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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:47 pm
por fabiofleal
Uma vez colado e posicionado o wing box, e com o perfil posicionado sobre ele, é possivel fazer o corte da asa.

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Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:51 pm
por fabiofleal
E assim, a asa finalmente entra em seu lugar definitivo. Agora vem todo um processo de ajuste "na mao grande" com o estilete p/ liberar o espaço p/ as rodas entrarem na wingbox. Infelizmente, nao sobrou espaço p/ o que eu queria, que era por um modulo e um servo p/ replicar o movimento das portas ventrais. Pelo menos a principio, o modelo ficara sem elas. A sequencia (modo 2 do modulo Assan) é:

POrta abre, trem sobre, porta fecha.
Porta abre, trem desce, porta fecha.

Enviado: Dom Fev 17, 2013 10:53 pm
por fabiofleal
Estou devendo fotos mostrando:
Ancoragem do parafuso da asa;
Confecção das cavernas do wingbox
Fixacao dos estabilizadores (Sao baionetados tb).

Em breve...

Adesivos

Enviado: Seg Fev 18, 2013 7:45 am
por fabiofleal
Bom... Enquanto nao posto o conjunto traseiro, vamos aos adesivos. Esta foi uma das partes faceis, p/ que conhece um minimo de Corel Draw. Leva umas 3h, se vc for lento do jeito que eu sou.

No site Brands of the world, vc acha varios logos. Baixei ali o da TAM.
NO google, vc encontra imagens de adesivos para kits plasticos. Basta procurar por "airliner decals", em imagens. So que essas imagens sao, geralmente, em baixissima resolucao. O jeito e vetorizar na raca, importando as figuras e usando a ferramenta Bezier do Corel Draw. O mais dificil foi descobrir qual era a fonte do logo da Star Alliance. As janelas... vc so precisa vetorizar uma. O resto e Ctrl+C / Ctrl+V, transformando 2 em 4, 8, 16, 32, 64... Um detalhe que precisa de atencao e a ordem de sobreposicao: Em uma aeronave real, obviamente o corte das portas e as janelinhas interrompem o logo. Assim, precisam ficar na frente, no arquivo .cdr.

Outra coisa que me deu um pouco de trabalho, ja que meu conhecimento de CD e muito limitado foi p/ espelhar corretamente o layout das janelas entre o lado direitoe esquerdo. E menos simples do que parece por causa das divisoes de classes na aeronavde, que fazem com que haja intervalos entre os grupos de janelinhas. Se vc aplica um espelhamento simples, estraga tudo.

Feito o arquivo, fui no airliners.net e medi em uma foto de lado, a proporcao da altura de cada janela em relacao aocomprimento da fuselagem. Obtido este numero, e so arrastar com o mouse ate deixar o arquivo na escala e bloquear o objeto p/ o carinha de grafica nao fazer besteira.

Estava pronto o arquivo abaixo. Foi so levar em uma grafica rapida e pedir p/ o cara apertar Ctrl+P e Enter, o que exigiu um certo stress na hora, ja que existe uma cultura dos prestadores de servico em impor prazos, mesmo quando desnecessarios (e quase sempre eles sao desnecessariso, como provei aos caras, que ficaram sem argumentacao).

Enviado: Seg Fev 18, 2013 1:08 pm
por vitor 182
fabio
o se algum equipamento dentro do aviao falhar como vc ira abri-lo para manutençao? (esse é a duvida q sempre tive com aeros fechados)
e o shape vai ser removivel ou ira colar na asa?
porfavor aceite minha humilde opiniao :)
vc terá q cortar o shape pelo q vi (por causa do trem retrátil)
é melhor vc nao colar o shape e colocar uns imas
tipo o mesmo sistema para cowl entendeu?
acho q fica bem resistente e bem manusiavel para manutençao

Enviado: Seg Fev 18, 2013 5:57 pm
por fabiofleal
Vitor,
Na verdade, a unica coisa que vai dentro das partes fechadas é as extensões para os servos. As exetremidades delas saem todas nas areas de livre acesso, que sao as fixações do conj. traseiro (vou postar as fotos) e a area da asa.

