Página 1 de 4

Trex 700n DFC gasser - montagem e videos

Enviado: Dom Ago 11, 2013 10:44 pm
por daniel.dse
Olá meus colegas,

Após algum tempo desejando montar um heli gasser, com o estímulo de uma positiva experiência com aviões a gasolina, consegui finalizar um projeto.

Resolvi postar para estimular os que têm a intenção de seguir o mesmo caminho. A ideia é ter mais tempo de voo para treinar manobras e praticar bastante. As baterias são um problema para mim porque não tenho horário nem dia certo para voo e aqui no campo não há energia.

*************************************************************

O primeiro passo foi decidir qual kit e qual motor usar, optei pelos mais usados e confiáveis.

MOTOR

As opções, para mim, eram o: OS GT15HZ e os zenoahs modificados pela HWC, BH Hanson e TRM toxic. Acabei optando pelo TRM 270tt, por estar disponível no site da espritmodel, ser bastante utilizado e ter comentários positivos no helifreak.com.
Os outros excluí pelos seguintes motivos, que podem não ser os “corretos”, mas foi o meu caminho:

OS – Apesar de não precisar de modificações para instalar no Trex700 apresenta problemas, por falha no SETUP muito sensível ou de projeto, além de ser adequado apenas para voo Sport.

HWC - Tem o apoio da Century, mas só é vendido, na versão pro, com o kit radikal. Além disso , usa CDI(peso com uma bateria a mais) e só achei em poucas lojas que não costumo comprar. Li relatos de uma possível fragilidade no frame, mas não me aprofundei.

BH Hanson – Aparenta ter bons resultados, mas li pouco sobre ele.

KITS – Dei preferência aos 700, já que seria um alto investimento, que
fosse no maior.

WHIPLASH - O melhor, no meu ponto de vista, seria este. É de ótima qualidade e não precisa alterações p o motor, mas são U$1000,00 sem pás + impostos, incluída a dificuldade de comprar peças sobressalentes(e já tive que comprar duas peças no Brasil sem ter que esperar um mês).

RADIKAL – Também próprio para o gasser, mas alguns usuários tiveram que trocar algumas peças por outras de kits melhores e também não é tão popular.

* Trex 700 DFC nitro com kit HELIBUG - Foi a opção escolhida pelo que já foi explicado acima. Tem peças a valer disponíveis e é mais conhecido, além de ser recém lançado. O porém foi o gasto com o kit helibug e o receio de que possa ser discontinuado, mas o kit é muito bom, contei com assistência do Ali e encaixou perfeitamente. Não tenho como comparar com os outros, mas foi plenamente satisfatório.

Segue link: http://www.helibug.com/HB7RC-DFC.htm, uso o pinhão de 16t.

MONTAGEM

Vou resumir apenas os principais pontos e detalhes em que houve problemas:

1 – Segui inicialmente os passos da helibug, mas a embreagem ficou engatada no sino da embreagem. Descobri que a embreagem maior da linx e o liner novo do Trex (ambos para melhor engate) não se compatibilizaram. Bastou raspar um pouco o liner e deu tudo certo. Aproveitei para centralizar melhor o motor, afrouxando os parafusos e rodando o eixo para depois apertar mais alinhado.

2 – Como comprei o kit do 700 DFC na RC7111 sem 3gx, não recebi a parte plástica onde encaixam os parafusos dos servos. Tive que improvisar outros parafusos e porcas, conforme as fotos anexas. Além disso, por usar os servos da outrage 9180, que são mais compridos, o frame não fechava. Tive que improvisar de novo. Fiz dois calços de carbono de um frame quebrado, para cada lado dos servos, e consegui o espaço necessário. No caso do servo do elevator, ficou apertado mas não tive que alterar nada.

3 – Fiz cortes nos lados do canopy para o braço do acelerador e melhorar a saída do ar quente do motor. Outro para refrigerar a eletrônica na parte de cima. Aumentei a saída tanque para encaixar o stopper de gasolina.
No mais, tudo foi normal.

Tive alguns erros de montagem e uso, mas nada grave:

Errei ao apertar demais e tive que comprar o MAIN ROTOR HOLDER ARM porque quebrei o parafuso dentro. Aqui a vantagem de não ter comprado o kit Whiplash.

Penei para pôr o tanque depois de fechado o frame, mas um pouco de lubrificante resolveu.

Esqueci da junta do escapamento, mas só vou mexer quando afrouxar porque apertei bem com trava rosca, já que li relatos de afrouxamento.

Usei o motor gordo demais e depois de dois/três voos, por duas vezes, o motor não queria pegar. Por causa disso, puxei demais o recoil tentando ligar e acabei desgastando a base do trem de pouso. Fica o alerta. Acertei o posicionamento das agulhas e estou voando com 90 ºc /1500 rpm por enquanto.

Por fim, queimei o liner ao ligar o motor no idle. Tinha acabado de configurar para terminar de fazer o amaciamento (conforme orientação da toxic - http://www.trmpower.com/html/vx-270-tt.html) e não tive como desligar logo porque fiquei de mão trocada, mas já pedi outro.

