Anti torque como eliminar ????

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:41b02cdd98="Marcelo_Raceteans"]ola "Alvaro Sala" poxa agora fiquei mais em duvida ainda pois estava pesquisando e achei um desenho semelhante ao seu mas falando para colocar o angulo ao exatamente ao contrario achei o desenho de uma zagi tambem com o angulo ao contrario do seu desenho .........[/quote:41b02cdd98]

Mas zagi tem que ficar 0°
O fato de ter encontrado um desenho diz alguma coisa? Quem fez, o que sabia do que fez.
Estar na internet da como certo e acabado?
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Vi no youtube um cara cortar a própria cabeça e sair andando com ela na mão.

E ai...
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Bem...
Se o modelo fosse meu é o que eu faria.
Faça um teste com um pequeno calço e veja se melhora ou piora.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Quanto ao fato do angulo nesse modelo...

O torque faz a asa "girar" em sentido horário, como faria em um modelo normal, se colocar ao contrário ao desenho do Alvaro ela vai guinar para a "direita" somando o giro em sentido horário.
Capapuf

Disse alguma tolice???


Agora até eu fiquei na duvida.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2cb0d65d0f="Marcelo_Raceteans"]ola "LaercioLMB" agora se tratando de um motor atraz a inclinação tem que ser para a esquerda ou não .......para ajudar o modelo é um funjet[/quote:2cb0d65d0f]

Sim, nesse caso, a inclinação é para a esquerda, pois os lados de um aeromodelo são vistos de trás para frente do aeromodelo e não do motor como o outro sugeriu antes dizendo que se o motor é atrás, a inclinação é para a direita.
Só que nesse caso, a inclinação poderá ser para baixo ou para cima para não dar tendências ao aeromodelo de fazer curvas em altas velocidades, como se estivesse usando o leme.
Acredito que provavelmente a inclinação seja para cima em aeromodelos com motor atrás e não para os lados ou para baixo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Hidden
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Mensagem por Hidden »

Olha, eu creio que nesse caso o right thrust não vai resolver, o que você tem é um modelo leve, de pouca envergadura e extremamente super-motorizado, por isso ele tende a fazer um roll quando você dá todo motor em baixa velocidade, um gyro no aileron iria te ajudar muito, se puder diminuir o diâmetro da hélice sem afetar a velocidade final (que é o que você procura, não é?) também vai diminuir o contra-torque um pouco.
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Marcelo_Raceteans
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Mensagem por Marcelo_Raceteans »

opa "Marco Antonio" tudo bem : entao oque eu devo fazer realmente , usar a inclinacao do desenho do alvaro isso ja sera o suficiente.... ou tem outra coisa que pode ser feito como usar um giro tambem
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Andre_T
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Mensagem por Andre_T »

[quote:cc484cb60d="Hidden"]Olha, eu creio que nesse caso o right thrust não vai resolver, o que você tem é um modelo leve, de pouca envergadura e extremamente super-motorizado, por isso ele tende a fazer um roll quando você dá todo motor em baixa velocidade, um gyro no aileron iria te ajudar muito, se puder diminuir o diâmetro da hélice sem afetar a velocidade final (que é o que você procura, não é?) também vai diminuir o contra-torque um pouco.[/quote:cc484cb60d]

Concordo.
O problema de acelerar o motor antes do lançamento é que o esforço exercido pela mão faz parte do equilíbrio de forças e momentos. Quando o avião é lançado e não tem autoridade de comando ele vai rolar pois o sistema de forças muda abruptamente.
O ângulo do motor tem que ser ajustado para o voo e não para o lançamento. Vai um guia .....
[url]http://www.scootworks.com/rdrc/trim.html[/url]

Outras ideias:
a) solução luzitana......lançar com inclinação para a direita contando que com o giro inicial ele vá ficar na horizontal; :lol: :lol: :lol:
b) utilizar uma catapulta para o lançamento e ir acelerando o motor aos poucos, com o ganho de velocidade ocorre o aumento da eficiência aerodinâmica das superfícies de controle e o modelo se equilibra.

O giro pode não adiantar porque com baixa velocidade o aileron pode não ter autoridade suficiente.
“A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem" e "País RICO é país LIVRE!!!"
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Marcelo_Raceteans
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Mensagem por Marcelo_Raceteans »

ola seu "Alvaro" vou fazer oque o senhor mencionou sim e fico muito grato pela ajuda . obrigado
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Marcelo,
Veja no vídeo o exemplo de um modelo a elástico. Ele tem 65 Cm de envergadura e a hélice tem uns 24 Cm e um passo enorme. Na saída, o torque da borrache é muito forte. Note que ele sai sem curva devido ao torque e após alguns segundos conforme perde potência ele entra em curva para a direita.
O empuxo fornecido pela borracha começa bem violento, mas mesmo assim o modelo não faz torque roll nem entra em espiral para a esquerda. Como é voo livre e não tem nenhum comando, isso é conseguido na trimagem: Side Thrust, Down Thrust, CG, leme e incidências.

[yt]GM8HxTsh-ns&feature[/yt]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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