Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Para decolagem também é muito importante o uso do leme de direção.
Pessoal que não aprendeu usar leme tem grande dificuldade de correr pista em linha reta.
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:dc41ba0702="Fernando Manfio"]Para decolagem também é muito importante o uso do leme de direção.
Pessoal que não aprendeu usar leme tem grande dificuldade de correr pista em linha reta.[/quote:dc41ba0702]

Não só na direção mas na decolagem em si, é o que aconteceu com o link que eu coloquei acima.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d1d6ce2653="roberto.mazza"]Essa polêmica é saudável, não estou defendendo usar só o aileron, mas estou justamente construindo um modelo de 1 metro de envergadura somente com ailerons, sem leme.

Porquê? Não recomendo a ninguém, mas gosto do vôo só com ailerons.

Para pouso e decolagem sem dúvida o leme é indispensável, esse modelo que estou montando não tem trem de pouso (para reduzir mais o arrasto), só patins, a decolagem é na mão e o pouso tem que ser na corrida, pois ailerons em baixa velocidade e nada é a mesma coisa.

Sei de tudo isso, sou aeromodelista desde 1976 mas nunca tinha montado um aero assim, sempre usei e recomendo o leme em aeromodelos, resolvi montar esse justo agora, mais como uma curiosidade. E antes que me detonem, sei que não é o correto, mas acredito que vai ser um vôo interessante, poderia colocar mais um comando no leme fácil, mas resolvi montar um aero o mais leve possível e aí abri mão do canal do leme.

Não recomendo pra ninguém, mas tô ansioso pra voar esse bichinho. Não tô começando agora, portanto sei muito bem a cag*** que estou fazendo.

Sem pedradas, por favor.[/quote:d1d6ce2653]

Aí eu pergunto;
Se a deriva ficar 1° inclinada para um lado, como irá fazer a trimagem para evitar do aeromodelo desviar o curso?
Esse mísero 1° pode até parecer besteira e em voos bem lentos pode até nem surtir efeito, mas quanto mais rápido for, mas ele irá se evidenciar.
É como eu já disse outra vez, muitos podem me achar o senhor correto em tudo, mas faço das minhas e a diferença está que eu não falo o errado que eu faço aqui, só falo o correto, pois se um dia alguém seguir o que eu falei, como eu só falo o correto, ele nunca terá problemas, pois se eu falasse o incorreto também, se ele acatar o incorreto, poderá se estrepar por indicação minha.
Então, se não temos a forma correta de falar, falar o incorreto é o mesmo que incentivar o cara a fazer errado que irá ganhar um prêmio por isso.
É o mesmo que eu dizer que o cara tem que somar 2+2 e tem que ser 4, mas pode ser 3 ou 5, pois é só 1 de diferença mesmo para mais ou para menos e isso fará pouca diferença depois, ou seja, falei o correto, mas incentivei o errado.
O que ele irá optar?
Sempre o errado é mais fácil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Roberto, claro que da pra voar sem... Ô se da!!! Tenho dois modelos sem..
O que não pode, e isso você não faz, é dizer que o cara tem que iniciar sem saber voar com.
Aprender se aprende direito logo no inicio.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Roberto, queira me desculpar, mas o exemplo da zagi foi infeliz. Afinal de contas, a essência da zagi nunca teve leme, assim como a essência do Slow Stick nunca teve ailerons.

Acho que cada aero tem os comandos necessários, e se tem, porque não usalos todos? afinal de contas, eles foram feitos para isso.

Aprender ou não aprender com o leme? CLARO QUE SIM! afinal, é um comando não menos importante que os outros, senão o mais importante (minha opinião) dentre eles. Sinceramente, todos sabemos que devemos aprender todos os comandos e dominalos muito bem para poder sair de situações adversas, trimar, fazer manobras e etc, falar que não é bom fazer, e você proprio fazer, vai contra a sua propria palavra ou conceito. confunde quem está começando que, na maioria dos casos, opita pelo mais "fácil", mas que vai prejudicar ele muito la na frente, Acredite.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:d8de5a091d="roberto.mazza"][quote:d8de5a091d="Marco Antonio"]Roberto, claro que da pra voar sem... Ô se da!!! Tenho dois modelos sem..
O que não pode, e isso você não faz, é dizer que o cara tem que iniciar sem saber voar com.
Aprender se aprende direito logo no inicio.[/quote:d8de5a091d]
Ah sim, mas nunca quis falar que era pra aprender sem leme. Pelo contrário. Pensei que tivesse deixado bem claro que não é o recomendado, se ficou outra impressão, não foi o que quis dizer.

