FY31AP - Primeiras impressões

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

Moderador: benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

FY31AP - Primeiras impressões

Mensagempor alexcmag » 01 Abr 2013 21:29

Já fazia um tempão que o FY31AP tinha chegado em casa, mas nada de tempo para instalar e testar. Ele é uma das partes do conjunto de FPV que pretendo testar no camping, mas achei muito legal mesmo sem o resto do conjunto.

No FDS da Páscoa finalmente consegui colocá-lo para rodar.

Ele tem duas chaves que selecionam 5 modos:
-Nenhum
-Estabilização
-Vôo em círculos
-RTH
-Waypoints

A instalação é relativamente simples, entre o receptor e os servos e ESC, e funciona com a maior parte dos modelos, claro que economizando alguns canais. Por exemplo não pude colocar um canal para cada servo da asa, agrupei os ailerons em um canal e os flaps idem (tive que inverter um servo, ou poderia usar um reverser).

Deixei a chave de 3 posições para selecionar entre os modos automáticos:
- Nenhum
- Círculo
- RTH

E deixei a chave ao lado dela para ligar ou desligar a estabilização.

No modo de estabilização (que ainda preciso trimar melhor, está inclinando para a direita), ele vira um tipo de fly-by-wire, você controla mas quem aplica os movimentos é ele. Sticks no centro ele mantém nivelado, comando de aileron todo para a esquerda inclina uns 50 graus para a esquerda, e só, não faz roll. O mesmo ocorre cabrando ou picando, vira um modelo treinador bobão.

No modo círculo ele fica voando em círculos ao redor do ponto onde este modo foi ligado (precisa do GPS instalado).

No modo RTH ele estabiliza de onde estiver e volta para o ponto onde foi ligado mantendo altitude.

O video está meio chacoalhante porque estava meio turbulento no dia e o aero estava bem estranho, queimei o ESC e tive que instalar outro por fora correndo, com uma bateria extra porque não dava para soldar o UBEC, a bateria principal ficou entre a fuselagem e a asa esquerda por fora do modelo, etc. Mesmo assim ficou mais estável que o EasyStar, que é quase igual, que pilotei alguns minutos antes para testar a atmosfera, o estabilizador funciona bem.

Pena que é meio carinho e acrescenta um pouco de peso e complexidade extra, pois dá vontade de instalar um em cada modelo que tenho.

No video tem várias horas em que aciono o RTH, a primeira é após entrar um pouco no lago e perdê-lo de vista atrás de uma árvore, a segunda é depois de ir mais longe no campo, a terceira é após brincar de forçar atitudes estranhas para ver como se recupera. Ele se recuperou bem, mesmo após a bateria do RX ficar pendurada para fora do modelo estragando o CG numa destas peripécias.

Acionei o RTH e ele trouxe o aero nivelado direitinho, mesmo com tudo errado. Para pousar desliguei o RTH e aí a coisa chacoalhou de vez, estava impossível de pilotar, acabei arborissando.

Pode-se usá-lo com qualquer OSD e acabei mantendo o que já tinha, pois não gostei da impressão da tela dele, mas depois pensei bem e me toquei que era melhor usar, pois aparentemente ele manda a atitude na saída serial e com o OSD dele talvez o horizonte artificial fique mais realista que com outros.

[yt]IMEGbv1hVwA[/yt]
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

DaltonRocha
membro
Contato:

Mensagempor DaltonRocha » 01 Abr 2013 22:21

Caro Alexcmag.

Uso o Fy31 AP no meu Sky Walker a cerca de 06 meses, já no meu segundo voo foi de 3Km de distância e 700 mts de altitude, somente não fui mais longe pois estava com a antena original do receptor Lawmate de 1,2 com apenas 3 Dbi e começou a faltar o sinal de video.

Agora, instalei um antena Pacth de 10 Dbi no receptor e quero fazer voos mais longos e mais altos. Minha segurança com o sistema de RTL é muito satisfatória.

Foram vários testes de RTL e sempre funcionou adequadamente, inclusive com ventos de moderados a fortes.

Estou muito satisfeito com o equipamento.

Juverto
membro

Bom Review

Mensagempor Juverto » 02 Abr 2013 10:05

Muito bom, Alex!

Eu uso o Eagle Tree e, embora ele esteja bem configurado, com o RTH e antenna tracking bem afinados, estou pensando em passar para o FY31AP, pois já tenho vários estabilizadores da FEYUTECH e confio muito mais neles que na ETree.

Se puder dar algumas dicas da instalação, como onde teve mais trabalho e onde é necessário mais atenção, bem como alguns macetes, acho que será de bom alvitre.

