Calcular tamanho minimo de resistencia para cortador de isop

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
btgf
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Out 15, 2012 9:06 am
Localização: Vinhedo, São Paulo

Calcular tamanho minimo de resistencia para cortador de isop

Mensagem por btgf »

Pessoal, estou faznedo um cortador de isopor para meu aviao, porem quero fazer um cortador pequeno, de usn 40cm no máximo.

Estou utilizando uma fonte de notebook de 19v e 4.5 A.

O problema é q se eu ligo so 40cm de resistencia, a fonte desarma, com a resistencia inteira, vai de boa.

Existe algum calculo para eu saber o comprimento minimo de resistencia que vou ter q usar?

Ou é no testometro?

Valeu
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

R=V²/P

R= resistência do fio
v= tensão
p= potência

Exemplo:

Para uma potência de 50w(Tenho usado esta potência para corte das minhas asas) seu fio deve ter uma resistência de:

R=19²/50 então
R=361/50
R=7,22

Então seu fio deve ter uma resistência de 7 ohms.

Os 40cm do seu fio com certeza está dando "bem menos" que os 7ohms, por isso está dissipando uma potência maior do que sua fonte suporta fazendo-a desarmar.

Sua fonte suporta até uns 85W.

-Meça com um multímetro a resistência do seu fio.corte um tamanho até conseguir os 7ohms.

-Se ficar grande o comprimento, tente com um fio mais fio.
Paixao pelo hobby
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Você pode usar uma "calculadora" para [b:f4756d07a6]estimar[/b:f4756d07a6] alguns dos parâmetros do cortador e da fonte, como o disponível neste link: http://www.jacobs-online.biz/nichrome/NichromeCalc.html . Entra com o comprimento e a bitola do fio de níquel-cromo e ele estima a tensão e corrente necessárias. Ou entra com a tensão e corrente fornecidas pela sua fonte e "brinca" com a bitola do fio e o comprimento.
btgf
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Out 15, 2012 9:06 am
Localização: Vinhedo, São Paulo

Mensagem por btgf »

Valeu pessoal
Responder