Só quis colocar que acho o vôo de aileron instigante. Sempre voei aeros glow com quatro canais no mínimo e tô começando com os elétricos, porisso a montagem desse pequeno de 1 metro e sem ailerons.

Mas já foi muita polêmica, pra mim à toa. Melhor parar por aqui, e se alguém ficou chateado com alguma coisa, de antemão peço desculpas, e se quiserem eu apago meu post.[/quote:d8de5a091d]

Cara, isso aqui é uma escola! este tipo de discursão abre pontos de vistas diferentes pelo qual normalmente não olhamos por ja ter uma visão formada da coisa. Eu particularmente adoro quando tem este tipo de discursão aqui no forum pois junto normalmente vem uma bagagem de informações úteis e alguma inútil, onde devemos ter discerimento para filtrar as boas e descartar as más!

não precisa de se desculpar (não julgo necessário) já que é uma discursão saudável!

Um abraço!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Bom


Eu comecei no aeromodelismo, com 5 anos de idade. Nessa época era só cabo com cabo trainer, em um Ugly Stick .46 do Cebola.
Lá com os meus 7 anos de idade, fiz meu primeiro voo solo com o auxílio do Guga, lá no Ginásio do Ibirapuera com um Slow Stick.
Depois disso, voei durante anos aeros indoor, leme e profundor.
Posteriormente, continuei voando durante alguns anos, um Slow Stick de balsa do Cebola, que era leme e profundor.
Cheguei a fazer alguns vôos em programas do Gugu na época no SBT e em um programa na Record que não me recordo o nome agora, com um Stickinho leme e profundor.
Depois de voar anos e anos aeros só com leme, parti para meu primeiro aero de acrobacia, que é um Fun Fly, não tive dificuldade nenhuma para voa-lo.
Treinei bastante no simulador, e cada voo que fazia ia melhorando meu repertório de manobras.

Com isso quero dizer, para começar como o Marco falou, como o Laercio falou. Comece com leme e profundor, com o leme no stick do acelerador. No futuro, você vai saber a diferença entre saber usar o leme em acrobacia (se você for voar acrobacia), ou em rodar térmicas, ou em qualquer outra coisa.


Conheço muita gente que começou com o Aileron. Realmente, eles sabiam voar. Em compensação, só sabem fazer curva para a esquerda. Se mandar algum deles fazer uma curva para a direita, é menos de 10 segundos o tempo de pegar os cacos do aeromodelo.


Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
carlosperli
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 1:43 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por carlosperli »

Pessoal,

Apesar de novo no aeromodelismo, aprendi a voar em um modelo que está aqui no site : o Sea BB 42'.

Após a construção e muita leitura, deixei o leme no stick esquerdo. O Sea não possuia aileron e também tinha diedro.

Relato aqui que foi o MELHOR e o jeito CERTO de aprender a voar. Em 06 meses estou voando um asa baixa e concordo PLENAMENTE com o MARCO, que se pegar um vento lateral e tentar pousar se o uso de leme , a probabilidade de m***a é grande.

Existe na prática alguns tipos de modelistas, o que dizem que acham melhor e os que fazem o certo.....eu escolhi (na minha visão) o caminho certo!!!

Abraços
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Olha amigo...

No caso dos SLOW STICK, você tem a opção demontagem só com o leme...
Funciona normalmente porem o aero fica mais manso para fazer as curvas, e o comportamento na curva é mais arrastado...

Já só com o aileron, você tambem voa normalmente com curvas mais precisas, porem não conseguira fazer aquele ajuste fino no pouso para apontar o nariz do aero com o eixo da pista e corrigir provaveis rajadas de vento...

O ideal para a sua escolha se tiver que optar entre um ou outro, eu escolheria com certeza o comando de leme, o aero vai fazer curvas e conseguira alinhar facilmente com a pista no pouso...

Espero ter ajudado...


Abraço
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

É verdade que muitos pilotos iniciante muitas vezes nem usa o leme...

Agora...

Me responde uma coisa....

Já voou slow stick?

O comportamento do aero usando o leme é similar ao uso do aileron....

Agora uma coisa é certa.... ( VARIA DE MODELO PARA MODELO )

Tem modelos que é impossivel voar sem aileron...

Eu ainda prefiro voar com o leme no slow stick... é uma questão de gosto... rsrs

Abraço
Responder