Abç
USUÁRIO INATIVO

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 02 Abr 2013 10:47

Não tem muito macete de instalação não, apenas fiz como manda o manual. A única coisa que alterei um pouco é que usei o cabo de dados como extensão para o GPS, que coloquei na asa no primeiros testes, mas vai ficar no alto da fuselagem.

Como ele é meio caro para colar na fuselagem com as espumas que acompanham, na verdade colei as espumas em meio cartão de crédito, e este foi fixado à fuselagem com velcro, foi o suficiente para fixar com algum amortecimento.

A única coisa que recomendo não fazer a mesma bobeira que fiz, é primeiro configurar o rádio e depois instalá-lo, e verificar se as lincagens dos servos não permitem que eles passem dos limites físicos. Eu instalei-o no modelo, liguei e aí fui configurar o rádio, acabei acionando sem querer o modo de estabilização com o FY31AP pendurado pelos fios (como se estivesse em mergulho), e ele fez o trabalho dele, cabrou tudo que pode para sair do suposto mergulho. Só que o profundor subiu até encostar no leme, ficou forçando e queimou o servo.

Achei o RTH dele bastante confiável e muito fácil de instalar e configurar, se fosse mais barato eu colocaria em tudo quanto é modelo que tenho, e como disse, ele conseguiu pilotar melhor do que eu enquanto trazia o modelo de volta em uma situação totalmente desfavorável de CG errado com bateria pendurada.

Só o estabilizador que ainda preciso trimar melhor, aí vou ler o manual e fazer com cuidado antes do camping (ou no camping).

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 04 Abr 2013 19:48

Boa, ALex! Acho que vou comprar um conjunto para mim, também.

O RTH do Eagle Tree funciona direito 95% das vezes comigo, mas os 5% me tiram toda a confiança nele, rsrs

Abç

DaltonRocha
membro
Contato:

Mensagempor DaltonRocha » 04 Abr 2013 21:12

Vejam o primeiro teste de RTH do FY 31 Ap

[yt]OG3MDhAcG60[/yt]

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 04 Abr 2013 22:36

Belos vôos! Aumentou minha intenção de comprar o FY31

Abç

Italo Serafin
membro

Mensagempor Italo Serafin » 05 Abr 2013 00:16

Estou com um FY 31 ap e estou a mais de uma semana tentando configurar o sistema em uma zagi, e está difícil...
Algum colega conhece um tutorial ajudando na configuração do mesmo?
Obrigado...

Italo Serafin
membro

Mensagempor Italo Serafin » 06 Abr 2013 19:28

Agora quando instalo o driver da interface USB e conecto ele instala um driver que se chama microsoft serial ballpoint e o mouse do pc fica louco... tanto em win7 como no XP... fica impossivel de configurar qualquer coisa...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Abr 2013 00:00

Para configurar zagi basta alterar a posição das chaves (dip-switches), não tem que ligar no PC.

benites
Equipe E-voo.com

Mensagempor benites » 07 Abr 2013 07:01

Olá Alexcmag.....show de bola ....vou deixar fixo...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Abr 2013 12:42

Reli o manual e descobri que o giro para a direita em modo de estabilização é porque não "zerei" os giroscópios.

O mais incrível é que mesmo assim os modos de círculo e RTH funcionaram perfeitamente. Agora zerei os giros e calibrei os acelerômetros com o modelo na horizontal e vou retestar no camping.

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 07 Abr 2013 13:37

Oi Alex,

Estava procurando um sistema de estabilização e RTH pra mim e seu tópico veio na hora certa.
Me diz uma coisa, não consegui encontrar uma informação concreta sobre isso, mas você pode me informar se o FY31AP tem OSD integrado? Pergunto isso porque ví dois combos dele para venda, um com FY31AP + GPS e outro com FY31AP + GPS + Hornet OSD.

Abraços

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Abr 2013 14:30

O FY31AP sozinho faz estabilização, e só.

O combo com GPS permite habilitar RTH (essencial para FPV) e voo automático em círculos.

O Hornet OSD pode ser ligado a ele, ele tem uma saída que, de acordo com o manual, reenvia o sinal do GPS mais as informações de atitude para o Hornet OSD.

No meu caso já tinha um OSD, o Apache, e achei desnecessário comprar o OSD apesar de que o Hornet é mais integrado, portanto para voar FPV recomendo pegar o combo com o Hornet junto.

Ainda não terminei de testar o Apache com ele, minha missão para hoje é fazer um Y para mandar o sinal do OSD do FY-31AP para o ApacheOSD e ver se funciona. Obviamente não terei o horizonte artificial na tela do OSD pois o Apache nem sabe o que é este sinal, mas como tenho RTH e estabilização o horizonte não é tão essencial, se perdê-lo basta soltar os comandos que o FY cuidará disto para mim.

