Moto Planador Thermal e Colineiro desmontável projeto!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Moto Planador Thermal e Colineiro desmontável projeto!

Mensagem por AndersonSP »

Boa tarde amigos do E-voo.

Amigos gostaria de sugestões sobre a montagem de um Motoplanador que possa tanto voar em térmicas como no LIFT (se é que existe "planador" faz tudo?).

Bom Primeiro eu quero destacar alguns problemas que eu tenho.

1º Problema de transporte levarei na Motocicleta provavelmente em um tubo de PVC.

2º precisa ser desmontável.

3º Envergadura.

Com alguns parâmetros definidos é possível dar seguimento no projeto.

Tenho algumas considerações a fazer sobre a Asa Diedro ou poliedro? na minha cabeça diedro é mais simples no transporte pois precisa apenas de um baioneta para fixar tudo e ficará mais fácil de acondicionar no tubo mas aceito sugestões e criticas pois eu vejo que a maioria dos planadores tem poliedro!

Cauda em V ou convencional? Empenagem em chapa de balsa ou em varetas?

POD em Balsa com uma camada de Fibra de vidro ou laminada totalmente em Fibra de vidro ?

Perfil ? Um perfil AG dá bom resultado?


1,5m no mínimo?

Será que uma Longarina de Caixeta suporta a construção em uma asa leve é "frágil" dentro de um peso aceitável?

Tive problemas nesse planador aqui na longarina subdimensionei demais!
[img:4d80d5edc5]http://imageshack.us/a/img341/8315/1651404.jpg[/img:4d80d5edc5]

Eletrônica já está em mãos Esc de 12A . Motor servos etc. etc peso 70g.

Fico aguardando as considerações sei que quanto mais firulas mais difícil é conseguir baixo peso grande abraço.
Aprecie seu voo como se fosse o último um dia você acerta!!!
Avatar do usuário
Carlos.Weiss
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Mai 29, 2012 3:25 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por Carlos.Weiss »

Boa noite.

Brincadeiras a parte, voce precisa de um planador desmontavel e enrolável para caber no tubo de PVC.

O tamanho certo para esta finalidade é de 1,5m com asa bipartida com pouco diedro e aileron. Para térmica precisa ser leve, para colina precisa de peso.

Quanto voce acha que deve pesar seu novo planador?

Um perfil S4083 vai voar bem com lastro na colina e sem lastro na termica.

POD pode fazer em balsa mais firme de 3mm sem fibra que aguenta muito bem. Boom de vara de pesca e cauda maciça de balsa 3mm leve para compensar o peso do motor e bateria na frente. Voto na cauda em V. Faz muito tempo que montei uma cauda convencional, depois só V ou T.

Este planador da foto foi voce que montou? As dimensões são estranhas, muita envergadura para pouca fuse.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!

Pensei que ninguém iria comentar!!!! (estava com medo) kkkkk

Bom vamos lá.

Primeiro em relação ao peso eu quero algo em torno de 300g RTF (sonhar nunca é demais!!!!)

Quando me referi termal e colineiro era isso que estava pensando quando levar ele para o morro adiciono lastro nele. Irei estudar sobre esse perfil S4083.

O Boom será de vara de pesca mesmo parece até que você leu meus pesamentos. tenho um pedaço aqui.

O POD eu estava pensando em fibra porém acho que balsa será o método mais rápido para uma unica peça..

Estava não querendo utilizar ailerons nesse planador. algum problema em ser 3ch? ou vai perder rendimento nas curvas por causa do Diedro?

O planador da imagem é um térmica II Aerobrás.
Ganhei a fuselagem o resto fiz no olhômetro por isso está meio "desproporcional" (não tem nada a ver com o original). Ficou com a longarina meio fraca retirei a entelagem dei uma reforçada na longarina mas mesmo assim em um mergulho vai bater asas. Acabei doando ele a um amigo lá do CEI imigrantes. (Expliquei que é por conta e risco dele o voo!!!!!).

Bom Voltando ao Assunto amanhã irei buscar 2 chapas de balsa que é o material que falta para esse projeto.

A respeito da cauda V eu também tenho uma preferência por ela mas não sei se eu consigo um sistema de fixação removível e leve para ela (lá vamos nós pesquisar).

A respeito do tubo de PVC um tubo de 200mm deve dar conta dessa tralha toda na pior das hipoteses.

Agradeço a participação pode sugerir coisas a vontade.

Grande Abraço.
Dedé
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Out 18, 2007 9:30 am
Localização: BH, MG

Mensagem por Dedé »

Olá,

Um allegro E-lite cabe num tubo de 250mm.

A grande vantagem é que é um excelente planador termal que voa bem na colina.

