FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por alexcmag »

O conector de bateria do Taranis é o mesmo que o de balanceamento de baterias LiPo e LiFe 2S.

Qualquer LiPo ou LiFe que caiba no compartimento servirá no seu caso.

Algumas vezes esqueci de carregar a NiMH ou simplesmente não tive tempo, peguei uma 2S 1700mAh do Beetle 1:16 e liguei nele.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Mauro Sérgio
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Out 15, 2013 5:44 am
Localização: Porto Ferreira - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Mauro Sérgio »

O manual passa o tamanho do compartimento em 108x31x28mm.
Eu iria de Life 3s 1500mAh da HK ou Turnigy 102mm x 23mm x 28mm, ou uma Zippy Flightmax 1800mAh 102mm x 23mm x 29mm. Precisa conferir o tamanho com o vendedor, se for mais larga um pouco não cabe.
Se optar pela 3s terá que fazer uma adptação do conector de alimentação, ou usa um adaptador ou soldar um conector em paralelo na bateira.
Apos instalar nova bateria vai precisar acertar no radio o range, o alerta e calibrar.
Segue dois links como exemplo
https://www.youtube.com/watch?v=gTen-UgxNY4
https://www.youtube.com/watch?v=wsCrwFLz_-o
Abraço.
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Jonathan M. »

Amigos gostaria de saber a respeito da Telemetria do Taranis, como que funciona?
As informações irão aparecer na tela? Quais são essas informações?

Tenho o rádio, mas ainda estou montando o aero, está vindo tudo de fora, então não tenho como saber.


Obrigado
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." AS
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por alexcmag »

Jonathan M. escreveu:Amigos gostaria de saber a respeito da Telemetria do Taranis, como que funciona?
As informações irão aparecer na tela? Quais são essas informações?

Tenho o rádio, mas ainda estou montando o aero, está vindo tudo de fora, então não tenho como saber.


Obrigado


A telemetria funciona com o sinal transmitido do receptor para o transmissor, no caso do Taranis os valores são exibidos em tela e podem ser anunciados por voz dependendo de como você configurar.

Por padrão você já terá nível de sinal no rádio e uma ou duas tensões dependendo do receptor, geralmente monitoro o BEC (5V) e a tensão da bateria. O BEC nos receptores atuais é praticamente de fábrica, basta não tirar o jumper que força a leitura. Para a bateria é preciso um divisor, que tanto pode ser o fabricado pela própria FrSky quanto feito em casa com dois resistores e um capacitor (eu uso 1k, 10k e 100nF respetivamente).

O que passar disto dependerá de compra de sensores.

A nova linha de receptores conta com um conector chamado SmartPort que permite comunicação direta com os sensores compatíveis sem precisar de um hub. Tem sensores de altitude/vario, GPS, tensão, corrente, rotação, velocidade do ar, etc.

As linhas D8RII, D6RII, D4RII, etc têm conexão serial para um hub, ao qual podem ser conectados sensor de nível, GPS, altímetro, tacômetro, etc.

Até tenho um hub, mas para ser sincero o que mais uso são as tensões e nível de sinal, é o que me dá mais segurança de voo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por funaro1313 »

Pessoal uma ajuda tenho um aero 20cc gasolina com receptor D8rii-plus ele me informa na tela a tensão da life que esta ligada no receptor
Tenho uma zagi que está com receptor x8r e ele não mosta a tensão da bateria lipo percebi que o receptor esta sem o jumpers sera que e isso preciso configurar algo tem umas coisas que andei vendo como saida A1 A2 gostaria de uma ajuda
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por funaro1313 »

Alguem??
Avatar do usuário
Moreira
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:52 pm
Localização: Pirassununga-SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Moreira »

Não tenho certeza, mas acho que você precisa de um sensor ligado na smart port dele.
Avatar do usuário
Mauro Sérgio
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Out 15, 2013 5:44 am
Localização: Porto Ferreira - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Mauro Sérgio »

A tensão no receptor é mostrada no radio na variável RxBt, sensor este que é nativo do receptor X8R.

Para receber a tensão total de todas as células da bateria, vai precisar do sensor FLVSS ligado ao receptor onde a tensão é mostrada na variável Cels.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _1pc_.html
Anexos
m_Nova Imagem de Bitmap (2).jpg
m_Nova Imagem de Bitmap (2).jpg (20.43 KiB) Exibido 6729 vezes
rael977
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sex Set 18, 2009 3:33 am
Localização: Cosmópolis , Sp

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por rael977 »

Srs, posso usar esse rádio em aeros glow ?? To montando um piper 4t !!
Já vôo elétricos com hk e futabinha FM , quero pegar um rádio melhor, mas os futabas 2.4 os preços estão lá em cima!

Bom é isso se puderem me dá uma luz, vlw!!
rael977
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sex Set 18, 2009 3:33 am
Localização: Cosmópolis , Sp

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por rael977 »

Ah já tive o turning com módulo original, pensei em comprar o 9xr e por o módulo frsky mas vai sai o mesmo preço do taranis
Responder