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"Limpeza" de Motor Glow

Enviado: Qua Jul 24, 2013 5:17 pm
por Victor Stevan
Pessoal, boa tarde.

A uns 2 anos atrás, adquiri um pastinha e um O.S 46 fxi usados. O motor estava com uma "craca" de óleo, toda preta e marrom... Nada que interferisse no funcionamento, o motor nunca deu problemas, pegava de primeira e etc...

A um tempo atrás, disseram que para tirar essa meleca do motor, eu podia desmontá-lo e colocá-lo para ferver com sabão em pó. Tomando o cuidado de secar bem, montar tudo certinho e lubrificar muito bem. Como não tenho experiência em desmontar motores, hoje fiz o teste somente com a mufla... E deu certo! Ficou "nova". Gostaria de saber se algo impede de eu fazer o mesmo com a parte que sai do cabeçote do motor. Tirar a vela e colocar só a "tampa" para ferver. Pergunto isso, pois tenho muito medo de perder o motor, rs.

Abraços.

Enviado: Qua Jul 24, 2013 6:12 pm
por ricardosette
Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...

Enviado: Qua Jul 24, 2013 10:30 pm
por Victor Stevan
[quote:963bea2974="ricardosette"]Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...[/quote:963bea2974]

Obrigado amigo, farei isso!
Na verdade me disseram que podia colocar o motor todo tendo o cuidado de montar e lubrificar tudo depois... Mas sei lá né... Dá medo de estragar algo, rs.

Enviado: Qua Jul 24, 2013 10:36 pm
por claudiorfernandes
Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...

Enviado: Qua Jul 24, 2013 10:41 pm
por LaercioLMB
[quote:d50085c1eb="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:d50085c1eb]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.

Enviado: Qua Jul 24, 2013 11:03 pm
por Rafael Diniz
Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs

Enviado: Qua Jul 24, 2013 11:11 pm
por Victor Stevan
[quote:50487e79c0="LaercioLMB"][quote:50487e79c0="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:50487e79c0]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.[/quote:50487e79c0]

Bom, valeu pelo aviso pessoal.
Como eu disse antes, não colocaria todo o motor pelo fato de não ter muita experiência para montar tudo certinho, como foi só a mufla, creio que não terei problemas, não é mesmo? Até porque sabendo disso, não farei novamente.

Obrigado

Enviado: Sáb Jul 27, 2013 10:51 am
por Leonardo M.T.
Victor, pode ler um pouco mais nesse site

[url]http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/maintenance.htm[/url]

Eu uso o método da água fervendo com sabão, uso o sabão para máquina de lavar louça, que dá melhor resultado (provavelmente mais soda cáustica), mas precisa desmontar o motor e retirar as partes móveis, camisa e pistão, virabrequim, rolamentos e carburador não devem ser lavados.

Jà fiz o processo em vários motores, e é claro que arranca uma camada micrométrica do metal, mas na prática nunca inutilizou ou piorou nenhum motor.

Também não deve ser feito todo mês, eu só faço quando está muito sujo mesmo, ou preciso trocar rolamentos, as muflas são limpas com mais regularidade.

No site que te passei comenta esse método, que é o indicado pelo Clarence Lee, colunista, projetista e uma espécie de GURU dos motores glow. Quem lia a RCModeler e atualmente a Model Airplane News conhece a coluna dele. Se ele não souber nada sobre motores, também não sei quem pode saber.

Abraço.

Enviado: Sáb Jul 27, 2013 11:14 am
por Leonardo M.T.
[quote:a96ea7a829="Rafael Diniz"]Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs[/quote:a96ea7a829]


Acho que é o ideal, parece ser o processo usado pelas fábricas. O problema ainda é encontrar quem faça.

Enviado: Sáb Jul 27, 2013 11:18 am
por Leonardo M.T.
Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de deixar as peças imersas em líquido para radiadores (anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.