Duas LIFEs em paralelo para alimentar Rx e Servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Duas LIFEs em paralelo para alimentar Rx e Servos

Mensagem por IWASA »

Pessoal, estou a procura de um sistema simples para usar duas baterias de 800mAh LIFE em um aero que estou montando ( Super Tucano Seagull), ele esta com 4 servos HS-645MG, 2 HS-75BB para Retrateis, 2 HS-485 para Flaps e 1 HS-425 para acelerador, receptor Futaba R617RS....

Inicialmente iria colocar uma bateria de NiMh 2200mAh de alta descarga, mas estou pensando em usar duas de 800mAh LIFE separados por didos.

Sei que diodo basicamente é para retificação, mas neste caso usaria somente para ter uma redundancia simples, não vai ficar bonito, mas creio que seja funcional, vi alguns relatos nos sites de fora, mas não entendi se seria da maneira que desenhei abaixo.

Basicamente, se caso uma das baterias entrar em curto, o diodo fica polarizado reversamente, no caso sem problemas, e se uma delas abrir, também não teria problema, pois a outra segura a tensão...

Um segundo beneficio, seria a pequena queda de tensão reversa no diodo para baixar a tensão final para o circuito....

Sei que "eletronicamente" não fica lá essas coisas, mas pensando no lado funcional, seria uma alternativa ?
Anexos
Duas Baterias LIFE.jpg
Duas Baterias LIFE.jpg (8.21 KiB) Exibido 3587 vezes
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

tenho isso em um aero 50cc, mas não utilizei nenhum diodo.
apenas utilizei duas chaves liga e desliga cada uma com um Y onde uma ponta vai para o canal do receptor e a outra pra algum servo direto, no meu caso os dois servos do profundor.
leoheart
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Dez 17, 2012 11:11 pm
Localização: Caieiras, SP

Mensagem por leoheart »

cara no forum iniciantes tem o esquema de ligar duas baterias

pagina 2 do tpico fixo de como ligar da uma olhada la vai ve te ajuda
Insanidade é esperar resultados diferentes com as mesmas atitudes
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Melhor manter o mais simples possível: sem diodos.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Duas baterias em paralelo sem diodo ou sem batshare é apenas para maior autonomia. Se uma das células apresentarem problemas, vai afetar a outra bateria, ou seja, as chances de "cacar" são dobradas. Se quer redundância de bateria, tem que utilizar diodo ou batshare. Muita gente utiliza duas baterias diretamente no rx e tem a falsa sensação de "seguro dobrado" quando na verdade o risco que é dobrado.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:962e22d05c="rgil"]tenho isso em um aero 50cc, mas não utilizei nenhum diodo.
apenas utilizei duas chaves liga e desliga cada uma com um Y onde uma ponta vai para o canal do receptor e a outra pra algum servo direto, no meu caso os dois servos do profundor.[/quote:962e22d05c]

amigo como fez esta ligação? pq tem que ligar direto no servo?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

[quote:1b631bb7e4="Thalles Santiago"]Duas baterias em paralelo sem diodo ou sem batshare é apenas para maior autonomia. Se uma das células apresentarem problemas, vai afetar a outra bateria, ou seja, as chances de "cacar" são dobradas. Se quer redundância de bateria, tem que utilizar diodo ou batshare. Muita gente utiliza duas baterias diretamente no rx e tem a falsa sensação de "seguro dobrado" quando na verdade o risco que é dobrado.[/quote:1b631bb7e4]

X2 ! ! ! se uma bateria por algum motivo, descarregar, o diodo impede que ela drene

a carga da outra, e o diodo promove uma pequena queda de tensão, o que é benéfico

dependendo do Rx e servos que serão usados, abraço !
Responder