Avião Treinador - 1.6m de envergadura

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Avião Treinador - 1.6m de envergadura

Mensagem por vitormixfer »

Boa tarde pessoal! Vou colocar aqui as fotos de um aeromodelo que peguei com um amigo aqui da minha cidade, que foi quem construiu o modelo e já fez alguns vôos.
Bom, o avião tem aproximadamente 160 centímetros de envergadura e vou usar o seguinte:
- Bateria LiFe 700mah
- 3 Servos HK - Laranjinhas e 1 Futaba 3003
- Rádio - Turnigy 9x
- Motor Super Tigre GS 45

Queria a opinião de vocês e também tirar umas dúvidas. A primeira é quanto a posição da antena do receptor. Está colocada na posição correta?
A outra é quanto a asa. Parece-me meio frágil. Não pretendo fazer acrobacias, só vôos bem ""escala"", como saber se ela aguentará sem retirar a entelagem, que é feita com uma espécie de tecido, e colado. Só testando mesmo?






Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:23 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Pessoal, dando uma fuçada no modelo descobri o era a causa da aparente fragilidade do modelo. A asa é baionetada, e estava apenas emendada por fita e vinil. Colocando os elásticos da asa ela ficava mais resistente, porém não estou confiante de ser o suficiente e pretendo melhorar isso. Alguma sugestão? Estou pensando em colar a asa e a baioneta..
Além disso, de que modelo seria essa asa, alguém tem um chute?



Edited: A asa parece ser de um arrow. Resolvi colar mesmo, e "lasquei epoxi" :lol: :lol:
Espero que fique bom, se não terei bastante trabalho..
Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:23 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Bom dia,

Essa asa me parece ser do ARROW da Hangar 9

Ela usa baioneta sim e não é colada não.... Usa apenas uma fita de vinil para fixar a asa uma na outra... Tenho varios amigos que nem usa essa fica indicada pelo manual, para facilitar o transporte...

Fique tranquilo que é seguro voar assim.... Uma vez que o modelo não sofre forças na direção de soltar uma asa da outra....
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Segue a foto do modelo
Anexos
han_2625.jpg
han_2625.jpg (15.7 KiB) Exibido 8383 vezes
Apartir do momento que o Homem sentir a sensação de voar, jamais vai querer ficar com os pés no chão por muito tempo....
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Opa, bom dia! A asa é de um arrow mesmo. Dei bobeira e acabei colando, vai dificultar o transporte mas achei mais seguro.
Obrigado, Vítor
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Por um lado vai ser mais reforçada...

Bons vôos
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Depois de um tempo o avião fez apenas um voo até hoje. Troquei a bateria por uma outra LiFe de 1100. Pra falar a verdade foi desnecessário, mas ajudou no posicionamento do CG.
A questão que me incomoda é que no fim do voo, quando alinhava com a pista, o avião perdeu o sinal, por muito pouco tempo, uns 2 segundos no máximo. Agora quero reposicionar o receptor e antena buscando evitar esse tipo de problema. Onde devo colocá-lo?
Ps.: Foi a minha primeira perda de sinal com o Turnigy. Uso a um tempo já e em muitos modelos e nunca tinha tido nada, por isso acho que foi posicionamento incorreto da antena.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Atualizando: Troquei a posição do link da triquilha e afastei mais uns 3cm da antena. Fiz os testes de alcance, e dei cerca de 40 passos, comigo e o modelo em diferentes posições. Não tem mais nenhum problema de sinal :D
Após terminar o check, comecei voar e a entelagem de parte do profundor se soltou. Pousei, fui pra casa e agora vou dar uma melhorada na entelagem. Já retirei a antiga e vou refazê-la, porém com vinil.

Seguem fotos:

Instalação dos equipamentos:
[img:6c9ab3c3a8]http://imageshack.us/scaled/landing/96/imagem010oz.jpg[/img]
[img:6c9ab3c3a8]http://i1066.photobucket.com/albums/u407/vitormixfer/imagem001tu_zpsf3364706.jpg[/img]

Entelagem soltando:



Início dos reparos:
Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
oliveiraceg
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Set 25, 2011 12:02 pm
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por oliveiraceg »

amigo, bom dia, tem um tempo que tinha o turnigy até que meu glow foi embora, aconselho vc trocar de rádio, foi o que fiz, falo isso para você não ter futuros inconvenientes. boa sorte.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

depende... o Turnigy se revisado internamente, é tranquilo... nunca abri até hoje um que estivesse com qualquer problema interno... única coisa que não gosto realmente é da qualidade do módulo dele... tenho um 9X aqui que peguei para realizar testes mesmo, e coloquei o FrSky.. opção ótima e com custo bem acessível, e deixa o rádio muito confiável... as vezes compensa fazer isso...
mas de resto, troque toda a entelagem do avião que percebe-se que está soltando, e fez bem em colar a asa... já vi alguns arrows abrindo asa em vôo por fazer como disseram aí, só prendendo com fita e deixando baionetada... eu sempre prefiro emendar a asa com epóxi e pronto, eliminar qualquer problema!
Responder