REBOQUE DE PLANADOR COM AVIÃO - Dicas para aperfeiçoamento

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Gustavo Valle
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REBOQUE DE PLANADOR COM AVIÃO - Dicas para aperfeiçoamento

Mensagem por Gustavo Valle »

Boa noite pessoal!

Estamos reunindo um pessoal que voa planador aqui em Bauru e começando a realizar nossos primeiros reboques com avião.

Nosso rebocador é um Decatlon 20% de escala com motor 20cc a gasolina. Foi instalado um ponto de reboque com desligador sobre a asa, no ponto de equilíbrio do CG. Ficou perfeito.
O planador que estamos utilizando para reboque é um Discus 2,65m com freio aerodinâmico e desligador de cabo de reboque no bico.

Ambos os modelos são novos e estão em perfeitas condições de vôo.

Até o momento fizemos 3 reboques. Foram experiências ótimas, mas muito tensas.
Todos com decolagens e pousos perfeitos, de ambos os aeromodelos, mas em apenas 1 deles conseguimos manter o reboque até um ponto ideal para deligamento.

Temos enfrentado problemas com o visual dos aeromodelos.

Logo na decolagem seguimos em um vôo estabilizado durante um curto tempo e então iniciamos uma curva suave à direita. Antes mesmo de completar 180 graus para voltarmos perdemos completamente a referência do planador.

A curva deve ser suave, mas devido ao tempo para ser completada e ao perfil fino do planador ele se confunde com o horizonte e fica impossível determinar a posição que ele se encontra em relação ao avião...

É nesse momento que efetuamos o desligamento.

Além disso o planador é muito rápido e não conseguimos sequer sentir a reação dele ao passar por alguma térmica ou ascendente. Para quem conhece, é possível rodar térmica e ganhar altura com um planador desse?

A intenção desse tópico é criar uma discussão e uma troca de conhecimentos e experiência com aqueles que praticam esse tipo de reboque.
Espero que aqueles que se interessarem e lerem essas dicas também se sintam incentivados a iniciar essa prática em seus clubes de aeromodelismo.

No próximo final de semana faremos mais reboques e aí coletaremos fotos e vídeos para serem postados nesse tópico.

Vamos lá pessoal, postem suas experiências, dicas e palpites.

Abraços a todos!
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Legal!!

Tem vídeos dos reboques?
Marco Aurélio
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dcourcy
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Re: REBOQUE DE PLANADOR COM AVIÃO - Dicas para aperfeiçoamen

Mensagem por dcourcy »

[quote:541505e8e0="Gustavo Valle"]
...

Temos enfrentado problemas com o visual dos aeromodelos.

Logo na decolagem seguimos em um vôo estabilizado durante um curto tempo e então iniciamos uma curva suave à direita. Antes mesmo de completar 180 graus para voltarmos perdemos completamente a referência do planador.

A curva deve ser suave, mas devido ao tempo para ser completada e ao perfil fino do planador ele se confunde com o horizonte e fica impossível determinar a posição que ele se encontra em relação ao avião...

É nesse momento que efetuamos o desligamento.
...[/quote:541505e8e0]
Não seria interessante ter alguém com binóculo para ajudar na orientação durante a curva (ainda no reboque)?
att
Denis Courcy
Gustavo Valle
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Mensagem por Gustavo Valle »

[quote:e2501f1bd8="Lambreta"]Legal!!

Tem vídeos dos reboques?[/quote:e2501f1bd8]

Boa tarde Lambreta,

Ainda não fizemos os vídeos, na nossa primeira tentativa não tinhamos ajudante para filmagem... hehehe...
Mas no próximo fds vamos fazer os vídeos para compartilhar.
Você já presenciou um reboque bem sucedido? Tem alguma idéia que viu as pessoas fazendo que pode ser um diferencial?

