irar preencher ou esvaziar. Este é o canal 2 o "Acelerador". Marque o numero 2 no quadrado lado esquerdo da telinha onde tem escrito "Acelerador".
a) Agora movimente a alavanca do Stick para a esquerda ou direita. Este é o canal 1 o Leme de direção. Marque numero 1 onde tem escrito “Leme”.
b) Agora movimente a alavanca do lado direito do Stick para frente p/ traz este é o canal este é o canal, o Profundor. Marque 4 onde esta escrito “Profundor”.
c) Movimentando o mesmo para os lados temos o canal 3 que corresponde aos “Ailerão”. Marque 3 no ultimo campo que esta em branco.
6º) Clique em Próximo e depois Terminar. Pronto, agora seu Joystick esta com os mesmo comandos correspondente de seu aeromodelo para treinar a vontade.
Obs: O acelerador do Joistick difere de um rádio controle do aeromodelo por parar sempre centralizado deixando o aeromodelo do simulador sempre com meia aceleração (50% de potência), enquanto que no rádio a alavanca do acelerador para onde você deixar. Podendo assim causar certo grau de dificuldade ao passar para o radio do seu aeromodelo, mas isso é só questão de costume e treino.
Bom pessoal espero ter contribuído em algum tipo de conhecimento com os colegas do e-voo . Aprendi muito e ainda estou aprendendo com o e-voo.
E-voo, eu recomendo.
O simulador FMS pode ser configurado para treinar usando o teclado do computador ou Joystick de game.
1º) Para calibrar o Joystick de game no simulador FMS, o primeiro passo é ao abrir o programa do simulador, na barra de funções vá para a função "controle" e depois clique em "controle analógico".
2º) Em seguida vai abrir uma janela e você devera clicar em “Interface para Joystick”.
Clique agora em "Mapeamento/Calibração".
3º) Abrira uma tela e veras que no topo esta escrito do lado esquerdo,”Mapeamento” e do lado direito, “Canais”.
Do lado esquerdo da telinha, onde esta escrito: Leme, Profundor, Ailerão e Acelerador, desmarque ou apague os números que estão nos quadrinhos da coluna de Canal.
Agora clique em "Calibrar".
Movimente a alavanca esquerda do Stick para frente p/ traz e observe que o canal irar preencher ou esvaziar. Este é o canal 2 o "Acelerador". Marque o numero 2 no quadrado lado esquerdo da telinha onde tem escrito "Acelerador".
a) Agora movimente a alavanca do Stick para a esquerda ou direita. Este é o canal 1 o Leme de direção. Marque numero 1 onde tem escrito “Leme”.
b) Agora movimente a alavanca do lado direito do Stick para frente p/ traz este é o canal este é o canal, o Profundor. Marque 4 onde esta escrito “Profundor”.
c) Movimentando o mesmo para os lados temos o canal 3 que corresponde aos “Ailerão”. Marque 3 no ultimo campo que esta em branco.
6º) Clique em Próximo e depois Terminar. Pronto, agora seu Joystick esta com os mesmo comandos correspondente de seu aeromodelo para treinar a vontade.
Obs: O acelerador do Joistick difere de um rádio controle do aeromodelo por parar sempre centralizado deixando o aeromodelo do simulador sempre com meia aceleração (50% de potência), enquanto que no rádio a alavanca do acelerador para onde você deixar. Podendo assim causar certo grau de dificuldade ao passar para o radio do seu aeromodelo, mas isso é só questão de costume e treino.
Bom pessoal espero ter contribuído em algum tipo de conhecimento com os colegas do e-voo . Aprendi muito e ainda estou aprendendo com o e-voo.
E-voo, eu recomendo.