Construção do funfly Hots perfilado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

Sim, dá. Você pode fazer os estabilizadores vertical e horizontal mais profundor e leme e também ailerons com isopor e casquinha de figueira no mesmo processo da fuselagem. Mas você terá que utilizar balsa nos contornos e também fazer um inserto de madeira mais dura onde vai o horn da linkagem. Caso a balsa esteja difícil pode-se utilizar a madeira chamada caixeta, a mesma que faz lápis, mas diminua um pouco a espessura pois ela é mais pesada que a balsa. Faça a equivalência para não acrescentar muito peso.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

Sereno,
esse sera o meu primeiro aero eu nao sei certinho a quantidade de madeira e medidas para comprar
teria como vc me da uma ajudinha nisso

valeu
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:9366f9d726="diegopoke"]Sereno,
esse sera o meu primeiro aero eu nao sei certinho a quantidade de madeira e medidas para comprar
teria como vc me da uma ajudinha nisso

valeu[/quote:9366f9d726]


Será seu primeiro funfly, é isso? Se for o primeiro aero para aprender a voar eu não te aconselho, vai se decepcionar, mas se você já voa um asa baixa com tranquilidade, beleza.

Se você construir como eu fiz o consumo de balsa é mínimo, 4 chapas de 1/16 para revestir a fuselagem e 2 chapas de 1/4 para o bordo de fuga, ailerons e superfícies da cauda. É bom você ter um varilhador para tirar as varetas da chapa de 1/4 pois comprar as varetas prontas sai bem mais caro.
Nada impede também que você utilize lâmina de madeira comum (tipo figueira ou sumaúma) para revestir a fuselagem, da mesma forma que a asa, para baratear a construção.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
Breno Giannotti
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 8:34 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto

Mensagem por Breno Giannotti »

bom dia Sereno tudo tranquilo...muito show suas construções.... por acaso tu teria algum kit desse pra venda??? pois não tenho muito os dons para a construção...ja vi esses aeros voando e se não me engano eu até vi a lenha deles na qual voce citou que o pessoal bateu voando..salvo engano um se chocou com um super tucano??..

parabéns pela construção bem limpa e cheias de detalhes
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

[quote:c4cb24622c="Sereno"][quote:c4cb24622c="diegopoke"]Sereno,
esse sera o meu primeiro aero eu nao sei certinho a quantidade de madeira e medidas para comprar
teria como vc me da uma ajudinha nisso

valeu[/quote:c4cb24622c]


Será seu primeiro funfly, é isso? Se for o primeiro aero para aprender a voar eu não te aconselho, vai se decepcionar, mas se você já voa um asa baixa com tranquilidade, beleza.

Se você construir como eu fiz o consumo de balsa é mínimo, 4 chapas de 1/16 para revestir a fuselagem e 2 chapas de 1/4 para o bordo de fuga, ailerons e superfícies da cauda. É bom você ter um varilhador para tirar as varetas da chapa de 1/4 pois comprar as varetas prontas sai bem mais caro.
Nada impede também que você utilize lâmina de madeira comum (tipo figueira ou sumaúma) para revestir a fuselagem, da mesma forma que a asa, para baratear a construção.[/quote:c4cb24622c]




Sereno.
Muito obrigado mesmo pela ajuda.
Outra pergunta o que é esse varilhador que vc comentou?
E o que é essa borda de fuga também...

Já vuo a quase 1 ano com um Pastinha ar tal que já esta ficando bem limitado voei com um phoda yak e adorei o vôo dele mais não acho quem faz ou quem tem para vender por isso esse vai ser meu primeiro fun fly e minha primeira construção...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Varilhador, também conhecido como Balsa Stripper:
[img:6effb15113]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/12439.jpg[/img:6effb15113]
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=12439

Borda de fuga, é a parte de traz da asa (onde o ar "foge" da asa).
No caso ele quiz dizer, para colocar varetas, onde você irá fixar as dobradiças, já que a asa, será feita de isopor, e a parte fixa do leme também.
Portanto será necessário colar no isopor uma vareta de balsa, para depois inserir as dobradiças.
O aileron e todas as partes móveis são feitas de balsa (vareta)

O problema é que uma vareta de balsa de 1/4 sai tipo uns R$3,00 a R$3,50 e uma chapa de balsa que você consegue tirar umas 10 varetas, sai tipo uns R$8,00
Por isto ele deu a dica do varilhador. Eu comprei um e estou muito satisfeito com a economia, somente no começo que perdi algumas varetas até pegar o jeito de cortar elas.

Agora seria legal se o Sereno desse uma dica de como tirar as varetas Triangulares também, que até agora não consegui tirar :D
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

Realmente esse equipamento ajuda muito...
achei um video dele muito bom

http://www.youtube.com/watch?v=uXYXJPkYPak
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

Sereno, estou fazendo o orçamento da balas na tevel

4 chapas de 1/16 para revestir a fuselagem
2 chapas de 1/4 para o bordo de fuga
varetas da chapa de 1/4

aqui no orçamento pede a polegada da chapa de 90cm.

obrigado
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

Sereno achei a planta em um site gringo... deu certo, Obrigado
agora vou verificar o orçamento... Obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:a62d99d2a1="diegopoke"]Realmente esse equipamento ajuda muito...
achei um video dele muito bom

http://www.youtube.com/watch?v=uXYXJPkYPak[/quote:a62d99d2a1]

No caso deste video ai, ele esta cortando uma madeira bem fininha, ai é fácil, mas quando você vai cortar uma madeira mais grossa é mais dificil, porque os veios da madeira não são 100% alinhados, sempre "puxam" um pouco para o lado, ai é onde você tem que pegar o jeito, porque senão você não consegue fazer de fora a fora na mesma medida.. começa certo e depois vai afinando.. ou entortando..
A melhor maneira que consegui fazer, é além de achar o lado certo dos veios.. passar uma ou duas vezes mais "raso" e depois afundar até embaixo para cortar definitivo.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder