Bateria lipo para DX7

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Bateria lipo para DX7

Mensagem por Aoyama »

Olá colegas, recentemente fiz a besteira de deixar o meu DX7 ligado por 10hr seguidas, resultado: Backup Error, depois da demora para concerto decidi colocar bateria de lipo que segue no link, só que pesquisando muitas pessoas comentam que utilizam esta bateria em futaba e outros sem diodo, minha duvida é a seguinte se colocar esta bateria é bom colocar o diodo? No DX7 é recomendado usar esta bateria?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6955__ZIPPY_Flightmax_2500mAh_Transmitter_Pack_Futaba_JR_.html

Obrigado
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Aoyama »

Amigo muito obrigado por responder, mas resolvi usar esta bateria do link que mostrei colocando o diodo e diminuindo a tensão da bateria para 11,9v, assim funcionou muito bem... Obrigado
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Acho que a Diniz tinha uma materia que dizia não ser recomendado o uso de LiPo no DX7 e no JR 9303.

Mas como o DX7 é um rádio ultrapassado (substituido pelo DX7s que não dá Backup Error quando a bateria acaba) pode valer a pena o risco de usar LiPo 3S
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Aoyama »

[quote:047450103c="donato.jun"]Acho que a Diniz tinha uma materia que dizia não ser recomendado o uso de LiPo no DX7 e no JR 9303.

Mas como o DX7 é um rádio ultrapassado (substituido pelo DX7s que não dá Backup Error quando a bateria acaba) pode valer a pena o risco de usar LiPo 3S[/quote:047450103c]

Então amigo conheci algumas pessoas que usam lipo e nunca tiveram problema, pelo menos por enquanto..... Mas é de se pensar na troca do radio por algum modelo mais moderno.....
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

É aí que precisa ter muito cuidado ao interpretar este tipo de dado:

Não é por que o cara usa há algum tempo que o risco está eliminado..

às vezes você está acelerando o fim da vida útil de algum componente rapidamente e não sabe..

As vezes o rádio, que pela especificação original deveria durar 30 anos, vai durar 3.. e o cara já está usando o rádio há dois anos e 10 meses..

Eu usei baterias de LiPo diretamente em dois servos standards por muito tempo.. Os dois queimaram na semana retrasada, depois de um ano e meio..
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Aoyama »

Abib eu entendi o que você quis dizer, mas pesquisando no rcgroups tem informações de pessoas que usam a muito tempo e nunca tiveram problema, mas que tem que tomar vários cuidados para aquecer o radio e nem dar problema com a bateria, também vi que dá para deixar regulado o alarme para 10,2v para evitar problemas..... Mas venho percebendo que o DX7 esta meio ultrapassado em algumas tecnologias básicas, como por exemplo o backup error é meio estranho você ter que reconfigurar o radio por este motivo, pois outros rádios que não são tão conhecidos não apresentam este tipo de problema quando a bateria é totalmente descarregada....
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

use essa e pode ficar de boa
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14076__ZIPPY_Flightmax_1800mAh_9_9V_5C_LiFePo4_TX_Pack.html

tenho esse radio também, mas nunca coloquei lipo direto não, mas ja vi outros colocar, mas eu não paguei pra ver não, to de life 9,9v mesmo.
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
Aoyama
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 2:03 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Aoyama »

Ontem liguei a bateria hyperion 3s 2100mah lipo, carreguei ela totalmente e coloquei um diodo, assim que conectei ela no radio e liguei apareceu 11,7v no visor, me parece que esta correto e o diodo fez o papel dele... Espero que não de nenhum problema. Agora só preciso regular o alarme do radio, alguém sabe como ou pode me dar uma ajuda como? Espero que não derreta tudo por dentro do radio...
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

Para mudar o valor do alarme de tensão da bateira: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=41105

Pelo visto você já comprou a bateira. Mas acredito que o melhor teria sido comprar bateria de LiFe para o DX7, a Hyperion tem uma especificamente para isto. Vem inclusive com um circuito embutido que lhe permite carregar usando o próprio carregador do rádio, sem ter abrir a tampa traseira e/ou retirar a bateria. Depois que minha bateria de NiMH ficou velha, comprei uma desta e é só alegria. Como a bateria LiFe tem um tensão de funcionamente ligeiramente menor que a LiPo, você não precisa do diodo.
Responder