Abraços,
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Gustavo Valle
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Re: REBOQUE DE PLANADOR COM AVIÃO - Dicas para aperfeiçoamen

Mensagem por Gustavo Valle »

...[/quote]
Não seria interessante ter alguém com binóculo para ajudar na orientação durante a curva (ainda no reboque)?[/quote]

É uma boa idéia, alguém acompanha os aeromodelis no binóculos e vai narrando as posições. É uma solução também.

Estou querendo aplicar monokote vermelho por debaixo de asa e profundor do planador, e também os winglets na mesma cor...
Estava pensando em fazer isso na parte móvel do leme também...
Acho que vai ajudar...
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Carlos Gonçalves
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Mensagem por Carlos Gonçalves »

Aqui no clube onde voo (ASA em Sumaré/SP) tem um pessoal que voa planador rebocado.

O rebocador é um Stick com motor 40cc gasolina. Normalmente, os planadores são um Pilatus B4 de 3m, um Duo Discus de 4m e um DG-1000 de 2,63m.

No começo o pessoal teve um pouco de dificuldade (o planador as vezes "cavalgava" durante o reboque, mas acho que era devido a acertos no CG). Hoje em dia é tranquilo e muito bonito ver o procedimento todo.

Procure por "rebocador asa sumaré" no Youtube que o pessoal postou alguns videos lá.

Boa sorte e poste videos!

Abraços!
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

[quote:4c0cfc7d60="Gustavo Valle"][quote:4c0cfc7d60="Lambreta"]Legal!!

Tem vídeos dos reboques?[/quote:4c0cfc7d60]

Boa tarde Lambreta,

Ainda não fizemos os vídeos, na nossa primeira tentativa não tinhamos ajudante para filmagem... hehehe...
Mas no próximo fds vamos fazer os vídeos para compartilhar.
Você já presenciou um reboque bem sucedido? Tem alguma idéia que viu as pessoas fazendo que pode ser um diferencial?

Abraços,[/quote:4c0cfc7d60]


Eu só fui rebocado com o EasyGlider, em três semanas devo puxar meu DG. 

Mas presenciei alguns em SP (DG 6m e Minimoa 5m, dentre outros menores de 3m) e é lindo demais. 

A dica principal é: velocidade baixa! Rebocador não precisa de velocidade, mas de torque! A velocidade se pouso do rebocador ainda é o suficiente pro planador correr meia pista em muitos casos. 

Por isso vídeos de rebocadores flapados ficam tão suaves. 
Se está rápido, troque a hélice. 
Cuidado para o planador não acelerar e avançar no rebocador, ou ainda dar um tranco na linha. Por isso noa subida (sobretudo quando alto e sobre a cabeça quando perdemos referencias de altitude) puxar o freio suave pra garantir ele lento não é raro de se fazer.  

Não acho que a idéia do óculos seja boa: uma coisa são terceiros observando o voo e apontando possíveis problemas técnicos. Outra é interpretando o voo sem o stick na mão! Fica igual quando se vem pra pouso sem motor por exemplo e o cara dizendo DIREITA ESQUERDA DESCE DESCE VIRA VIRA VIRA VIRA!!!!

A principal dica é: conversem! Ensaiem juntos (rebocador sozinho) o voo e as pernas. Avise antes de virar, informe se vai acelerar, cabrar, se vai frear! 
Lembrem-se que é um voo de 4 mãos e duas cabeças: um não vai adivinhar o momento do outro. 
Exceto um que vi no Rio (ACA) em que ambos já robocavam há tanto tempo (20 anos) que basicamente falaram VAI e SOLTEI. 

2a dica: conversem!!! Ehehe é serio! 
Falem o tempo todo o que está acontecendo! 

Sobre o visual: distancia = treino. 
Quanto mais alto for, mais alto irá! Eu já voei a 200m tenso. 
Hoje 400m é tranquilo. 

Faça as curvas das pernas rápido. Rápido, não disse bruto ehehhe 

A rampa de subida vai da relação de potência entre ambos. No Rio o Decathlon era um cavalo puxando uma pulga (2,6m), e ambos experientes subiram numa rampa que fiquei assustado! Meu gps estava no planador e bateu 5m/s no climb rate! Parecia subir a 60º de tão forte. 