Próximos passos:

Trocar o liner e terminar o primeiro galão de amaciamento (óleo sthil), mudar para o motul por uns tanques e afinar o motor para ver como ficou.

Abraços

Enviado: Seg Ago 12, 2013 10:00 pm
por daniel.dse
Seguem mais fotos .

Enviado: Ter Ago 13, 2013 1:41 pm
por brasileirot
Caro daniel.dse,

Parabéns pela aquisição e construção.

Tive o prazer de ver pessoalmente os primeiros vôos de regulagem e amaciamento do seu heli, e posso dizer que ficou muito bom. É uma máquina formidável!

Mais uma vez, parabéns!

Enviado: Dom Ago 18, 2013 9:49 pm
por daniel.dse
Obrigado Brasileiro, este é um sonho que se realiza.

Hoje foram os primeiros voos para valer, com 1950 RPM. O motor ainda vai se soltar mais. Temperatura de 90/95º na saída do escape com medidor externo.

Mais umas fotos.

Enviado: Qui Ago 22, 2013 6:23 pm
por sam_bauer
Daniel, fez otimas escolhas no setup!

Bons voos com a maquina...

A temperatura esta excelente... o meu voa a 150/160 C... mas e um 29cc e PUH... esquenta mais...




OBS: Desculpe o portugues, mas este teclado nao esta deixando colocar os acentos...

Enviado: Qua Set 04, 2013 11:36 am
por daniel.dse
Obrigado SAM Bauer, Procurei ser criterioso no projeto para não ficar apanhando em um ou outro setup.

Não respondi antes porque queria mandar o link do 1º vídeo que fiz a duas semanas junto, mas um amigo meu está me "sabotando " - kkk, e não repassou o vídeo do celular dele ainda.

Vou filmar no meu e mando para os colegas avaliarem.

Abraço.

Enviado: Qua Set 04, 2013 7:03 pm
por Obesao
Belo projeto. Daniel.
Eu montei recentemente um kit 600 da helibug com microbeatX , com um motor igual ao seu. trm 270.
Mas ainda não testei. preciso amaciar e regular o motor.
O que você achou deste motor trm ? ficou bem forte no seu 700 ? pois eu tenho também um 700 com zenoah 29cc com flybar. e voa bem no sport, porem pra 3d esquece que não vai, não tem força suficiente.
Mas agora fiquei curioso pra testar meu 600.
Conte para nós sua experiência com o trm tt270.

Abraço.
Eduardo

Enviado: Qua Set 04, 2013 10:48 pm
por daniel.dse
Obseao,

O motor é excelente. Tenha paciência no amaciamento, siga todas as dicas da TRM. Motor gordo, baixa rpm (só p sair do chão), voo de dez minutos e 45min de resfriamento, isso por 5/6 litros.

Sempre que o motor quiser acelerar mais, abrir mais as agulhas - pouca coisa para não dificultar o start do motor e olho na temperatura, sem esquecer a mistura correta de óleo.

O motor não é mais forque que os nitros, mas cumpre bem seu papel. Dá p ver que não é um heli leve, mas não deixa a desejar.

A relação de engrenagem principal /pinhão que estou usando é 7, (112/16). Isso é muito importante, veja no seu 29. No caso do 270, ele gira na faixa de 13000 a 14500 rpm, sendo que 13000/7 dá 1857 rpm nas pás e 14500/7 dá 2071.

Estou rodando a 1950, com satisfação e passo próximo a 11 (mais que isso não é bom). Em breve posto o vídeo como disse no outro post.

Estou muito satisfeito, com sorriso de orelha a orelha. Não fiz um voo direto ainda, mas com o tanque de 660ml voei 18 min a 1950rpm. Faz 3D sim, pelo menos os meus funis, flips, rolls, inventidas, stall turns e o tic toc capenga que eu sei.

Escolhi o motor pelo desempenho que vi nos vídeos e o heli para ter uma boa relação de engrenagens e peças de reposição.

Depois me diga como ficou no 600, pois aqui há colegas interessados nesse tamanho de heli e todos gostaram muito do desempenho do meu.

Enviado: Qui Set 05, 2013 9:32 am
por lemiron
Daniel,

também estou esperando o vídeo para avaliar a potencia do motor.

Nunca acreditei que o gasser poderia fazer um 3d....a não ser que o piloto seja bom mesmo....rs

estou no aguardo,

abraço

Enviado: Qui Set 05, 2013 7:24 pm
por daniel.dse
Bom, vai aqui uma prévia.

Esse vídeo foi gravado antes de afinar o motor, mas dá p ter uma ideia.

Vão desculpando ai o cinegrafista, é que o celular dele ficou devendo, mas ele me disse que iria trocar, kkk.

http://www.youtube.com/watch?v=Ec_7mUkQxHE

Podem criticar ou elogiar.

Daniel