Trex 700n DFC gasser - montagem e videos
Enviado: Dom Ago 11, 2013 10:44 pm
Olá meus colegas,
Após algum tempo desejando montar um heli gasser, com o estímulo de uma positiva experiência com aviões a gasolina, consegui finalizar um projeto.
Resolvi postar para estimular os que têm a intenção de seguir o mesmo caminho. A ideia é ter mais tempo de voo para treinar manobras e praticar bastante. As baterias são um problema para mim porque não tenho horário nem dia certo para voo e aqui no campo não há energia.
*************************************************************
O primeiro passo foi decidir qual kit e qual motor usar, optei pelos mais usados e confiáveis.
MOTOR
As opções, para mim, eram o: OS GT15HZ e os zenoahs modificados pela HWC, BH Hanson e TRM toxic. Acabei optando pelo TRM 270tt, por estar disponível no site da espritmodel, ser bastante utilizado e ter comentários positivos no helifreak.com.
Os outros excluí pelos seguintes motivos, que podem não ser os “corretos”, mas foi o meu caminho:
OS – Apesar de não precisar de modificações para instalar no Trex700 apresenta problemas, por falha no SETUP muito sensível ou de projeto, além de ser adequado apenas para voo Sport.
HWC - Tem o apoio da Century, mas só é vendido, na versão pro, com o kit radikal. Além disso , usa CDI(peso com uma bateria a mais) e só achei em poucas lojas que não costumo comprar. Li relatos de uma possível fragilidade no frame, mas não me aprofundei.
BH Hanson – Aparenta ter bons resultados, mas li pouco sobre ele.
KITS – Dei preferência aos 700, já que seria um alto investimento, que
fosse no maior.
WHIPLASH - O melhor, no meu ponto de vista, seria este. É de ótima qualidade e não precisa alterações p o motor, mas são U$1000,00 sem pás + impostos, incluída a dificuldade de comprar peças sobressalentes(e já tive que comprar duas peças no Brasil sem ter que esperar um mês).
RADIKAL – Também próprio para o gasser, mas alguns usuários tiveram que trocar algumas peças por outras de kits melhores e também não é tão popular.
* Trex 700 DFC nitro com kit HELIBUG - Foi a opção escolhida pelo que já foi explicado acima. Tem peças a valer disponíveis e é mais conhecido, além de ser recém lançado. O porém foi o gasto com o kit helibug e o receio de que possa ser discontinuado, mas o kit é muito bom, contei com assistência do Ali e encaixou perfeitamente. Não tenho como comparar com os outros, mas foi plenamente satisfatório.
Segue link: http://www.helibug.com/HB7RC-DFC.htm, uso o pinhão de 16t.
MONTAGEM
Vou resumir apenas os principais pontos e detalhes em que houve problemas:
1 – Segui inicialmente os passos da helibug, mas a embreagem ficou engatada no sino da embreagem. Descobri que a embreagem maior da linx e o liner novo do Trex (ambos para melhor engate) não se compatibilizaram. Bastou raspar um pouco o liner e deu tudo certo. Aproveitei para centralizar melhor o motor, afrouxando os parafusos e rodando o eixo para depois apertar mais alinhado.
2 – Como comprei o kit do 700 DFC na RC7111 sem 3gx, não recebi a parte plástica onde encaixam os parafusos dos servos. Tive que improvisar outros parafusos e porcas, conforme as fotos anexas. Além disso, por usar os servos da outrage 9180, que são mais compridos, o frame não fechava. Tive que improvisar de novo. Fiz dois calços de carbono de um frame quebrado, para cada lado dos servos, e consegui o espaço necessário. No caso do servo do elevator, ficou apertado mas não tive que alterar nada.
3 – Fiz cortes nos lados do canopy para o braço do acelerador e melhorar a saída do ar quente do motor. Outro para refrigerar a eletrônica na parte de cima. Aumentei a saída tanque para encaixar o stopper de gasolina.
No mais, tudo foi normal.
Tive alguns erros de montagem e uso, mas nada grave:
Errei ao apertar demais e tive que comprar o MAIN ROTOR HOLDER ARM porque quebrei o parafuso dentro. Aqui a vantagem de não ter comprado o kit Whiplash.
Penei para pôr o tanque depois de fechado o frame, mas um pouco de lubrificante resolveu.
Esqueci da junta do escapamento, mas só vou mexer quando afrouxar porque apertei bem com trava rosca, já que li relatos de afrouxamento.
Usei o motor gordo demais e depois de dois/três voos, por duas vezes, o motor não queria pegar. Por causa disso, puxei demais o recoil tentando ligar e acabei desgastando a base do trem de pouso. Fica o alerta. Acertei o posicionamento das agulhas e estou voando com 90 ºc /1500 rpm por enquanto.
Por fim, queimei o liner ao ligar o motor no idle. Tinha acabado de configurar para terminar de fazer o amaciamento (conforme orientação da toxic - http://www.trmpower.com/html/vx-270-tt.html) e não tive como desligar logo porque fiquei de mão trocada, mas já pedi outro.
Próximos passos:
Trocar o liner e terminar o primeiro galão de amaciamento (óleo sthil), mudar para o motul por uns tanques e afinar o motor para ver como ficou.
