Novos P30 - Saturnos V3 e V4

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Simplesmente Excelente!!! Beto essa fuselagem reforçada ficou perfeitamente alinhada(como se isso fosse novidade nos seus modelos rs). Muito bom mesmo, estou com dois Saturnos que peguei com o NiHon, vou preparar a bancada e mandar bala hehehe
Mais uma vez, parabéns pela excelente construção.
Abraço!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Consegui passar algumas horas em casa neste final de semana e deu para entelar os novos P30, faltando agora entelar as fuselagens com litex e montar a linkagem.

[img:1ce902b1dc]http://lh5.googleusercontent.com/-pSD_FYrvcwk/UnG4lLitukI/AAAAAAAABBY/Vy_Ncx9j144/w973-h547-no/satv3_16.jpg[/img:1ce902b1dc]
Beto
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Que beleza hein Beto!

Contruindo pouco sempre!! rsrs

Qtos Saturnos vc tem hj?! e quantos perdidos?!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:645effeb1f="fhkawasaki"]Que beleza hein Beto!

Contruindo pouco sempre!! rsrs

Qtos Saturnos vc tem hj?! e quantos perdidos?![/quote:645effeb1f]

Com esses 2 novos teremos 5 em casa. Mas sinceramente perdi a conta de quantos já construi, deve ter sido algo em torno de 16 a 20 modelos. :D :D :D :D :D
No entanto eu mesmo perdi uns 2 ou 3, o resto ou foi sendo destruído com o tempo (e as lenhas) ou foram perdidos pelos meus amigos.
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:42dde97071="betocastrucci"][quote:42dde97071="fhkawasaki"]Que beleza hein Beto!

Contruindo pouco sempre!! rsrs

Qtos Saturnos vc tem hj?! e quantos perdidos?![/quote:42dde97071]

Com esses 2 novos teremos 5 em casa. Mas sinceramente perdi a conta de quantos já construi, deve ter sido algo em torno de 16 a 20 modelos. :D :D :D :D :D
No entanto eu mesmo perdi uns 2 ou 3, o resto ou foi sendo destruído com o tempo (e as lenhas) ou foram perdidos pelos meus amigos.[/quote:42dde97071]

Corrigindo, como o Luiz perdeu o V3 mais antigo que tínhamos na prova no domingo, agora temos 4... O modelo determalizou, deu até um loop, mas continuou subindo, subindo...
Cansei de ver isso acontecendo com P30s, então resolvi partir para um novo determalizador, recomendado pelos gringos do HPA: pop-off wing dt. Literalmente a asa é ejetada do modelo e presa por um cabinho na ponta da asa e na cauda da fuselagem, que desce na vertical com a asa servindo de hélice para diminuir a velocidade.

Timer viscoso no nariz, com elástico longo, o cabo vai até o peg do motor e volta por baixo da asa e prende pelo bordo de ataque. Elásticos fazem pressão no bordo de fuga:

[img:42dde97071]http://lh4.googleusercontent.com/-Q8NpGZ5nxgw/UoU7Lh9-_LI/AAAAAAAABCM/PpyRTXZ8imQ/w782-h576-no/satv3_17.jpg[/img:42dde97071]

[img:42dde97071]http://lh6.googleusercontent.com/-lCIglXq7Sng/UoU7Nel9sHI/AAAAAAAABCc/nZQ9QoDrB80/w973-h576-no/satv3_18.JPG[/img:42dde97071]

[img:42dde97071]http://lh5.googleusercontent.com/-NgjFR52FJlY/UoU7NCLotFI/AAAAAAAABCY/VlzaDbXVrBU/w826-h576-no/satv3_19.jpg[/img:42dde97071]

Vamos ver se isso funciona...
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Fiz um filminho do sistema atuando:

http://lh4.googleusercontent.com/-H56dCmwPi3k/UoU-U56DqCI/AAAAAAAABDg/o_kdajhDLy4/w346-h259/P30.wmv
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Hoje testamos o sistema em Salto, foi uma das coisas mais interessantes que vi no voo livre. A asa é expulsa do modelo, a fuselagem vem caindo na vertical com o nariz para baixo e asa presa na ponta à cauda do modelo vem girando como aquele brinquedinho de criança, diminuindo bem a velocidade da queda. Aonde o modelo determaliza ele desce, não é arrastado pelo vento nem pela térmica. Mas devagar o suficiente para não quebrar, consegui duas vezes pegar a fuselagem com a mão antes de bater no chão. Depois comparando com a descida do modelo do Corrado, dava a impressão que o dt convencional não iria trazer o modelo de volta.
Recomendo fortemente para quem não gosta de perder modelos mesmo determalizados.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá Beto!
Caramba que sistema interessante, tenho a impressão inicial que deve funcionar em muitas categorias de voo livre.
Assimilei com umas sementes de árvore que não sei o nome que quando criança brincava jogando-as para cima e ela descia girando; Ainda tenho várias desta.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Beto esse cabinho que sai da ponta da asa fica exposto durante o voo?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:fd7fd447f1="Alexandre Cruz"]Beto esse cabinho que sai da ponta da asa fica exposto durante o voo?[/quote:fd7fd447f1]

Fica, não sei se é pior um cabo cruzando da ponta da asa até a cauda, ou um cabo meio solto ao longo da asa até chegar na fuselagem e depois até a cauda.
Beto
Responder