Siga as pernas dentro do conforto de ambos. Se o rebocador não voa planador geralmente ele é mais cagão pra altura e distancia pois não está acostumado. 

Planeje o voo antes: você não quer subir pra descer em 5 min. Então já suba programando pra soltar bem debaixo daquela nuvem bonita, de fundo chato e coluna alta, bem suculenta e pedindo pra você rodar debaixo dela ;)
Já que ganhou carona escolha onde descer do trem ehehehehe 

E filme! Ahhh sim... filme tudo pois os amigos planadoristas aqui ficam ansiosos pra ver o sucesso dos colegas. 
E pouso inclusive!!

Lugar bom pra passear: rcaerotowing.com

Forte abraço!
Marco Aurélio
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Marcos Alcântara
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Mensagem por Marcos Alcântara »

Boa Noite

Procure não ir muito longe com o planador,, suba e não se distancie muito com modelo desse tamanho; se possivel coloque monokote vermelho ou amarelo na ponta das asas isso ajuda muito.
Use o freio na subida, vá abrindo aos pouco e fechando o freio ate conseguir acompanhar o rebocador sem "estilingadas"; use linha de nylon flexivel, (já vi pessoas utilizarem uma borracha no meio do cabo (tripa de mico) limitada por outra linha de nylon isso evita estilingadas que em modelos mais leves de balsa por exemplo pode causar serios danos).
O Discus e rápido, para voce sentir térmica com ele deixe o CG mais atras, mas muito cuidado, na hora do pouso se voce estolar,,, "já era" não é facil recuperar, atrase o CG suba estole ele lá em cima para ver a reação dele, o quanto demora para recuperar, na hora do pouso e so picar no trim 1 ou 2 clics normalmente já é suficiente, o modelo não estola porém fica mais rapido ai voce compensa no freio.
parece dificil,, mas é muito facil,, esse modelo é otimo, com o CG recuado e até um pouco cabrado voce achara termicas ficilmente, lembre-se quando entrar em uma térmica voce tera que picar o modelo se não vai ser quase impossivel controlar o modelo.
Para centrar a térmica faça umas 3 ou 4 voltas fechadas e uma aberta e observe onde o ar esta melhor, lá é o centro da térmica; faça isso quantas veses forem necessárias ate "pendurar";
O mais dificil é acompanhar a térmica, por isso saiba sempre onde esta o vento e a velocidade dele, rode a térmica e acompanhe o vento ok

Bons voos !

Marcos Alcântara ou só Markinhos
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

Gustavo, eu já reboquei um planador de 3m e 1kg com um trainer .46 à uns anos atrás, e me lembro que ia bem com o trainer voando o mais suave e devagar possível. mas no fim das contas, o planador era muito molenga e foi desativado, o reboque era muito trabalho e optei por um planador menor, já com motor e helice folding. é mais prático, mas a diversão diminui bastante.

à uns 2 anos começei a mexer com fpv, e comecei a ter idéias de rebocar novamente.

aí ano passado surgiu uma enorme oportunidade, e começei a tirar brevet de planador, e o tempo pra mexer com os aeros reduziu bastante.

acredito que se você fizer o reboque com fpv vai ser muito tranquilo. mantenha o planador um pouco acima do rebocador, e nas curvas mantenha as asas niveladas e o nariz apontado para a asa de fora da curva. durante o reboque, abuse do leme. se tiver sobrando potencia no rebocador e for comum a linha embarrigar, faça o reboque com o freio aberto.

no caso de não possuir e não quiser investir em fpv, coloque uma microcâmera (dessas de chaveiro, caneta ou até de celular) filmando de dentro do planador, e analise os resultados e erros nos vídeos. vai trimando e ajustando o reboque, até pegar o dedo. com calma e treino, aposto que o resultado vai melhorar rapidamente.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

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