Esc Talon 90 configuração default ou não? T-Rex 550v3

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:e9d81d8c1c="Airton"]Pelo que está lá, não.

'Ó só:

[i:e9d81d8c1c]The Castle Talon ESC will not provide power to the motor when first powered
up. The ESC must receive a low throttle signal to arm.

Follow this initialization sequence to operate the motor:

[b:e9d81d8c1c]1. Turn your transmitter ON and set the throttle stick to mid throttle.[/b:e9d81d8c1c]
2. If you are using an external BEC orradio battery and yourred power wire on the throttle lead is disconnected, powerthe radio receiverin the RC vehicle.
3. Connectthe main power battery to the speed controller. The ESC will make a chime and then a sequence of beeps. Count the number of beeps and make sure it matches the number of LiPo cells that were plugged into the unit.
[b:e9d81d8c1c]The speed controller will remain disarmed and will not operate the motor until it receives the zero throttle command from the receiver.[/b:e9d81d8c1c]
[b:e9d81d8c1c]4. When you are ready to fly, move the throttle stick to the lowest position on your transmitter.[/b:e9d81d8c1c]
5. The Phoenix will play the arming tone through the motorto indicate that it is armed.[/i:e9d81d8c1c]

O ajuste do máximo e mínimo é só na primeira vez, para configurar:

[color=red:e9d81d8c1c][i:e9d81d8c1c]Always perform a range check at full, half, and zero throttle before flying with any new speed controller![/i:e9d81d8c1c][/color:e9d81d8c1c]

O que eu não sei é se o auto calibrate desarma depois de fazer o ajuste de máximo e mínimo. Não tenho como verificar isto agora.

Pelo que vi na pista, é só uma vez e já dá uma diferença boa.

Abs,

Airton[/quote:e9d81d8c1c]

Não sabia dessa. Valeu!
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

Existe uma maneira de refazer as configuraçoes de endpoint? nao me lembro de ter feito na primeira vez, agora quando ligo meu esc com o Throttle em 50% espero os 6 bips das celulas e subo meu throttle ao maximo nao da nenhum sinal, espero um pouco desço ele ao minimo e arma o motor, quando arma o motor ai sim recebo o sinal de motor armado, esta correto ou tenho que fazer algo mais?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

É mais ou menos igual ao método anterior, Homerander.

Coloque os travels em 60%, ligue o esc conforme já explicado, após os sinais suba o stick para o máximo.

Vá subindo o travel até tocar. Dê mais 2% de curso. Abaixe o stick, suba novamente o curso até tocar de novo. Pronto, está configurado.

O canal citado é o da aceleração. Importantíssimo registrar que esse negócio de end point é para ajustar o rádio aos limites que o ESC requer. Apesar de cada esc da Castle ter uma pequena diferença entre os pontos máximos e mínimos, a mesma unidade sempre terá só uma amplitude e esse procedimento é para 'achar' quais são esses limites, necessários ao rádio para comandar tudo direito.

Se fosse um Align,por exemplo, seria diferente. Nestes, você determina qual o máximo e o mínimo na hora que quiser, sem necessariamente ter que alterar no rádio.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

[quote:128cb5e816="Airton"]É mais ou menos igual ao método anterior, Homerander.

Coloque os travels em 60%, ligue o esc conforme já explicado, após os sinais suba o stick para o máximo.

Vá subindo o travel até tocar. Dê mais 2% de curso. Abaixe o stick, suba novamente o curso até tocar de novo. Pronto, está configurado.

O canal citado é o da aceleração. Importantíssimo registrar que esse negócio de end point é para ajustar o rádio aos limites que o ESC requer. Apesar de cada esc da Castle ter uma pequena diferença entre os pontos máximos e mínimos, a mesma unidade sempre terá só uma amplitude e esse procedimento é para 'achar' quais são esses limites, necessários ao rádio para comandar tudo direito.

Se fosse um Align,por exemplo, seria diferente. Nestes, você determina qual o máximo e o mínimo na hora que quiser, sem necessariamente ter que alterar no rádio.

Abs,

Airton[/quote:128cb5e816]



Agora sim entendi hehe! bem explicado vlw Airton, a noite vou fazer, estava fazendo com os Travel em 100% acho que era por isso que nao funcionava.
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

Vlw pela dica Airton, ontem a noite consegui configurar os endpoints do acelerador, agora esta tudo ok, porem achei a reaçao do esc muito lenta quando em modo normal, ou seja, ele demorar demais para alterar a rotaçao do motor, se subo todo o acelerador de uma vez o motor demorar muito subir o giro, se desço a mesma coisa, nao afeta o voo 3d pois em idle ele nao muda nada, agora para o voo escala achei meio perigoso, e como se no esc anterior a funçao Throttle response speed estive em standard ou medio, e eu estava acostumado a usar o quick speed, mas nao vi no manual essa opçao nesse esc.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Aproveitando a deixa, no Aurora é para fazer no EPA (end poit adjustment) ou no T. Limit? Apesar do nome, no meu está configurado no Travel Limit.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:0736f8d5b0="Homerander"]Vlw pela dica Airton, ontem a noite consegui configurar os endpoints do acelerador, agora esta tudo ok, porem achei a reaçao do esc muito lenta quando em modo normal, ou seja, ele demorar demais para alterar a rotaçao do motor, se subo todo o acelerador de uma vez o motor demorar muito subir o giro, se desço a mesma coisa, nao afeta o voo 3d pois em idle ele nao muda nada, agora para o voo escala achei meio perigoso, e como se no esc anterior a funçao Throttle response speed estive em standard ou medio, e eu estava acostumado a usar o quick speed, mas nao vi no manual essa opçao nesse esc.[/quote:0736f8d5b0]

Esse é um ponto dos Castles que eu acho chato. Se, por um lado, quando acionamos o Idle ele não dá aquele tranco que os ESC´s da Align dão, por outro lado são muito "preguiçosos" na mudança de rotação...

