Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressão

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressão

Mensagem por Rensanches »

Tenho alguns motores glow antigos (Fox / Enya ) já com compressão baixa, uma vez lí que há uma técnica utilizada com prego (prego de carpinteiro) onde é possivel alerar o diametro do pistão (em alguns centésimos) e que o motor volta funcionar normalmente, sem o problema de falta de compressão, alguem já ouviu falar sobre essa técnica ou é lenda urbana? :shock:
Renato Sanches
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressã

Mensagem por snag »

[quote:9cb5353efc="Rensanches"]Tenho alguns motores glow antigos (Fox / Enya ) já com compressão baixa, uma vez lí que há uma técnica utilizada com prego (prego de carpinteiro) onde é possivel alerar o diametro do pistão (em alguns centésimos) e que o motor volta funcionar normalmente, sem o problema de falta de compressão, alguem já ouviu falar sobre essa técnica ou é lenda urbana? :shock:[/quote:9cb5353efc]


Também já ouvi falar (ou melhor, li em vários locais diferentes) sobre esta técnica...
Bom, se o motor não tem mais jeito, a solução comum é trocar o conjunto camisa/pistão. Então, já que o pistão vai para o lixo, talvez não custe nada tentar...

Outra técnica, se o motor possuir pistão de ferro fundido (que acho que era comum nos Enyas antigos), é aquecer bem o pistão (por exemplo, com um maçarico, até ficar rubro). Não lembro o termo técnico, mas dizem que o ferro fundido "aumenta" de volume ao sofrer o tratamento térmico. Falam um pouco desta característica do material neste link sobre amaciamento de motores diesel: http://www3.telus.net/dieselcombat/about_diesels.htm .
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Precisaria alargar todo o diâmetro de forma perfeita, o que não acontece em 99% dos casos..

Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.

Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..

Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:07e6f2b81b="Abib"]Precisaria alargar todo o diâmetro de forma perfeita, o que não acontece em 99% dos casos..

Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.

Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..

Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..[/quote:07e6f2b81b]

Pois é... por isso escrevi que acho que só vale a pena tentar se a outra opção for jogar o motor no lixo.

E se for trocar o conjunto camisa/pistão, é bom verificar se a biela também não precisa ser trocada.

Não conheço os motores Fox, mas as peças dos Enya, você encontra nestas lojas: http://stores.ebay.com/thecontrollinestore (EUA) ou http://www.stunthobby.com/ (Brasil) . Se as peças não estiverem disponíveis nos sites, entre em contato com os vendedores. Aparentemente, a Enya mantém estoque das peças de boa parte dos motores antigos.

E um lembrete sobre os Enyas: os parafusos parecem, mas não são do tipo Phillips (adivinha como descobri...). Precisa comprar chaves do tipo JIS (ou modificar uma chave Phillips).
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Tenho dois Fox 35 de VCC, um deles coloquei carburador, funciona na bancada, porém quando aquecido fica sem compressão e não pega mais nem com start.
O motivo para recuperar a compressão era fazer experiencia com etanol, para não comprometer os motores mais novos que estão com metanol.
Quanto ao Enya, grato pela informaçõ, vou entrar em contato pelo site e verificar a viabilidade técnico/economica para troca do conjunto pistão/camisa, bem como também analizar a biela.
rflight
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 11:43 pm
Localização: Santo andré -SP

Mensagem por rflight »

Estive pensando... (Talvez por isso o cheiro estranho por aqui... hehehe)

E se transformar eles em anelados?
Não seria possivel fazer uma ranhura no pistão e colocar anel?

O anel é fácil de conseguir, procurem um cara chamado Ringmaster, ele faz qualquer anel, para qualquer motor, com qualquer medida por 10 dolares cada...

Eu tenho um motor O.S. .40H, da decada de 70, apenas baseado nos dados fornecidos pela OS, ele fez 3 aneis para mim e ficou excelente, nem parece que o motor tem 40 anos...

Valeu!
Mauricio
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

rflight,
Obrigado pela dica, havia escrito a resposta mas só agora verifiquei que algo deu errado e não foi enviada.
Responder