Pode ser feito todo em balsa (exceto as longarinas e boom).

http://www.charlesriverrc.org/articles/allegrolite2m/markdrela_allegrolite2m.htm

André
Avatar do usuário
Carlos.Weiss
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Mai 29, 2012 3:25 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por Carlos.Weiss »

Se voce já tem bastante experiencia nas construções em balsa a sugestão do André é otima.

O uso de aileron fica muito bom, no seu caso pois pode fazer as duas metades retas e unir no centro com tubos de carbono de 8mm. Fica mais facil de colocar no tubo de PVC. Veja a foto do meu planador de 1,5m que montei no seculo passado. kkkk... e voa até hoje.

Pesa 480gr com 4 servos, motor 2830 1100kv, bateria 2s de 1050mA, helice 9x5 e voa muito nas termicas com perfil S4083.

No meu caso, usei todas as nervuras iguais para facilitar a montagem e o bordo de ataque é chapeado de balsa 1/32".

Se vai comprar balsa, para a cauda compre balsa boa e leve da Midwest. Acho que voce pode fazer uma adaptação na ponta do Tubo de PVC grande e colocar a cauda montada mesmo.

A longarina de caixeta de 6x3mm em cima e 6x2mm embaixo é mais do suficiente para 1,5m.
Anexos
Zinger.jpg
Zinger.jpg (17.63 KiB) Exibido 4418 vezes
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite Amigos!

Realmente terei que ir atrás do material mesmo ainda não decidi os detalhes.

Balsa acredito que duas ou três chapas é suficiente o resto do material tenho aqui.
Longarina terei que ir na Ca$a Aerobrá$ mesmo!!!! (ainda bem que é pouca coisa).
Tubo de carbono terei que ver se o DocaSP tem para fazer a baioneta.

Aileron ainda não decidi tenho que verificar se na minha eletrônica terei os servos.

Gostei bastante do Alegro mas achei que é um projeto que vai ficar mais $$$$$ e quero algo para não ficar com muita paranóia se estragar um poquinho na hora do transporte ou no voo.

Bom ainda preciso decidir quando sairei atrás disso assim faço uma viagem só.
Talvez segunda eu vá atrás do material e começo trabalhar nas asas que é a parte mais crítica.

Por enquanto continuo estudando os sistemas, perfis, etc etc....

Adorei o laranjinha!!!!

Grande abraço
Dedé
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Out 18, 2007 9:30 am
Localização: BH, MG

Mensagem por Dedé »

Nada é de graça nesta vida.

Normalmente, com um investimento um pouco maior, espera-se uma performance compatível, ao menos é assim no ramo dos aeromodelos.

Mais exíguo o investimento, não espere muito da performance.

O alegro é, na verdade um modelo muito barato, você pode construir o POD em balsa e compensado, o Tail boom pode ser um seguimento de uma vara de pesca telescópica, entretanto o ideal é um boom de carbono de 30dólares.

E as asas pode se cortar as nervuras "na unha" ou comprar um KIT cortado em CNC laser.

Fato é que este modelo é extremamente bem projetado, voa maravilhosamente bem e é Open Source, o projeto é free pra quem quiser usar.

Não perca tempo projetando nada, não reinvente a roda.

SDS!

André
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Madrugada Amigos!!!!!

André realmente o alegro é fantástico e estou balançado em fazer um, mas não adianta no meu caso mandar cortar esse planador e deixar ele aqui em cima do armário de casa como alguns aviões de maior porte que tenho aqui, e que só posso usar perto de casa. Outros maiores não tenho local adequado e se for levar na motocicleta além de danificar corro o risco de ficarem algumas peças pelo caminho ou mesmo o avião como já me aconteceu algumas vezes.

Ex: de aviões que estão mofando aqui (no Bom sentido é lógico)

Cherokee e citabria de 1,2m
[img:4bbb73c02b]http://imageshack.us/a/img41/466/vh36.jpg[/img:4bbb73c02b]

Aeronca Champ de 1.3m
[img:4bbb73c02b]http://imageshack.us/a/img855/3923/t4kb.jpg[/img:4bbb73c02b]

Planador Cirrus de 2,6m (não terminei ainda pelo fato de não poder transportar está tudo aqui que faltava a quase 1 ano ex: filmes de entelagem, eletrônica, telemetria completa inclusive com variômetro e gps sensor de tudo que e tipo não terminei para não ficar aqui pegando pó)
[img:4bbb73c02b]http://imageshack.us/a/img96/2541/1641339.jpg[/img:4bbb73c02b]

Estou partindo para algo sem compromisso mesmo se eu fizer um alegro e no transporte rasgar a entelagem irei ficar em uma paranoia danada kkkkk.......

Também tem outra faz bastante tempo que estou ajuntando alguns aviões para cortar a laser em um lote só espero ano que vem cortar esses danados e talvez coloco um alegro no pacote.

Como você mesmo disse o desempenho e proporcional ao $$$$$$$.

Grande Abraço.
Responder