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Enviado: Ter Nov 11, 2014 7:32 pm
por nonbrasil
[quote:52faf36683="Hidden"][quote:52faf36683="nonbrasil"]Alguém sabe como funciona o esquema de Telemetria? Tenho dúvida pois nunca tive um rádio com esta funcionalidade.

É preciso algum sensor extra para que tudo funcione? O que eu queria ter na tela é o controle de RSSI e voltagem da bateria do multirotor.[/quote:52faf36683]


Se você adquirir o Taranis e utilizar qualquer receptor da linha "D" ou "X", já terá na tela do rádio a informação de RSSI.

Quanto a tensão, por padrão o RX envia o valor da tensão que ele está sendo alimentado, mas é possível utilizar um divisor de tensão e enviar o valor da bateria principal, neste caso você precisaria deste componente: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16671__FrSky_Battery_Voltage_Sensor_FrSky_Telemetry_System_.html


Outra opção, que eu uso e indico, é utilizar um módulo sensor de corrente, com este módulo você terá na tela a tensão da bateria, a corrente instantânea consumida e a capacidade consumida durante o vôo (mAh), esta última informação pode substituir o timer para controle do tempo de vôo, exemplo: Uma bateria de 5000mAh, o ideal é utilizar no máximo 80% da capacidade, então você pode voar até consumir 4000mAh.

Se utilizar o receptor "X" utilize este módulo de corrente para até 40A:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__58204__FrSky_Smart_Port_Current_Sensor_40A.html

Ou então este para aplicações mais "pesadas" (150A): Obs.: Este módulo não lê a tensão da bateria, somente a corrente consumida.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__65381__FrSky_FCS_150A_Current_Sensor_w_Smart_Port.html



Para os receptores da linha "D" tem duas opções, de 40A e 100A:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__37954__FrSky_FAS_40_Ampere_Telemetry_Sensor_Max_40A_.html

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24786__FrSky_FAS_100_Telemetry_Amperage_Sensor.html[/quote:52faf36683]

Hidden, muito obrigado pela explicação.

Esse problema de ler a tensão que chega no RX é justamente o que ocorre comigo hoje! Utilizo o 9XD Pus em conjunto com o X8R.

Bom, então vou ter que comprar esse Battery Voltage Sensor mesmo. Acho que os outros não sei aplicam ao meu projeto pois só voo multirotor.

Vou verificar essa questão do RSSI que já está de bom tamanho. Existe algum valor critico para o RSSI? Exemplo, de 0 à 100 quando o RSSI chega em 20 é um valor muito perigoso para perder a comunicação?

Abs.

Enviado: Ter Nov 11, 2014 8:04 pm
por Hidden
[quote:2ecc478326="nonbrasil"]
Hidden, muito obrigado pela explicação.

Esse problema de ler a tensão que chega no RX é justamente o que ocorre comigo hoje! Utilizo o 9XD Pus em conjunto com o X8R.

Bom, então vou ter que comprar esse Battery Voltage Sensor mesmo. Acho que os outros não sei aplicam ao meu projeto pois só voo multirotor.

Vou verificar essa questão do RSSI que já está de bom tamanho. Existe algum valor critico para o RSSI? Exemplo, de 0 à 100 quando o RSSI chega em 20 é um valor muito perigoso para perder a comunicação?

Abs.[/quote:2ecc478326]

Os valores de RSSI já são definidos por padrão no Taranis, se não me engano abaixo de 40 ele dá alarme de sinal fraco e abaixo de 35 dá alarme de sinal crítico (ou 35/30, não me lembro exatamente).

No meu multi, normalmente quando ele dá alarme de sinal crítico se eu continuar a frente ele perde o sinal momentos depois, entrando em fail-safe, mas normalmente basta elevar um pouco o transmissor para retomar, mas só tenho problemas com perda de sinal quando estou voando em áreas com muitos obstáculos.