Ai é uma das oportunidades em que você pode usar o Castle Link para fuçar nos parâmetros. Esse ai, se não me engano, é o Change rate, ou sei lá qual é.. Mas dá para saber apenas passando o mouse sobre o Campo. Aparece um quadro com uma dica do resultado do parâmetro e você vê qual é e qual o comportamento de cada mudança.

Mas eu costumo resolver de outro jeito. Eu não uso a curva normal com um crescimento acentuado o tempo todo. Eu faço um "platô" entre o primeiro e terceiro quarto da curva de aceleração, fazendo o heli manter a mesma rotação na maior parte do curso do passo que utilizamos para o hover ou o vôo escala.

Ao invés que usar "0, 40, 70, 85 e 100%", eu uso 0, 45, 55, 65, 90(ou 100%). Se é para vôo normal, não tem muito sentido usar o stick nas pontas o tempo todo nem dar pancadas nele. Pelo contrário, a maior parte do tempo ele ficaria ali entre os 30 e 80% do curso, o que eu prefiro que não provoque uma mudança brusca de rotação. Poupa o gyro de trabalhar tanto nas mudanças de torque do motor e fica um voo muito mais escala que com as curvas que propõem no manual.

Fica um voo muito mais liso. Se a rotação está muito baixa ou alta para o gosto de cada um, basta ajustar o início e o fim do platô, tal como " 40, 45, 50%" ou "55, 65, 75%". Ai, vai do gosto e da necessidade.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
ffelicio
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Seg Jan 14, 2013 8:36 pm
Localização: são paulo

Mensagem por ffelicio »

[quote:3ef4b64997="Airton"][quote:3ef4b64997="rafakrav"][url]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xF7VTrs_hsI[/url]

O do Softstart acho que só pode pelo Castle Link, mas quem sabe, deve ter pelo tx também.[/quote:3ef4b64997]

Pois é...

Eu pensava que era assim.

Não é mais não...

Nos Talons é de outro jeito...

Na primeira vez, Começa com o stick a 50% de aceleração, liga, espera tocar a quantidade de células, depois coloca em cima, faz o end point, coloca em baixo, faz o outro end point.

Depois, sempre que for ligar, o stick tem que estar a 50% de aceleração.

Eu fazia do jeito que você disse até semana passada. Apanhava e achava esse Talon um lixo. Ai, um colega aqui da pista apanhando com o problema consultou o Velho Niva (eu acho que você deve ter conhecido ele no último Fesbraer. Eu o conheci no Helimeira). Ele disse esse negócio ai eu não acreditei. Ele fez, deu certo, eu fui ler o manual e não é que era exatamente isso que o manual dizia para fazer!!!

Enfim... Se não acionar o esc com o stick a 50% para depois de contar as células abaixar para armar o esc, ele não funciona direito. Acredita? Eu não acreditava. Mas é verdade.

Quanto à configuração, ele já vem no padrão certo.

Não mexa com governador, a não ser que você não ligue em uma rotação máxima de 2.400.

De resto, só mexa no PWM para 8KHz se o motor for Scorpion.

Se for um motor original Align, não mexa em nada nos parâmetros, ajuste a curva normal em 0, 50 e 100% para a inicialização do ESC, comece sempre com o stick no meio, depois dos sinais sonoros abaixe o stick, confira se ele armou direito e veja a mudança dá.

Abs,

Airton[/quote:3ef4b64997]

Airton, tenho o mesmo ESC do amigo Talon 90 no Trex 550E DFC( aguardando bateria para estrear), e inclusive tenho um amigo que disse que para iniciar este ESC basta abaixar o trim do acelerador que ele arma o motor, pois vem configurado, porém o que entendi na sua explicação deste ESC a configuração é outra como explicado acima? É isso mesmo?

Toda vez que ligar o heli preciso colocar o stick no meio e depois baixar para armar o motor ou somente para iniciar a primeira configuracao do ESC?

No caso, este do meu amigo funciona perfeitamente com o trim um pouco abaixo do centro.

Agora fiquei confuso.
Fernando Felicio
eders
membro
Mensagens: 1283
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Vlw Airton, re-configurei 2 550DFC hoje desse modo(correto), retiro o que disse, o heli não é lento não, ficou show!
luishamaral
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Seg Out 17, 2011 5:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por luishamaral »

[quote:d7d6602d34="eders"]Vlw Airton, re-configurei 2 550DFC hoje desse modo(correto), retiro o que disse, o heli não é lento não, ficou show![/quote:d7d6602d34]

Valeu Airton e Eders

Segue um pequeno video teste


http://www.youtube.com/watch?v=9rGUVv7zWug
700 DFC MBX; GAUI X5 Formula V-BAR; Futaba T8J
Responder