Se vc se refere ao shape da caixa de asa, está certo, mesmo. Vou ter que recortar, como o é no aviao real. infelizmente, não sobrou espaço p/ o mecanismo que abre e fecha a porta ventral do trem (esta da foto abaixo), ai no meu tera q ficar aberta.

Com relação ao resto da fuselagem, precisa ficar fechada, formando um tubão, p/ funcionar estruturalmente, distribuindo os esforços do peso e dos impactos. O unico ponto que pode precisar se aberto é abaixo da caixa da bequilha, onde ficam os servos. Ali, como ja existem cavernas em volta da caixa, a casca é colada em volta delas, deixando s´a parte da caixa mesmo um pouco mais solta, como se fosse um velcro. Nao posso deixar esta parte totalmente sem cola p/ nao criar um efeito de zipper que, com o tempo, a faria soltar das cavernas.

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Enviado: Seg Fev 18, 2013 5:59 pm
por fabiofleal
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Enviado: Seg Fev 18, 2013 6:10 pm
por caribeiro
Fabio
existe algo reforçado a estrutura? varetas de fibra, astis de madeira ou algo semelhante que de suporte para a estrutura não quebrar ou se pertir no meio?

Pelo vídeo e pelo que vi na foto há depron no meio e os círculos que dão forma a fuselagem mais isso é suficiente? ha algo a mais?

[img:7abb3d39c4]http://www.e-voo.com/forum/files/bq2_189.jpg[/img:7abb3d39c4]

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Enviado: Seg Fev 18, 2013 7:36 pm
por fabiofleal
Parece estranho mesmo, mas isto é o bastante para o caso deste tipo de aero. A forma circular da fuselagem distribui a energia por igual. Repare na foto acima que, se a bequilha receber um impacto que a puxe p/ tras, a caixa de balsa vai "esticar" a cola que a prende à parede vertical e às cavernas. Por isto eu disse lá no começo que ia usar o principio do raio de bicicleta.

Claro que este aviao nao vai ter a mesma resistencia a situações como capotar ou sair da pista a toda hora. Não parece, mas fazer um cara desses correr reto pela pista e voa-lo exige que vc ja consiga evitar estes tipos de situação. Assim, as pancadas inevitaveis ficam sendo somente aquelas que "não tem jeito", mesmo. E destas, a maior parte é de facil conserto. Por exemplo, em uma pancada mais forte nos trens de pouso, a ideia é que a vareta de fibra da ancoragem se solte e a parte de compensado deixe o resto pendurado. Se a bequilha levar um impacto em velocidade, como ela e travada no pino do retratil com uma gota de CA, esta gota deve ceder, soltando toda a perna preta da foto acima. O aviao inteiro tem esses pontos fracos propositais, chamados fusiveis mecanicos, para o caso de algo sair do controle. A pista que será a casa deste modelo tem rajadas repentinas, muito fortes e que vem, a cada hora, de uma direção diferente. assim, a situação mais corriqueira deve ser parecida com estas aqui. Vc vem com tudo certo e de repente o vento estraga tudo. Se perder a concentração por um instante, já era. mesmo quem voa Giants costuma ter bastante problema lá:

http://www.youtube.com/watch?v=T56qOYssAFs


Já quando o vento é forte, porem constante, este tipo de aero fica tranquilo p/ pousar, como neste video, feito em um kartodromo em frente à praia e sem predios por perto:

http://www.youtube.com/watch?v=WNeqkH-BcDw

Enviado: Seg Fev 18, 2013 7:53 pm
por Sales
Cara, não sei se a American Airlines opera o a330, mas se sim, ele com as cores novas ia ficar lindo de mais, ou na da Qatar. Sobre as 'portas' do trem de pouso, você poderia fazer ela tipo em 90°, para baixo, (paralelas aos trens de pouso), e com um fio de nylon passando na frente do trem de pouso. Quando recolher o trem de pouso, ele vai puxar o fio, e as portas para cima do trem de pouso, ai teria que fazer algo com que faria força para ele voltar a posição paralela ao trem, mas só liberaria, quando o trem de pouso voltasse a 'sair', liberando fio de nylon.

Depois faço um desenho se não entender hahahaha, muito confuso a explicação.

Boa sorte e um grande Abraço!