Em condições boas já fui a 1800 metros sem nenhum alarme de sinal fraco, com receptor D8R-II.

Enviado: Dom Dez 14, 2014 4:24 pm
por bugalaws
Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..

Enviado: Seg Dez 15, 2014 11:22 am
por Neoconker
[quote:c0be1fd540="bugalaws"]Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..[/quote:c0be1fd540]

Poderia fornecer mais detalhes...

É o Taranis ou Taranis Plus?
Qual modelo do receptor?
Entrou em parafuso qdo perdeu o sinal, o fail safe esta configurado como?
Deu algum alerta de RSSI?

Enviado: Seg Dez 15, 2014 2:40 pm
por Hidden
[quote:7ea4132782="bugalaws"]Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..[/quote:7ea4132782]


Ok, só não entendo a parte de ficar muito receoso com a marca, só porque é um Taranis? Se fosse um Futaba não haveria receio?

A primeira coisa que você precisa fazer agora, da mesma forma que se fosse qualquer outra marca, é descobrir qual foi a falha, foi no RX? No TX? Uma antena quebrada? Uma interferência devido a uma determinada posição do aero? se você não descobrir o que de fato aconteceu, obviamente ficará com receio e pode até trocar de marca, mas não sabendo o que aconteceu pode voltar a acontecer com qualquer outra marca.

Às vezes o modelismo demanda um pequeno trabalho de detetive, caso contrário o modelista vira "trocador de peças".

Abraços e boa sorte.

Enviado: Qui Dez 18, 2014 9:16 am
por bugalaws
[quote:c6971881f2="Hidden"][quote:c6971881f2="bugalaws"]Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..[/quote:c6971881f2]


Ok, só não entendo a parte de ficar muito receoso com a marca, só porque é um Taranis? Se fosse um Futaba não haveria receio?

A primeira coisa que você precisa fazer agora, da mesma forma que se fosse qualquer outra marca, é descobrir qual foi a falha, foi no RX? No TX? Uma antena quebrada? Uma interferência devido a uma determinada posição do aero? se você não descobrir o que de fato aconteceu, obviamente ficará com receio e pode até trocar de marca, mas não sabendo o que aconteceu pode voltar a acontecer com qualquer outra marca.

Às vezes o modelismo demanda um pequeno trabalho de detetive, caso contrário o modelista vira "trocador de peças".

Abraços e boa sorte.[/quote:c6971881f2]

Irmão,


Acho que não me fiz entender eu não quiz dizer em relação a marca mas em relação ao Radio em Si.

Já investiguei tudo que pode ser investigado visualmente, as antenas do RX não estão quebradas, nem do radio, conferi o Radio por dentro mas não tem nenhum fio quebrado nada do tipo.

As antenas do RX no aero estão a 90º uma da outra.


O que farei agora é voar com os logs da telemetria gravando no Cartão de Memória para ver se consigo descobrir alguma coisa.

A antena do Radio no dia do sinistro, estava de lado, eu sempre voo com ela para cima. É a primeira vez que voei esse aero com ela de lado, já voei em outros aeros sem problemas.


Outro fato que aconteceu é que foi a primeira vez que voei o Taranis com um dragon link perto, sei que em teoria não é para dar problema, pois são frequências distintas mas sei lá.


De qualquer forma estou doido por um Graupner MZ-24 hehehehe

Enviado: Qui Dez 18, 2014 11:20 am
por bugalaws
[quote:1e18a3d5e2="Neoconker"][quote:1e18a3d5e2="bugalaws"]Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..[/quote:1e18a3d5e2]

Poderia fornecer mais detalhes...

