ESC esquentando em Quadcóptero
ESC esquentando em Quadcóptero
Olá a todos gostaria de uma ajuda na tentativa de achar uma solução para o problema de aquecimento do ESC nos voos que faço.
Minha configuração segue abaixo não sei se esta forçando muito os motores pois eram motores e Hélices que utilizava em uma montagem de OCTO:
Motores T-Motors MT2814-10 - 770KV
Hélices 12x38 SF
ESC: HobbyWings 30A
Baterias 4S - 5000
Controladora: WK-M
Em uns 3 minutos de voo o ESC fica extremamente quente e o QUAD fica sem controle
Se alguém puder me dar uma dica agradeço.
Segue foto abaixo:
Minha configuração segue abaixo não sei se esta forçando muito os motores pois eram motores e Hélices que utilizava em uma montagem de OCTO:
Motores T-Motors MT2814-10 - 770KV
Hélices 12x38 SF
ESC: HobbyWings 30A
Baterias 4S - 5000
Controladora: WK-M
Em uns 3 minutos de voo o ESC fica extremamente quente e o QUAD fica sem controle
Se alguém puder me dar uma dica agradeço.
Segue foto abaixo:
- Anexos
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Narciso Tenório
Olá Sandman. Não uso nenhum BEC externo O modelo que uso possui um BEC de 2A embutido. Estou colocando a foto do modelo que utilizo abaixo:
http://www.skyfpv.com/syssite/home/shop/1/pictures/newsimg/1310047744.jpg
O estranho é que esquenta todo o ESC não tem um lado mais quente que outro.
Como utilizava 8 motores acho que possa ser mesmo uma sobrecarga utilizando 4, não tenho conhecimento para ter certeza disso.
Obrigado
http://www.skyfpv.com/syssite/home/shop/1/pictures/newsimg/1310047744.jpg
O estranho é que esquenta todo o ESC não tem um lado mais quente que outro.
Como utilizava 8 motores acho que possa ser mesmo uma sobrecarga utilizando 4, não tenho conhecimento para ter certeza disso.
Obrigado
[quote:98cc8fff17="rasec_jj"]Narciso, estas helices estão muito pesadas para o motor 770kv com 4s! Tenho quase certeza que é este o problema. Use helices de 11.
Outra coisa. COmprei estes motores para usar em hexa. Quanto você consegue de payload com estes motores na configuração que está o seu quad? Qual o peso do seu quad?[/quote:98cc8fff17]
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..
Outra coisa. COmprei estes motores para usar em hexa. Quanto você consegue de payload com estes motores na configuração que está o seu quad? Qual o peso do seu quad?[/quote:98cc8fff17]
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..
Narciso Tenório
- harpia
- membro
- Mensagens: 1000
- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
- Localização: Gravatá-PE
- Contato:
[quote:edbce81994="Narciso"]
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..[/quote:edbce81994]
Se quando era um Octo podia carregar 6000g e agora o quadricóptero está com 5000g, seu equipamento está com peso excessivo, o aquecimento dos ESC com certeza é por sobrecarga. Antes 8 faziam o trabalho que agora é feito por 4 com uma diferença de apenas 1Kg.
Com esses 4 motores de 770 KV girando hélices de 12X 3.8, o peso máximo deveria ser de 3000g.
Para voa de forma confortável e segura, o ideal é usar 50% da potência para voo pairado. Certamente você de está aplicando muito mais que isso para o quadri poder subir, vai aquecer e pode até danificar os ESC.
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..[/quote:edbce81994]
Se quando era um Octo podia carregar 6000g e agora o quadricóptero está com 5000g, seu equipamento está com peso excessivo, o aquecimento dos ESC com certeza é por sobrecarga. Antes 8 faziam o trabalho que agora é feito por 4 com uma diferença de apenas 1Kg.
Com esses 4 motores de 770 KV girando hélices de 12X 3.8, o peso máximo deveria ser de 3000g.