Italo Serafin
membro

Mensagempor Italo Serafin » 09 Abr 2013 01:12

Ok, porem preciso configuras RTH Fail Sefe etc... Consigo configurar tudo sem conecta-lo a algum pc?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Abr 2013 08:01

Quando se liga o FY31AP o GPS fica apagado, quando ele começa a piscar é porque pegou sinal dos satélites necessários e sabe onde está. Este ponto define o RTH, é para ali que ele voltará se perder o sinal.

Failsafe é configurado no receptor (se tiver), aí depende do rádio, não do FY31AP. No meu caso uso FrSky então posso definir o failsafe tanto pelo receptor (apertando o botão com ele ligado) quanto pelo transmissor (dando um toque no botão).

O que precisa de PC é para configurar waypoints (se quiser voar por uma rota pré-estabelecida) ou alterar defaults. Por exemplo, o círculo padrão é de 80 metros (não lembro se de raio ou diâmetro), se quiser alterar precisa ligar no PC.

Em tempo, o Y do GPS ficou pronto só ontem, funcionou direitinho, meu OSD entendeu o sinal do GPS do FY31AP e portanto não precisarei de dois GPSs no aero (o que seria ridículo obviamente...).

Italo Serafin
membro

Mensagempor Italo Serafin » 09 Abr 2013 11:43

Caro Alex desculpe minha ignorância, eu sei que o Fail safe se grava no Rx, porem para isto preciso saber se o RTH esta abilitado ok? como saber se as chaves do rádio estão na posição certa abilitando tal configuração?
Quer dizer que eu não preciso configurar velocidade de cruzeiro, angulo de inclinação em uma curva etc? ja esta tudo em default?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Abr 2013 13:35

O failsafe é habilitado no RX (ou TX dependendo do caso), e o manual recomenda ajustá-lo com:
- Meio motor (ou potência necessária para voo de cruzeiroy);
- Canal que aciona a chave SW2 enviando pulso entre 900us e 1200us

No meu caso, primeiro testei o comportamento do RTH com a chave RTH habilitada e andando com o modelo na mão que nem um bobo vendo se ele tentava fazer curva na direção em que foi ligado. Confirmando que o RTH estava ligado, coloquei meio motor e ajustei o failsafe do rádio.

Velocidade de cruzeiro não é configurada para isto, ele tem alguma autoridade sobre o acelerador mas o manual enfatiza que é bom deixar meio motor (ou motor na posição de voo de cruzeiro).

Ângulo de inclinação em uma curva fica no default. No modo estabilizador ele não se inclina mais que 40 graus, o RTH repetiu este comportamento (conforme se vê no video).

De qualquer forma o que RTH fez, pelo que testei, foi:
1) Colocar o nariz apontando para o horizonte para manter altitude;
2) Inclinar uns 30 a 40 graus na direção do ponto de partida e fazer uma curva;
3) Após ajustar a direção, nivelou e fez pequenos ajustes até alcançar o ponto de partida;
4) Após isto entrou em modo de círculo e ficou dando voltas inclinado uns 30 graus mantendo altitude até eu retomar o controle.

Antonio Lazaro da Silva
membro

Mensagempor Antonio Lazaro da Silva » 10 Abr 2013 12:19

Alex, já uso o FY31AP a mais de um ano e estou muito satisfeito. Ele já salvou meu SW duas vezes. Na primeira vez, estava usando um radio 72 mhz sem booster e a 1.8 km sai do alcance do rádio, o fail safe foi ativado e o Fy31 trouxe meu avião de volta até recuperar o sinal de contrôle. Só tive que apreciar o vôo até entrar, de novo, no alcance do rádio. Na segunda vêz, o cabo de video do óculos quebrou e me deixou sem o video a 2.8 km de distância. Neste caso, retirei o óculos, desliguei o rádio para ativar o fail safe que por sua vez acionou o RTH e acelerou o motor para 40%. Ai foi só esperar até o modelo aparecer no horizonte. Foi uma longa espera ! Quando o modelo entrou no visual, religuei o rádio, assumi o controle e pousei em 3ª pessoa. Um equipamento como o FY31 dá mais confiança para vôos de longa distância. Já cheguei a 10 km com meu SW depois que instalei o Dragon Link no rádio.

Nota: não gostei do funcionamento do canal do acelerador do FY31, por isso, uso o acelerador direto no receptor. Ajustei o fail safe para ativar o RTH e acelerar o motor para 40% em caso de perda de sinal do rádio. Com essa configuração, mesmo que o vento esteja forte, o avião volta para casa. Mas isso é uma decisão minha, posso estar errado.