É o Taranis ou Taranis Plus?
Qual modelo do receptor?
Entrou em parafuso qdo perdeu o sinal, o fail safe esta configurado como?
Deu algum alerta de RSSI?[/quote:1e18a3d5e2]

Fala maninho é o Taranis (Não plus)
Receptor X8R
O FailSafe dele não está configurado, mas não ajudaria neste caso pois eu estava em um mergulho, o que acabou salvando meu aero foi nao ter apagado o motor
Sobre o Alerta de RSSI sinceridade não ouvi irmão, a adrenalina na hora foi tanta que não consegui perceber se deu o Alerta de RSSI, mas o radio ja deu alerta de Telemetry Lost , mas de RSSI nunca... é isso que acho estranho ...

Por isso vou habilitar os Logs no SD para tentar investigar melhor.

Enviado: Sex Dez 26, 2014 5:55 pm
por Neoconker
[quote:bd29f85e1d="bugalaws"][quote:bd29f85e1d="Neoconker"][quote:bd29f85e1d="bugalaws"]Infelismente sou obrigado a relatar um problema que tive ontem.. Voo aero gasolina a cerca de 6 meses com o taranis, primeiro estava voando um meridiam 20cc sem nenhum sinal de problema, agora a cerca de dois meses to voando um yak 55cc ontem num mergulho para dar um rasante na pista ele perdeu sinal entrando em parafuso perto do chao o sinal voltou por sorte nao perdi o aero, consegui cabrar. Ele bateu o trem de pouso no chao mas subiu denovo por sorte consegui fazer um pouso tranquilo.. Resultado o trem de pouso foi arrancado na batida no chao e o profundor rachou com a cabrada brusca... Fiquei mto receoso de continuar voando com o taranis..[/quote:bd29f85e1d]

Poderia fornecer mais detalhes...

É o Taranis ou Taranis Plus?
Qual modelo do receptor?
Entrou em parafuso qdo perdeu o sinal, o fail safe esta configurado como?
Deu algum alerta de RSSI?[/quote:bd29f85e1d]

Fala maninho é o Taranis (Não plus)
Receptor X8R
O FailSafe dele não está configurado, mas não ajudaria neste caso pois eu estava em um mergulho, o que acabou salvando meu aero foi nao ter apagado o motor
Sobre o Alerta de RSSI sinceridade não ouvi irmão, a adrenalina na hora foi tanta que não consegui perceber se deu o Alerta de RSSI, mas o radio ja deu alerta de Telemetry Lost , mas de RSSI nunca... é isso que acho estranho ...

Por isso vou habilitar os Logs no SD para tentar investigar melhor.[/quote:bd29f85e1d]

hmm entendi, agora resta conferir as configurações, novo range test e acompanhar se acontece de novo.

Enviado: Ter Dez 30, 2014 10:33 am
por bugalaws
Fiz os testes em uma Zagi, com receptor D8R-II Plus voei a asa tão alto quanto pude enxergala, então coloquei o radio nas costas.. ele continuou voando mas perdeu sinal por dois segundos(confirmei isso nos logs da telemetria mais tarde).

Já com o X8R fiz o mesmo teste, e não perdeu sinal o mais próximo disso que houve foi o nível de sinal cair a 25% mas....

Efetuei um voo no meu 55cc com ele... porém fiquei muito apreensivo... é complicado fiquei com muito medo de continuar voando..

Vendi o radio para um colega de pista, mas tenho certeza que irei me arrepender.. pois sei que não vou ve-lo tendo problema de sinal... mas faz parte ... rssss

O fogo é quando você vê seus R$5000,00 despencando ... e por sorte consegue traze-lo novamente.... agora acho que vou de graupner... esse mz-24 está bem interessante...

Enviado: Dom Jan 04, 2015 6:11 pm
por Rogerio Eduardo
Ola a todos semana passada chegou meu novo radio taranis plus apos ler e ler manual da internet comecei a configurar tudo o que é do meu interesse, baixei companion para atualizar fiz tudo detalhadamente seguindo videos postados no youtube quando terminou atualização desliguei o radio, quando liguei novamente a chave não aparece mais nada na tela e o pc não reconheçe mais o radio alguem poderia me ajudar a solucionar este problema por favor ?