qual a diferença entre receptor fhss e fasst

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
fabiomad
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Nov 29, 2012 5:44 pm
Localização: guarulhos

qual a diferença entre receptor fhss e fasst

Mensagem por fabiomad »

oi amigos me deem uma ajuda pq to querendo pegar t-rex 500 pro dfc, e o vendedor me apção de radios futaba T6J E T8J FHSS, ate entao me chamou mais atençaõ o t8j mas oq é o fhss e fasst
rbborges
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 11:35 am
Localização: Sao Jose dos campos

Mensagem por rbborges »

Boa tarde!

FHSS (Frequency Hoping Spread Spectrum) é o nome de uma tecnologia. É uma forma de emissão de um sinal de RF (rádio frequência), normalmente carregando uma informação digital, em que a onda chamada PORTADORA tem sua frequência alterada constantemente entre diversos canais (frequências) em uma sequência pseudo aleatória, sendo essa sequência conhecida tanto pelo transmissor quanto pelo receptor.

FASST (Futava Advanced Spread Spectrum Technology) é o nome quea Futaba usa para a sua aplicação de FHSS. Portanto, o FASST é um tipo de FHSS. Praticamente todos os rádios 2.4GHz usam FHSS, mas cada fabricante tem uma implementação diferente.
rbborges
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 11:35 am
Localização: Sao Jose dos campos

Mensagem por rbborges »

As funcionalidades do rádio independem se são FASST ou FHSS, mas sim do transmissor propriamente dito.

Como não conheço a fundo a linha Futaba, não sei te dizer se o T8J é um rádio interessante para quem está iniciando.

Eu usava um Futaba de 6 canais da época de 72MHz e há menos de 1 ano comprei um Turnigy 9x, que é 2.4GHz. Um rádio com excelente custo-benefício. Te recomendaria ele, assim como faço pra quem vem em perguntar qual rádio comprar pra comelar o hobby.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:72587a6893="fabiomad"](...) nao sei do radio Futaba T8J, Vai atender minhas necessidades agora e no futuro[/quote:72587a6893]


Pode descansar que qualquer rádio das marcas mais conceituadas, incluindo aqui os Futaba, tem tudo que se precisa para qualquer tipo de heli ou avião atualmente. A questão maior é facilidade de uso e cultura do pessoal da pista para te passar as manhas de navegação.

Aliás, com o advento e desenvolvimento dos sistemas Flybarless, cada vez mais os recursos do rádio estão migrando para os dispositivos embarcados nos helis. Exemplo: O Swash Ring da versão 3.0 do sistema Align 3GX ( :P , mesmo que me crucifiquem por citar logo o 3GX). Como o futuro é o flybarless, está tudo bem.

Para reforçar a idéia, não consegui identificar nada que faça sensível falta nos recursos do 8J e tem coisas nele em que não conheço ninguém que use. Vejam só:

System features

20 model memory

8 channels (one variable knob, five 2-position switches, two 3-position switches, one momentary switch, two digital levers)

Quick and easy programming using a jog dial and three buttons

End point adjustment

Dual Rate/Expo (any switch selectable)

Servo reversing

Sub Trim on all 8 channels

Digital Trims

Trim Step adjustability

ATL (Adjustable Travel Limit)

Failsafe on all 8 channels

Trainer mode

Throttle cut

Two Count-up/Count-down timers plus integrated timer

Model timer

Range check mode

Servo Monitor/Test

Auxiliary Channel switch/level assignability

Airplane Features

Six programmable mixes (two with curves)

Flaperons with differential rate

Flap Trim

Differential Ailerons

V-tail mixing

Elevon

Ailevator

Snap Roll

Elevator/Flap mixing

Airbrake/Landing

Aileron/Rudder mixing

Flap/Elevator mixing

Gyro sensitivity

Throttle curve (5 points)

Pitch curve (5 points)

Throttle delay

Throttle/Needle mixing (5 points)

Idle down (any switch selectable)


Helicopter Features


Six programmable mixes (two with curves)

8 Swash Plate types

5 Flight Conditions (normal, idle up 1, idle up 2, idle up 3, hold)

Throttle curve (five points/four curves)

Pitch curve (five points/five curves)

Throttle hold

Hover pitch mixing

Hover throttle mixing

Gyro sensitivity/mixing

Governor setting/mixing

Hi/Lo Pitch mixing

Offset mixing

Condition delay

Throttle mixing (swash>throttle)

Throttle/Needle mixing (5 point curve)

Swash AFR

Swash mixing

Electronic swash ring

Throttle delay

Revolution mixing
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

o 8J é mais bonito que o 8FG kkkkkk. uma coisa interessante é que os receptores do 8J custam menos da metade do 8FG, também tem porta s-bus e são HV. e o 8J não tem antena para fora ,fica embutida , e é menos uma coisa para quebrar, digo isso porque na primeira vez que meu pequeno teve acesso ao meu antigo 7C ele arrancou a proteção da antena.tem gente que diz que o soft da futaba é difícil, mas eu não acho, é uma questão de se acostumar.
Kilson
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Ago 13, 2012 3:44 pm
Localização: São José dos Pinhais-PR

Mensagem por Kilson »

Quero saber dos colegas, na prática, qual o melhor, FASST ou FHSS ?
William_RG
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Mensagem por William_RG »

Camarada,

Ao contrário do que foi dito em respostas anteriores os sistemas FASST e FHSS são diferentes sim. O sistema FASST apresenta alguns implementos no protocolo de transmissão para reduzir erros na comunicação entre Tx e Rx (nada relacionado ao alcance). Na prática os dois sistemas funcionam muito bem e são satisfatórios. Já vi rádios T8J operando muito bem. Se eu tivesse que comprar um rádio Futaba hoje iria de T8J ou T10J (telemetria) pois eles possuem receptores mais baratos e aceitam baterias LiFe.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: qual a diferença entre receptor fhss e fasst

Mensagem por ricardo.felipelli »

e para completar as perguntas...

um radio FASST consegue "falar" com um rx FSHH ou vice-versa ?
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: qual a diferença entre receptor fhss e fasst

Mensagem por alexcmag »

O FASST utiliza um transceptor mais antigo e mais caro, foi o primeiro padrão criado pela Futaba em 2,4GHz.

O FHSS é um transceptor mais moderno e mais barato.

Em ambos os casos a diferença é de custo de produção e posicionamento de produto. A Futaba lançou a linha FHSS para competir com os rádios mais econômicos dos concorrentes, principalmente chineses, já que a linha FASST é demasiadamente pacas.

Alguns rádios mais caros são compatíveis com ambos os padrões, mas acho que só os topo de linha.

Provavelmente a linha FHSS vai te atender em tudo, e tem custo mais acessível te permitindo se manter na marca. Acho uma idiotice o cara falar que só usa Futaba porque é o melhor, e colocar receptor OrangeRX. FrSky ainda vai...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Re: qual a diferença entre receptor fhss e fasst

Mensagem por brenuvida »

Respondendo a sua pergunta FAAST nao fala com FHSS e vice versa, salvo um novo modelo de radio da futaba que vem preparado para os dois protocolos, mas é exceçao....

Abs
Responder