rolamentos de ceramica

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

rolamentos de ceramica

Mensagem por ftomazi »

andei fazendo uma revisão no heli e verifiquei varios rolamentos com problemas (mesmo sem lenha), então vou trocalos, e estou pensando em colocar rolamentos de ceramica, porem acho q são rolamentos mais fracos, alguma batida mais forte ou em qualquer lenha os rolamentos estouram mais facilmente, alguem q ja usou ou usa pode dar um feedback??
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

eu nunca ouvi falar em rolamentos de cerâmica. aonde que você viu isso? e o que te fez pensar que seria melhor que os de aço?
hcarvalholima
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 5:23 pm
Localização: Bauru - SP
Contato:

Mensagem por hcarvalholima »

ftomazi,

dá uma olhada nesse tópico... tem um vídeo muito bom do SkyRaptor sobre rolamentos...

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=153160
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

[quote:291939bb40="Alexandre33"]eu nunca ouvi falar em rolamentos de cerâmica. aonde que você viu isso? e o que te fez pensar que seria melhor que os de aço?[/quote:291939bb40]

é isso msm, da uma pesquisadinha por ae, em teoria, e pelo preço são bem superiores que os de aço!!!

eu mesmo dei uma comparada na força que eles suportam e sáo bem parecidos com os de aço, porem sobre impactos, essa informação nao tem!!
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

[quote:e9d91ffce9="hcarvalholima"]ftomazi,

dá uma olhada nesse tópico... tem um vídeo muito bom do SkyRaptor sobre rolamentos...

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=153160[/quote:e9d91ffce9]

esse video tira a duvida de muita gnt sobre rolamentos, principalemnte sobre lubrificação onde rolamento blindado nao se lubrifica, quando começar e se começar arranhar e hora de trocar.

mas continuo em a duvida da resistencia dos rolamentos de ceramica, onde os fabricantes oferecem eles como um UP, e pelo dobro do preço!!!
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
Euller
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 27, 2012 12:24 pm
Localização: sete lagoas MG

Mensagem por Euller »

[quote:0780ee0215="ftomazi"][quote:0780ee0215="Alexandre33"]eu nunca ouvi falar em rolamentos de cerâmica. aonde que você viu isso? e o que te fez pensar que seria melhor que os de aço?[/quote:0780ee0215]

é isso msm, da uma pesquisadinha por ae, em teoria, e pelo preço são bem superiores que os de aço!!!

eu mesmo dei uma comparada na força que eles suportam e sáo bem parecidos com os de aço, porem sobre impactos, essa informação nao tem!![/quote:0780ee0215]

Independente da qualidade do rolamento e de seus recursos, nenhum rolamento é feito pra suportar impactos.Na mecânica quando essa necessidade existe, são usados mancais de deslizamento.
V911 Turnigy 9X
Copter x 450 SE V2,T-rex 450 Sport V2
Avatar do usuário
ftomazi
membro
Mensagens: 608
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 5:17 pm
Localização: RS - POA

Mensagem por ftomazi »

[quote:a614870fce="Euller"]

Independente da qualidade do rolamento e de seus recursos, nenhum rolamento é feito pra suportar impactos.Na mecânica quando essa necessidade existe, são usados mancais de deslizamento.[/quote:a614870fce]

então, ótimo comentario, porem, rolamentos de aço sofrem avaria, em geral arranham amassam esferas e ficam com desempenho prejudicado, porem eles nao se desintegram, sera que usando esferas de ceramica nao corre o risco das esferas se desintegrarem???
[Goblin 770 SK540 ][Kyosho Nexus 30] [PRÔTOS 500 ] [Viperjet wemotec 70, powered by leopard] JR DMSS
Euller
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 27, 2012 12:24 pm
Localização: sete lagoas MG

Mensagem por Euller »

[quote:e43fa7175a="ftomazi"][quote:e43fa7175a="Euller"]

Independente da qualidade do rolamento e de seus recursos, nenhum rolamento é feito pra suportar impactos.Na mecânica quando essa necessidade existe, são usados mancais de deslizamento.[/quote:e43fa7175a]

então, ótimo comentario, porem, rolamentos de aço sofrem avaria, em geral arranham amassam esferas e ficam com desempenho prejudicado, porem eles nao se desintegram, sera que usando esferas de ceramica nao corre o risco das esferas se desintegrarem???[/quote:e43fa7175a]

A quebra ou desintegração de um material se dá devido ao grau de dureza do mesmo, um diamante corta vidro se precionado contra ele porém se quebra com o menor dos impactos, quanto mais duro mais pressão aguenta, a cerâmica com certeza tem ( dependendo do tratamento do aço ) mais dureza que o aço nesses casos, ou seja, aguentaria mais pressão, menos impacto. Na lei de Hook para deformação em metais conseguimos visualizar isso, porém a deformação em esferas de aço mesmo que não quebrem são avarias de mesma importancia em rolamentos.
V911 Turnigy 9X
Copter x 450 SE V2,T-rex 450 Sport V2
Responder