1. Prova P-30 2013 em Salto - SP em 17/02/2013

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

1. Prova P-30 2013 em Salto - SP em 17/02/2013

Mensagem por betocastrucci »

Iniciando a temporada 2013 do campo de grama em Salto SP, organizaremos uma prova da categoria P-30 no domingo 17/02/13.

As regras para a prova:

[b:fe3a4a4555]1. Modelo[/b:fe3a4a4555]

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

[b:fe3a4a4555]2. Prova[/b:fe3a4a4555]

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.


[b:fe3a4a4555]3. Competidor[/b:fe3a4a4555]

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.

3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.

3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.

3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.

3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.

[b:fe3a4a4555]4. Aferição dos Modelos[/b:fe3a4a4555]

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.

======================================

adicionado em 13/02/13:

[b:fe3a4a4555]Horário dos voos[/b:fe3a4a4555]

08:00 - 08:59 1. janela de voo
09:00 - 09:59 2. janela de voo
10:00 - 10:59 3. janela de voo
11:00 - 11:15 Voo de desempate (Fly Off)
11:30 Premiação
Beto
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Legal Beto alguem tem que tomar iniciativa para "o trem andar" temos logo mais o Nacional Argentini que esta em nossos planos.
Apenas discordo do item 3.2, se aproposta é incentivar o desenvolvimento do VL entendo que o modelo deva obrigatoriamente ser construido pelo competidor.
Fica registrado meu parecer.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

ok estou dentro
infelizmente não vou conseguir voar embalse mais os resultados das provas vão daruma boa base de como estamos na P30
Att
Eduardo
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Corrado,

esta regra 3.2 se refere à antiga regra BOM (builder of model) que rezava que o concorrente era obrigado a ser construtor do modelo. Isso valeu até o inicio dos anos 90 e ainda é alvo de muitas polêmicas. No mundo do aeromodelismo FAI, tanto faz se Voo Livre, R/C ou VCC, cresceu um comércio enorme de modelos prontos e partes após a liberação dessa regra. Posso dizer que são pouquíssimos competidores em mundiais que constroem seus próprios modelos.
Eu não acompanhei o inicio desse processo, mas posso dizer que quando valia a regra BOM em todo campeonato que presenciei era uma guerra de acusações que fulano não tinha construído isso ou aquilo do modelo. Lembro de uma prova de F3A (acro R/C) onde um amigo levou um modelo construído a partir de um kit onde já vinham prontos a fuselagem de fibra de vidro e a asa de isopor chapeado, e recebeu protesto com alegação de infringir a regra BOM. Foi um bate boca dos bons e o cara acabou competindo, mas deve ter sido sua última prova.
Acredito que devam ter sido esses protestos que motivou a FAI a abolir a regra, espero que não tenha sido por pressão comercial dos fabricantes de modelos :D
No caso da P-30 até onde eu saiba não existem modelos hi-tech ucranianos ou russos à venda, e também não é aplicada a regra BOM mundo afora. No nosso caso facilitaria a participação de competidores com modelos ou partes emprestados.
Concluindo, acho que não devemos criar regras próprias no caso de classes internacionais como a P-30.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Passada a prova dos Vespinhas, agora é hora de treinar com os P-30. Pretendo voar alguns dias no carnaval em Salto.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Carnaval vou dar QTA.

Dia 03 pretendo melhorar o desempenho do meu Meteoro com mechas 3/32".

Braulhos!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Minha programação:
Domingo dia 03/02/13 - Villa-Lobos
Carnaval - Salto (ainda não sei ao certo qual dia).
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

domingo pretendo conhecer aquele campo ao leste que comentei via email
e construir um thunter tbm
Att
Eduardo
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:009a746ee4="Alvaro Sala"]Minha programação:
Domingo dia 03/02/13 - Villa-Lobos
Carnaval - Salto (ainda não sei ao certo qual dia).[/quote:009a746ee4]

No domingo eu vou [b:009a746ee4]deixar[/b:009a746ee4] o Alvaro assistir o "maiden flight" do Jaburu 2.0.1
No Carnaval se tiver como contar com gurus gostaria de ir 2x, afinal o brevê para Embalse vai me exigir muitas horas de voo com instrutor.
Stick & Tissue Forever!
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Minha programação de carnaval : dommingo e terça vou estar no campo por volta de 07:00 hs, pelo histórico ate 09:00 hs vento zero mas pode mudar.
Quanto a prova de P 30 os envolvidos com Embalse tem que tomar muito cuidado com os modelos, já fiz este comentário aqui no forum, construir um P 30 é rapido, regula-lo para tirar o maximo de modelo pode não ser tão facil e quando se busca aquele "pouquinho" mais é como o fio da navalha.
Responder