Aero mergulhador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 290
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Aero mergulhador

Mensagem por azulao »

Meu stick resolveu visitar netuno e se lançou ao mar.
A pergunta é: salva-se algum componente da eletrônica?
Bateria zerou.
Motor lavei em água doce, parece que não há danos, mas da p confiar no receptor ou no ESC? e os servos?
Kleber.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Cara nunca aconteceu nem comigo nem com alguém que eu conheça, mas uma vez um amigo caiu na piscina com um celular desses novos de ultima geração logo que ele saiu da água aplicou o tal do WD40 e o celular funcionou normalmente, por se tratar de um aparelho eletrônico acho que vai funcionar no seu motor e esc, tenta ai pra gente ficar sabendo, vlw boa sorte.
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por Pitu »

Vc fez o certo com o motor.Cuidado ao aplicar algum tipo de produto que possa agredir o verniz do enrolamento do motor. Deixe-o secar bem e poder alimentá-lo novamente.
Avatar do usuário
Ricardobh
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qui Set 27, 2012 12:32 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Ricardobh »

Minha Zagi caiu no mar em cabo frio

O meu esc fritou na hora....o restante lavei com agua normal msm 9 nao e o mais correto mas era o que eu tinha) e ta tudo ok funcionando...servos, receptor, motor e bateria.

O motor e os servos eu abrir pra tirar a areia fina q tava dentro e só.

O receptor funciona, mas como tinha outro coloquei ele e de reserva e to usando um novo por precauçao, ja que pode rolar uma corrozao nas trilhas ne.

Abraços
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Muito provavelmente somente o ESC deve ter queimado, o restante é só ligar novamente e se estiver funcionando, sem problema em usar novamente.
Avatar do usuário
lucasbaalberith
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 5:38 pm
Localização: Lages,-SC

Mensagem por lucasbaalberith »

A bateria e o esc provavelmente já eram, ainda mais com a água salgada. O jeito é gastar um frasco de WD neses e esperar secar. Depois sugiro abrir tudo e limpar bem com um pincel para tirar resquícios de sal, depois utilizar (sem dó) um limpa contato da WURTH.
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

eu nas minhas manutenções em computador eu lavo a placa mãe com agua e sabão depois de seca fica novinha kkk
acho que vai funcionar normal depois de tudo limpo !
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

Sugiro limpar com álcool isopropílico.

Molhar equipamento eletrônico não é um problema (em geral). O problema é aquela gotinha de água que ficou em algum lugar e você não viu. Ali você terá um ponto de corrosão e ...

O álcool isopropílico "lava" a água de toda a placa. Por ser álcool, o que ficar dele, evapora depois e não deixa resquício. Pode jogar o isopropílico sem dó, como se estivesse lavando mesmo. Quem faz solda de componentes sempre usa para limpar o resto de fluxo de solda que ficou na placa.
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 290
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

Obrigado pelas dicas pessoal.
Abri a capa do esc para uma limpeza mais profunda e tive a infelicidade de vê-lo derretido.
Nos demais equipamentos fiz uma boa limpeza, apliquei WD40 e estou deixando secar, mas o receptor também parece que já era.
Enfim, vão-se os ESCs, ficam os aeros!

To com medo mesmo é de tentar carregar a bateria, pois já explodiu uma comigo, mas, nada que uma boa distância em campo aberto não resolva. Enquanto isso, deixa ela secar bem.
Responder