Abraços
Após algum tempo desejando montar um heli gasser, com o estímulo de uma positiva experiência com aviões a gasolina, consegui finalizar um projeto.
Resolvi postar para estimular os que têm a intenção de seguir o mesmo caminho. A ideia é ter mais tempo de voo para treinar manobras e praticar bastante. As baterias são um problema para mim porque não tenho horário nem dia certo para voo e aqui no campo não há energia.
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O primeiro passo foi decidir qual kit e qual motor usar, optei pelos mais usados e confiáveis.
MOTOR
As opções, para mim, eram o: OS GT15HZ e os zenoahs modificados pela HWC, BH Hanson e TRM toxic. Acabei optando pelo TRM 270tt, por estar disponível no site da espritmodel, ser bastante utilizado e ter comentários positivos no helifreak.com.
Os outros excluí pelos seguintes motivos, que podem não ser os “corretos”, mas foi o meu caminho:
OS – Apesar de não precisar de modificações para instalar no Trex700 apresenta problemas, por falha no SETUP muito sensível ou de projeto, além de ser adequado apenas para voo Sport.
HWC - Tem o apoio da Century, mas só é vendido, na versão pro, com o kit radikal. Além disso , usa CDI(peso com uma bateria a mais) e só achei em poucas lojas que não costumo comprar. Li relatos de uma possível fragilidade no frame, mas não me aprofundei.
BH Hanson – Aparenta ter bons resultados, mas li pouco sobre ele.
KITS – Dei preferência aos 700, já que seria um alto investimento, que
fosse no maior.
WHIPLASH - O melhor, no meu ponto de vista, seria este. É de ótima qualidade e não precisa alterações p o motor, mas são U$1000,00 sem pás + impostos, incluída a dificuldade de comprar peças sobressalentes(e já tive que comprar duas peças no Brasil sem ter que esperar um mês).
RADIKAL – Também próprio para o gasser, mas alguns usuários tiveram que trocar algumas peças por outras de kits melhores e também não é tão popular.
* Trex 700 DFC nitro com kit HELIBUG - Foi a opção escolhida pelo que já foi explicado acima. Tem peças a valer disponíveis e é mais conhecido, além de ser recém lançado. O porém foi o gasto com o kit helibug e o receio de que possa ser discontinuado, mas o kit é muito bom, contei com assistência do Ali e encaixou perfeitamente. Não tenho como comparar com os outros, mas foi plenamente satisfatório.
Segue link: http://www.helibug.com/HB7RC-DFC.htm, uso o pinhão de 16t.
MONTAGEM
Vou resumir apenas os principais pontos e detalhes em que houve problemas:
1 – Segui inicialmente os passos da helibug, mas a embreagem ficou engatada no sino da embreagem. Descobri que a embreagem maior da linx e o liner novo do Trex (ambos para melhor engate) não se compatibilizaram. Bastou raspar um pouco o liner e deu tudo certo. Aproveitei para centralizar melhor o motor, afrouxando os parafusos e rodando o eixo para depois apertar mais alinhado.
2 – Como comprei o kit do 700 DFC na RC7111 sem 3gx, não recebi a parte plástica onde encaixam os parafusos dos servos. Tive que improvisar outros parafusos e porcas, conforme as fotos anexas. Além disso, por usar os servos da outrage 9180, que são mais compridos, o frame não fechava. Tive que improvisar de novo. Fiz dois calços de carbono de um frame quebrado, para cada lado dos servos, e consegui o espaço necessário. No caso do servo do elevator, ficou apertado mas não tive que alterar nada.
3 – Fiz cortes nos lados do canopy para o braço do acelerador e melhorar a saída do ar quente do motor. Outro para refrigerar a eletrônica na parte de cima. Aumentei a saída tanque para encaixar o stopper de gasolina.
No mais, tudo foi normal.
Tive alguns erros de montagem e uso, mas nada grave:
Errei ao apertar demais e tive que comprar o MAIN ROTOR HOLDER ARM porque quebrei o parafuso dentro. Aqui a vantagem de não ter comprado o kit Whiplash.
Penei para pôr o tanque depois de fechado o frame, mas um pouco de lubrificante resolveu.
Esqueci da junta do escapamento, mas só vou mexer quando afrouxar porque apertei bem com trava rosca, já que li relatos de afrouxamento.
Usei o motor gordo demais e depois de dois/três voos, por duas vezes, o motor não queria pegar. Por causa disso, puxei demais o recoil tentando ligar e acabei desgastando a base do trem de pouso. Fica o alerta. Acertei o posicionamento das agulhas e estou voando com 90 ºc /1500 rpm por enquanto.
Por fim, queimei o liner ao ligar o motor no idle. Tinha acabado de configurar para terminar de fazer o amaciamento (conforme orientação da toxic - http://www.trmpower.com/html/vx-270-tt.html) e não tive como desligar logo porque fiquei de mão trocada, mas já pedi outro.
Próximos passos:
Trocar o liner e terminar o primeiro galão de amaciamento (óleo sthil), mudar para o motul por uns tanques e afinar o motor para ver como ficou.
Abraços