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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:21 pm
por fabiofleal
Encaixe da asa.
Lembram que eu precisei inverter o encaixe da asa ? Esta peça, feita de cartao plastico, com um slot aberto com a Dremel, é a contra-peça da lingueta e compensado existente na secao central da asa.

Wingbox

Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:38 pm
por fabiofleal
Uma das peças mais faceis de se errar o shape, mesmo usando card models. Isto porque nao tem como se ter uma boa referencia p/ posiciona-la.

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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:38 pm
por fabiofleal
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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:39 pm
por fabiofleal
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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:41 pm
por fabiofleal
Novamente, depois de muita quebração de cabeça, caiu a ficha: Se a fuselagem tem o recorte do perfil e a borda superior do wingbox nela sobre ate acima da asa, o jeito é marcar a posição do perfil em relação à frente/traseira do aviao e em ralação à altura e depois tranferir essas "coordenadas" p/ o wingbox. mas como ?

A asa sáo vai subir ate a altura do corte na fuselagem. Assim, se o depron rasgar ate esta altua, nao vai fazer falta. Espetei 2 palitos de churrasco de forma "passnate" e, com elasticos de dinheiro, chamei eles ate o batente do recorte da fuselagem, forçando o wingbox a ficar em sua posiçao e, ao mesmo tempo, encontrando aproximadamente onde recortar p/ encaixar a asa.

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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:47 pm
por fabiofleal
Uma vez colado e posicionado o wing box, e com o perfil posicionado sobre ele, é possivel fazer o corte da asa.

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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:51 pm
por fabiofleal
E assim, a asa finalmente entra em seu lugar definitivo. Agora vem todo um processo de ajuste "na mao grande" com o estilete p/ liberar o espaço p/ as rodas entrarem na wingbox. Infelizmente, nao sobrou espaço p/ o que eu queria, que era por um modulo e um servo p/ replicar o movimento das portas ventrais. Pelo menos a principio, o modelo ficara sem elas. A sequencia (modo 2 do modulo Assan) é:

POrta abre, trem sobre, porta fecha.
Porta abre, trem desce, porta fecha.

Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:53 pm
por fabiofleal
Estou devendo fotos mostrando:
Ancoragem do parafuso da asa;
Confecção das cavernas do wingbox
Fixacao dos estabilizadores (Sao baionetados tb).

Em breve...

Adesivos

Enviado: Seg Fev 18, 2013 7:45 am
por fabiofleal
Bom... Enquanto nao posto o conjunto traseiro, vamos aos adesivos. Esta foi uma das partes faceis, p/ que conhece um minimo de Corel Draw. Leva umas 3h, se vc for lento do jeito que eu sou.

No site Brands of the world, vc acha varios logos. Baixei ali o da TAM.
NO google, vc encontra imagens de adesivos para kits plasticos. Basta procurar por "airliner decals", em imagens. So que essas imagens sao, geralmente, em baixissima resolucao. O jeito e vetorizar na raca, importando as figuras e usando a ferramenta Bezier do Corel Draw. O mais dificil foi descobrir qual era a fonte do logo da Star Alliance. As janelas... vc so precisa vetorizar uma. O resto e Ctrl+C / Ctrl+V, transformando 2 em 4, 8, 16, 32, 64... Um detalhe que precisa de atencao e a ordem de sobreposicao: Em uma aeronave real, obviamente o corte das portas e as janelinhas interrompem o logo. Assim, precisam ficar na frente, no arquivo .cdr.

Outra coisa que me deu um pouco de trabalho, ja que meu conhecimento de CD e muito limitado foi p/ espelhar corretamente o layout das janelas entre o lado direitoe esquerdo. E menos simples do que parece por causa das divisoes de classes na aeronavde, que fazem com que haja intervalos entre os grupos de janelinhas. Se vc aplica um espelhamento simples, estraga tudo.

Feito o arquivo, fui no airliners.net e medi em uma foto de lado, a proporcao da altura de cada janela em relacao aocomprimento da fuselagem. Obtido este numero, e so arrastar com o mouse ate deixar o arquivo na escala e bloquear o objeto p/ o carinha de grafica nao fazer besteira.

Estava pronto o arquivo abaixo. Foi so levar em uma grafica rapida e pedir p/ o cara apertar Ctrl+P e Enter, o que exigiu um certo stress na hora, ja que existe uma cultura dos prestadores de servico em impor prazos, mesmo quando desnecessarios (e quase sempre eles sao desnecessariso, como provei aos caras, que ficaram sem argumentacao).

Enviado: Seg Fev 18, 2013 1:08 pm
por vitor 182
fabio
o se algum equipamento dentro do aviao falhar como vc ira abri-lo para manutençao? (esse é a duvida q sempre tive com aeros fechados)
e o shape vai ser removivel ou ira colar na asa?
porfavor aceite minha humilde opiniao :)
vc terá q cortar o shape pelo q vi (por causa do trem retrátil)
é melhor vc nao colar o shape e colocar uns imas
tipo o mesmo sistema para cowl entendeu?
acho q fica bem resistente e bem manusiavel para manutençao