Configuração:
Sky Walker 168
Radio Futaba 9C com Dragon Link
TX/RX Lawmate de 1.2Ghz e 1000mW
Câmera sony CCD, 1/3 com lente de 2.9mm
Antena patch de 8db no RX e antena original do Lawmate no TX
FY31AP com OSD Tiny II
Gravador PV700 da BevRC
02 baterias Zipy, 03 celulas, 5000mAh, 30 C, para radio, FY31, OSD e motor
01 bateria Zipy, 03 células, 1300mAh, 25 C para o sistema de video

Um abraço a todos
Lazaro

LINKO
membro

Mensagempor LINKO » 13 Abr 2013 00:04

Alex,

Não tenho conhecimento sobre o FY31AP mas estou interessado em comprar este equipamanto. Lendo as suas dicas eu tenho algumas dúvidas.

A principio estou querendo apenas a estabilização, o vôo em circulo e o RTH que é a volta para casa. Neste caso é necessário adquirir o modulo OSD HONET?

Este equipamento abaixo já é o suficiente para iniciar com a configuração que descreví?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24760__F_TEK_31AP_Fixed_Wing_Flight_Stabilization_Controller_w_Self_Leveling_.html

Grato,

Linko

diegostf
membro

Mensagempor diegostf » 13 Abr 2013 10:59

[quote:10108d1568="LINKO"]Alex,

Não tenho conhecimento sobre o FY31AP mas estou interessado em comprar este equipamanto. Lendo as suas dicas eu tenho algumas dúvidas.

A principio estou querendo apenas a estabilização, o vôo em circulo e o RTH que é a volta para casa. Neste caso é necessário adquirir o modulo OSD HONET?

Este equipamento abaixo já é o suficiente para iniciar com a configuração que descreví?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24760__F_TEK_31AP_Fixed_Wing_Flight_Stabilization_Controller_w_Self_Leveling_.html

Grato,

Linko[/quote:10108d1568]

É o mesmo produto.

"Manufactured under license for HobbyKing by Feiyu Tech. 100% compatible with Feiyu Tech software/firmware and supported by the HobbyKing global warranty network. Visit http://www.feiyu-tech.com/ for the latest software and firmware."
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 13 Abr 2013 21:52

Como zera os gyroscópios, Alex? Jumpeando algum slot, como no fy20?

È que tem um camarada aqui que montou o dele, mas quando ele liga o modo estabilizado, os ailerons saem do centro, mesmo com o fy31ap bem centralizado.

Obrigado

Antonio Lazaro da Silva
membro

Mensagempor Antonio Lazaro da Silva » 14 Abr 2013 13:12

Juverto, me parece que o problema não está em zerar os gyroscópios e sim no ajuste do ponto neutro de vôo.

Link do manual em português

http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/manual-do-fy31ap-em-portugu-s?commentId=4467654%3AComment%3A236746

Veja o que o manual diz:

" Valor de gravação neutra no solo

Passo 1: Configure seu avião para garantir a orientação, posição e nivelamento correto do FY31AP
Verifique se no Modo 3 (auto estabilização) os movimentos do profundor, dos ailerons e do leme estão na direção correta.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/835/caixadeswits2.jpg/][img:76d8c8ceed]http://img835.imageshack.us/img835/368/caixadeswits2.jpg[/img:76d8c8ceed][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Passo 2: Mova o Switch nr. 4 para a posição 'ON'.
Passo 3: Coloque o seu avião sobre uma mesa de modo que o nível esteja perfeito, ou Posicione a aeronave exatamente como você deseja que seja durante o vôo de estabilização automática ( fuselagem e asas perfeitamente níveladas).
Passo 4: zerar todas as guarnições no seu transmissor. Ligue o FY31AP no modo 1 (Manual Mode). Confirmar que não há desvio para as superfícies de aileron, profundor e leme e ajustar suas ligações de servo. Certifique-se que sua aeronave esteja perfeitamente nivelada. Esta é a sua aeronave.
Posição neutra.
Passo 5: Enquanto no passo 4, posição nivelada, ative o Modo 3 (Modo de auto estabilização) por pelo menos 2 segundos. Desde que Dip Switch nr. 4 esteja ligado (ON), o FY31AP vai registrar o ponto neutro.
Passo 6: Após 2 segundos, mover o Switch n º 4 para a posição desligado (OFF).
O procedimento está completo e o sistema está pronto para o voo.

Nota: quando o Swith Nr. 4 está na posição ON, o FY-31AP vai
registrar o ponto neutro cada vez que você mudar de Modo 1
(Modo Desactivado) para o Modo 2 Modo estabilizado)."

Espero que seja esse o problema e que consiga resolver.
Um abraço,
Lazaro

---

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 14 Abr 2013 15:43

MUito obrigado, Lázaro!

Acho que é exatamente isso.

Vou esperar meu camarada trazer o aero dele aqui para continuarmos a instalação e vou tentar essa solução.

Muito obrigado mais uma vez

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 14 Abr 2013 19:56

Só faltou título e descrição em português...né?

Voltar para “Aero Fotografia/Filmagem e FPV”