Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa noite senhores,

Hoje laminei em fibra meu plug e aconteceu o que imaginei. Infelizmente o modelo está apresentando uma torção e isso é inaceitável neste projeto, pois por ser uma espécie de asa voadora a perda de sustentação seria um problemão e também a trimagem seria um caos para se arrumar. A peça ganhou muita resistência. Esta técnica aconselho para peças que não corram muito risco de torção, que sejam não muito longas e também não muito finas. Seguem as imagens. Nelas não é possível perceber mas eu estimei entre 1 e 3 graus de torção construtiva.

[img:89395941ba]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-04_22-31-05_568-577x1024.jpg[/img:89395941ba]

[img:89395941ba]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-06_14-48-15_409-1024x577.jpg[/img:89395941ba]


Agora estou pensando em algo novo para se fazer o PLUG. Pensei em cortar com fio quente mesmo espuma de PVC, algo parecido com o tal do Blue Foam e dar acabamento nele direto e ai sim dele fazer o molde. Vai sair mais caro para fazer porém não vou ter problemas com o alinhamento. Existem lojas diversas, amanhã cedo irei orçar na Barracuda e numa loja que tem material de isolamento no Ipiranga. Abraço a todos
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Diego, talvez o trabalho não esteja perdido!

Tente torcer a asa no sentido contrário e aplique outra camada de tecido, deixando curar enquanto a asa é presa na posição. Use algum calço ou aparafuse a asa numa mesa de madeira. O acabamento você faz depois.

E se mesmo assim ficar um pouco torcido, lembre que na hora de fazer o molde, podes torcer um pouco a asa também quando for fazer uma metade.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:9140456649="charles_pereira"]Diego, talvez o trabalho não esteja perdido!

Tente torcer a asa no sentido contrário e aplique outra camada de tecido, deixando curar enquanto a asa é presa na posição. Use algum calço ou aparafuse a asa numa mesa de madeira. O acabamento você faz depois.

E se mesmo assim ficar um pouco torcido, lembre que na hora de fazer o molde, podes torcer um pouco a asa também quando for fazer uma metade.[/quote:9140456649]

Eu até pensei nisso, mas estou pensando seriamente em outras hipóteses. To quase pagando um funileiro pra fazer o acabamento pra mim, mas ai eu cortaria o plug em blue foam e pediria pra alguém fazer este acabamento em massa poliéster para mim. Eu moro em apartamento e o cheiro de resina Poliéster aqui não ta me fazendo bem não. A resina epóxi cheira bem menos. Minha preocupação é o otimização do processo devido ao espaço que tenho aqui. O desenho ta ficando show.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Diego,

Sugestão para um ótimo plug:

1) Mande cortar em cnc o core em isopor p3. Projete o perfil com 2mm a menos na espessura;
2) Lamine com balsa 1/32. Utilize os contramoldes do corte para garantir que não haja torção;
3) fibre com tecido 160gr, utilizando mylar para acabamento e contramoldes (se possível vácuo)
4) acabamento com primer PU e lixa. Esta parte você pode passar para um funileiro que seja caprichoso

Plug melhor que esse, só fazendo o molde em cnc. ;)

Boa sorte e paciência
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

putz...dá uma dó ver o trabalho indo embora por um detalhe.

eu tentaria o que o charles falou antes de desistir, mas aí é com vc. com um molde torto, todas as asas feitas nele serão tortas!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:e1253302e2="ze_mayer"]putz...dá uma dó ver o trabalho indo embora por um detalhe.

eu tentaria o que o charles falou antes de desistir, mas aí é com vc. com um molde torto, todas as asas feitas nele serão tortas![/quote:e1253302e2]

Cara, num quero um avião que vire somente para a esquerda, rs... Acho que vou partir para a dica do amigo ai em cima, eu ja fiz uma vez asa laminada em fibra com isopor para o aerodesign e ficou muito boa. Estou pensando agora nas possibilidades que tenho. Eu tenho essa asa cortada em P2, mas realmente não ficou boa. talvez o P3 fique melhor.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa noite senhores,

Bom, eu tinha em minha mente desde o inicio do projeto fazer um protótipo. Um avião mais ou menos igual ao modelo final que pretendo fazer.
Eu já havia cortado em isopor desde o começo uma asa inteira em isopor e o maior dilema que eu tinha era a laminação neste processo. Bom, eu tenho eu meu poder neste momento a asa cortada com os moldes, tenho um tecido de fibra de vidro de 160gr/m² e resina epóxi para fazer isto. Acho que amanhã faço essa laminação. A ideia é fazer um plane para testar a dinâmica e a autonomia de vôo. Este processo não é tão preciso, porém é mais barato. Então vou entrar de cabeça nesse protótipo e tentar terminar até final de janeiro.

[img:93ab536e3d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-08_19-05-48_338-577x1024.jpg[/img:93ab536e3d]

Chegaram ontem os servos e o ESC que vou usar no plane:

[img:93ab536e3d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-08_19-06-35_57-1024x577.jpg[/img:93ab536e3d]

Se tudo der certo amanhã, posto as novidades.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:4867cee942="ze_mayer"]Isso, vtx é o transmissor de vídeo, e é ideal que não tenha um cabo longo entre ele ea antena dele, e que isso tudo fique longe do resto.

Só por curiosidade, qual o peso estimado para vôo?[/quote:4867cee942]

Zé, o cabo entre o AMP e o OSD pode ser maior?
Usarei este esquema de acordo com o manual da DIYdrones. alguma dica?
A câmera para entra no POD que escolhi é esta:

[img:4867cee942]http://www.ahdcameras.com/images/T/mc91ab18.jpg[/img:4867cee942]
[url]http://www.ahdcameras.com/480tvl-1-4-cmos-170-degree-wide-angle-micro-camera-support-3.6-v-24v-wide-voltage.html[/url]

Ela é compatível com o sistema?

[img:4867cee942]http://arducam-osd.googlecode.com/svn/wiki/images/DiagramaMinimOSD.jpg[/img:4867cee942]

Tenho muitas dúvidas sobre o sistema, queria usar a menor camera possível e de boa qualidade para colocar no POD
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

Diego, boa sorte na nova tentativa! Se possível, poste para nós o avanço com a laminação!

P.S Estou feliz em ver a inclusão de elementos de FPV nele...! Valeu!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:09623d9ffd="job_veloso"]Diego, boa sorte na nova tentativa! Se possível, poste para nós o avanço com a laminação!

P.S Estou feliz em ver a inclusão de elementos de FPV nele...! Valeu![/quote:09623d9ffd]

Job, cara, o FPV vai ajudar muito na diversão da coisa.
Seguinte eu encontrei esta câmera aqui também, porém ela tem uma tensão máxima de 6V, Minha pergunta para a turma do FPV: Esta câmera é compatível com o Ardupilot? Posso colocar uma resistência entre a câmera e a bateria para diminuir esta tensão? Existe algum fórum de discussão sobre a compatibilidade das câmeras? Para mim, quanto menor a câmera melhor...

[url]http://www.ahdcameras.com/0.008lux-520tvl-mini-cctv-camera-90-degree-view-angle-mc900-v9.html[/url]
Responder