Para voa de forma confortável e segura, o ideal é usar 50% da potência para voo pairado. Certamente você de está aplicando muito mais que isso para o quadri poder subir, vai aquecer e pode até danificar os ESC.
Edson
[quote:d2df818248="harpia"][quote:d2df818248="Narciso"]
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..[/quote:d2df818248]
Se quando era um Octo podia carregar 6000g e agora o quadricóptero está com 5000g, seu equipamento está com peso excessivo, o aquecimento dos ESC com certeza é por sobrecarga. Antes 8 faziam o trabalho que agora é feito por 4 com uma diferença de apenas 1Kg.
Com esses 4 motores de 770 KV girando hélices de 12X 3.8, o peso máximo deveria ser de 3000g.
Para voa de forma confortável e segura, o ideal é usar 50% da potência para voo pairado. Certamente você de está aplicando muito mais que isso para o quadri poder subir, vai aquecer e pode até danificar os ESC.[/quote:d2df818248]
Olá harpia, é hoje fiz um teste com Hélices menores e esquentou mais ainda... Vou eliminar peso e ver o que dá. Eu estou usando 50% da potência.
Obrigado pela ajuda.
Olá rasec_jj, então na verdade adaptei o meu frame de octo para usar como quad, deve ter aproximadamente uns 5 kg com as baterias. Na configuração de Octo ele carrega um canon 5D, com lente que pesa uns 980g. Nesta configuração de Quad carrego apenas uma Camera Kodak EIS PlaySport de 145g. Por estar com este problema de aquecimento não fiz um teste de payload para ver até onde vai.
Vou testar amanha com hélices de 10x38 SF.
Até mais obrigado..[/quote:d2df818248]
Se quando era um Octo podia carregar 6000g e agora o quadricóptero está com 5000g, seu equipamento está com peso excessivo, o aquecimento dos ESC com certeza é por sobrecarga. Antes 8 faziam o trabalho que agora é feito por 4 com uma diferença de apenas 1Kg.
Com esses 4 motores de 770 KV girando hélices de 12X 3.8, o peso máximo deveria ser de 3000g.
Para voa de forma confortável e segura, o ideal é usar 50% da potência para voo pairado. Certamente você de está aplicando muito mais que isso para o quadri poder subir, vai aquecer e pode até danificar os ESC.[/quote:d2df818248]
Olá harpia, é hoje fiz um teste com Hélices menores e esquentou mais ainda... Vou eliminar peso e ver o que dá. Eu estou usando 50% da potência.
Obrigado pela ajuda.
Narciso Tenório
- Vinicius Fantini
- membro
- Mensagens: 2604
- Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:6b894e775b="Vinicius Fantini"]Você isolou o fio vermelho que vai do ESC para a FC? Qual bitola dos fios que estão indo para o motor? E para a bateria? Torceu eles?[/quote:6b894e775b]
Na verdade Vinicius ele não esta isolado esta cortado somente. Me desculpe eu não entendo muito de eletrônica, os cabo da bateria para o ESC é um Turnigy 14 AWG e do ESC para os motores é um Turnigy 16AWG, mas antes de chegar ao motores existe um conector na base do frame que conecta no braço, é uma conexão embutida no braço que leva através de um outro cabo Turnigy 16AWG ao motor. O que reparei é que não estão trançados os cabos.
Este equipamento eu comprei montado.
Estou mandando algumas imagens
Até mais e obrigado
Na verdade Vinicius ele não esta isolado esta cortado somente. Me desculpe eu não entendo muito de eletrônica, os cabo da bateria para o ESC é um Turnigy 14 AWG e do ESC para os motores é um Turnigy 16AWG, mas antes de chegar ao motores existe um conector na base do frame que conecta no braço, é uma conexão embutida no braço que leva através de um outro cabo Turnigy 16AWG ao motor. O que reparei é que não estão trançados os cabos.
Este equipamento eu comprei montado.
Estou mandando algumas imagens
Até mais e obrigado
- Anexos
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Narciso Tenório