Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressão
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Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressão
Tenho alguns motores glow antigos (Fox / Enya ) já com compressão baixa, uma vez lí que há uma técnica utilizada com prego (prego de carpinteiro) onde é possivel alerar o diametro do pistão (em alguns centésimos) e que o motor volta funcionar normalmente, sem o problema de falta de compressão, alguem já ouviu falar sobre essa técnica ou é lenda urbana? :shock:
Renato Sanches
Re: Reviver-Retificar motor antigo - como melhorar compressã
[quote:9cb5353efc="Rensanches"]Tenho alguns motores glow antigos (Fox / Enya ) já com compressão baixa, uma vez lí que há uma técnica utilizada com prego (prego de carpinteiro) onde é possivel alerar o diametro do pistão (em alguns centésimos) e que o motor volta funcionar normalmente, sem o problema de falta de compressão, alguem já ouviu falar sobre essa técnica ou é lenda urbana? :shock:[/quote:9cb5353efc]
Também já ouvi falar (ou melhor, li em vários locais diferentes) sobre esta técnica...
Bom, se o motor não tem mais jeito, a solução comum é trocar o conjunto camisa/pistão. Então, já que o pistão vai para o lixo, talvez não custe nada tentar...
Outra técnica, se o motor possuir pistão de ferro fundido (que acho que era comum nos Enyas antigos), é aquecer bem o pistão (por exemplo, com um maçarico, até ficar rubro). Não lembro o termo técnico, mas dizem que o ferro fundido "aumenta" de volume ao sofrer o tratamento térmico. Falam um pouco desta característica do material neste link sobre amaciamento de motores diesel: http://www3.telus.net/dieselcombat/about_diesels.htm .
Também já ouvi falar (ou melhor, li em vários locais diferentes) sobre esta técnica...
Bom, se o motor não tem mais jeito, a solução comum é trocar o conjunto camisa/pistão. Então, já que o pistão vai para o lixo, talvez não custe nada tentar...
Outra técnica, se o motor possuir pistão de ferro fundido (que acho que era comum nos Enyas antigos), é aquecer bem o pistão (por exemplo, com um maçarico, até ficar rubro). Não lembro o termo técnico, mas dizem que o ferro fundido "aumenta" de volume ao sofrer o tratamento térmico. Falam um pouco desta característica do material neste link sobre amaciamento de motores diesel: http://www3.telus.net/dieselcombat/about_diesels.htm .
Precisaria alargar todo o diâmetro de forma perfeita, o que não acontece em 99% dos casos..
Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.
Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..
Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..
Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.
Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..
Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..
[quote:07e6f2b81b="Abib"]Precisaria alargar todo o diâmetro de forma perfeita, o que não acontece em 99% dos casos..
Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.
Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..
Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..[/quote:07e6f2b81b]
Pois é... por isso escrevi que acho que só vale a pena tentar se a outra opção for jogar o motor no lixo.
E se for trocar o conjunto camisa/pistão, é bom verificar se a biela também não precisa ser trocada.
Não conheço os motores Fox, mas as peças dos Enya, você encontra nestas lojas: http://stores.ebay.com/thecontrollinestore (EUA) ou http://www.stunthobby.com/ (Brasil) . Se as peças não estiverem disponíveis nos sites, entre em contato com os vendedores. Aparentemente, a Enya mantém estoque das peças de boa parte dos motores antigos.
E um lembrete sobre os Enyas: os parafusos parecem, mas não são do tipo Phillips (adivinha como descobri...). Precisa comprar chaves do tipo JIS (ou modificar uma chave Phillips).
Se fizer isto de tentar alargar o pistão, corre o risco de ovala-lo e o que você achar que é compressão na verdade é interferência do pistão com a camisa.. A compressão irá vazar nas regiões que não tem interferência, e seu motor poderá ficar pior do que antes.
Enfim: Se fosse simples e fácil, todo mundo faria isso..
Só que na verdade, todo mundo troca camisa/pistão..[/quote:07e6f2b81b]
Pois é... por isso escrevi que acho que só vale a pena tentar se a outra opção for jogar o motor no lixo.
E se for trocar o conjunto camisa/pistão, é bom verificar se a biela também não precisa ser trocada.
Não conheço os motores Fox, mas as peças dos Enya, você encontra nestas lojas: http://stores.ebay.com/thecontrollinestore (EUA) ou http://www.stunthobby.com/ (Brasil) . Se as peças não estiverem disponíveis nos sites, entre em contato com os vendedores. Aparentemente, a Enya mantém estoque das peças de boa parte dos motores antigos.
E um lembrete sobre os Enyas: os parafusos parecem, mas não são do tipo Phillips (adivinha como descobri...). Precisa comprar chaves do tipo JIS (ou modificar uma chave Phillips).
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Tenho dois Fox 35 de VCC, um deles coloquei carburador, funciona na bancada, porém quando aquecido fica sem compressão e não pega mais nem com start.
O motivo para recuperar a compressão era fazer experiencia com etanol, para não comprometer os motores mais novos que estão com metanol.
Quanto ao Enya, grato pela informaçõ, vou entrar em contato pelo site e verificar a viabilidade técnico/economica para troca do conjunto pistão/camisa, bem como também analizar a biela.
O motivo para recuperar a compressão era fazer experiencia com etanol, para não comprometer os motores mais novos que estão com metanol.
Quanto ao Enya, grato pela informaçõ, vou entrar em contato pelo site e verificar a viabilidade técnico/economica para troca do conjunto pistão/camisa, bem como também analizar a biela.
Estive pensando... (Talvez por isso o cheiro estranho por aqui... hehehe)
E se transformar eles em anelados?
Não seria possivel fazer uma ranhura no pistão e colocar anel?
O anel é fácil de conseguir, procurem um cara chamado Ringmaster, ele faz qualquer anel, para qualquer motor, com qualquer medida por 10 dolares cada...
Eu tenho um motor O.S. .40H, da decada de 70, apenas baseado nos dados fornecidos pela OS, ele fez 3 aneis para mim e ficou excelente, nem parece que o motor tem 40 anos...
Valeu!
Mauricio
E se transformar eles em anelados?
Não seria possivel fazer uma ranhura no pistão e colocar anel?
O anel é fácil de conseguir, procurem um cara chamado Ringmaster, ele faz qualquer anel, para qualquer motor, com qualquer medida por 10 dolares cada...
Eu tenho um motor O.S. .40H, da decada de 70, apenas baseado nos dados fornecidos pela OS, ele fez 3 aneis para mim e ficou excelente, nem parece que o motor tem 40 anos...
Valeu!
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