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Enviado: Dom Fev 10, 2013 1:55 am
por gabrielmaia
não sei por que não ta aparecendo as imagens aqui. Nem no firefox e nem no chrome.
sou muito fã das construções do Fabio e queria acompanhar essa tbem...


EDIT: foi só eu postar que as fotos apareceram aqui
obrigado

Entelando as asas e os ailerons

Enviado: Dom Fev 10, 2013 3:40 pm
por fabiofleal
Aqui, nada de novo: Usei vinil aquecido com o ferrinho de entelar, sem cola. depois de tudo entelado, os ailerons voltam p/ a asa.

Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.

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Enviado: Dom Fev 10, 2013 3:46 pm
por fabiofleal
P/ o vinil nao soltar nas beiradas, 2 coisas importantes sao passar bem a ponta do ferrinho (usei meia-potencia) nas bordas que fazem interface com a seção central e proximo aos bordos de ataque e fuga, uma leve camada de CA Foam safe.

Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.

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Enviado: Dom Fev 10, 2013 3:47 pm
por fabiofleal
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Enviado: Dom Fev 10, 2013 3:50 pm
por fabiofleal
Neste ponto, quando terminar de ser entelada, a asa estara pronta p/ receber o depron dos pylons. Após este estagio, vem a finalização das naceles, que ja estao pintadas - por dentro e por fora.

Asa entelada

Enviado: Dom Fev 10, 2013 4:00 pm
por fabiofleal
Pronta para a proxima etapa: Finalização dos pylons.

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Enviado: Dom Fev 10, 2013 4:03 pm
por fabiofleal
E as coisas começam agora a ganhar forma. Vista de tarseira, a asa não é 100% fiel à escala, por razões funcionais: A incidencia dela é o que se usa p/ aeromodelos (3º), o que nao deixa baixar demais o BF da raiz, como no aviao real. Como se trata de uma asa de isopor cortada a fio quente, a transicao p/ o washout é linear. Tudo isto suaviza a "dobra" que o BF sofre neste aviao.

Enviado: Dom Fev 10, 2013 10:27 pm
por fabiofleal
Sem querer achei um dos topicos do RCGroups onde tudo comecou:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=147445&highlight=dc+9+edf+50+that+rock

Anos amis tarde, Mike Neff colocaria a tecnica ali proposta em pratica, provando ser possivel e pratico.

Pylons

Enviado: Ter Fev 12, 2013 2:48 pm
por fabiofleal
Engine pylons sao sempre peças criticas neste tipo de projeto. Além de pendurar as naceles das EDFs, precisam isolar eventuais vibrações e aguentar o tranco em caso de impacto, dando a possibilidade de reparos rapidos. Ou seja: precisam ser molengos mas nem tanto. E em caso de pequenos acidentes, nao sao eles e sim as juntas com as naceles que devem se romper.

Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.

Depois de pintar...

Enviado: Ter Fev 12, 2013 2:52 pm
por fabiofleal
Fiz uma pre-colagem com gotas de cola de contato, só p/ ajustar, com lixa, as laterais de depron ao shape do pylon. Depois, retirei as peças p/ pintura e, no retorno, mais epoxi p/ a colagem definitiva.

Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.