Varios projetos atuais e antigos (muitos Guillows)
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Varios projetos atuais e antigos (muitos Guillows)
Olá pessoal, criei este tópico para reunir meus projetos "stick and tissue" que tenho feito nos últimos 6 anos. Confesso que não tenho tempo nem paciência, para criar posts de cada modelo, ao longo da construção e acompanhar fóruns, mas não podia deixar de compartilhar minha experiência com vocês, então decidi criar esta série de mini reviews de meus modelos. Vou começar pelos atuais, e falar sobre os mais antigos depois. A maioria se enquadra na classe micro, mas gostaria de falar dos Guillows um pouco maiores (acima dos 160 e poucos gramas) se houver problema, Sala, me avise, pois eu acharia mais conveniente reunir os modelos do mesmo tipo de construção no mesmo post.
- Alvaro Sala
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Ai vai o primeiro, o novo deHavilland DHC-2 Beaver da Guillow (agosto 2013)
Este foi o meu 14[u:7f5d254cd9]o[/u:7f5d254cd9] Guillow e 4[u:7f5d254cd9]o[/u:7f5d254cd9] serie 300. Confesso que não foi meu projeto mais refinado (quero dizer mais leve), pois o modelo tinha um objetivo ser resistente e com excesso de potência para rebocar meu ASK-21 ULM da E-flite. Construi como na planta, substituindo o papel fornecido por um 4x mais leve, já que ia dopar e pintar o modelo (não sou fã de acabamento translúcido). A madeira veio com peso bom, e o projeto parece mais leve que os antigos; o equipamento usado foi 3 servos hk 2g, micro rx dsm2 orange, esc hk 5a e motor 10g (sem marca, vermelho e preto, 2200kv acho) e hélice gws 4,5x2. Pela experiência atual teria removido metade das varetas, nervuras e interior das cavernas e usaria a placa AR6400LBL e motor 5g, mas..
Para as superfícies de comando usei material de disquete de dobradiça e hastes de carbono. O acabamento não ficou dos melhores pois a tinta azul não ajudou. O branco é Acrilex no aerógrafo. O peso de vôo ficou em 88g com bateria 2s 120mAh, o modelo vôa muito bem e estável mas um pouco rápido (mas não arisco) para meu gosto. O modelo ficou perfeito para o reboque, com a velocidade e potência adequadas.
Este foi o meu 14[u:7f5d254cd9]o[/u:7f5d254cd9] Guillow e 4[u:7f5d254cd9]o[/u:7f5d254cd9] serie 300. Confesso que não foi meu projeto mais refinado (quero dizer mais leve), pois o modelo tinha um objetivo ser resistente e com excesso de potência para rebocar meu ASK-21 ULM da E-flite. Construi como na planta, substituindo o papel fornecido por um 4x mais leve, já que ia dopar e pintar o modelo (não sou fã de acabamento translúcido). A madeira veio com peso bom, e o projeto parece mais leve que os antigos; o equipamento usado foi 3 servos hk 2g, micro rx dsm2 orange, esc hk 5a e motor 10g (sem marca, vermelho e preto, 2200kv acho) e hélice gws 4,5x2. Pela experiência atual teria removido metade das varetas, nervuras e interior das cavernas e usaria a placa AR6400LBL e motor 5g, mas..
Para as superfícies de comando usei material de disquete de dobradiça e hastes de carbono. O acabamento não ficou dos melhores pois a tinta azul não ajudou. O branco é Acrilex no aerógrafo. O peso de vôo ficou em 88g com bateria 2s 120mAh, o modelo vôa muito bem e estável mas um pouco rápido (mas não arisco) para meu gosto. O modelo ficou perfeito para o reboque, com a velocidade e potência adequadas.
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- Alvaro Sala
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Obrigado Álvaro, isso, entelei com o papel "restauração" identico ao que vem nos kits da série 400/ 1000, gosto de usar cola branca diluída para aderir o papel à madeira, e após tensionar com uma borrifada de água no aerógrafo, dopei o modelo (na verdade meu dope acabou, então usei verniz N/C meio a meio com thinner, mas por precaução botei 3 gotas de rícino, o que causou uma demora muito grande no tensionamento) foram 2 demãos de pincel de dope, geralmente uso 3 (ficou um pouco "grosso")) e aerografei (como tenho feito em todos meus modelos atuais) com acrílica diluída em água 1/2 a 1/2 e um pouquinho de álcool, mas antes dou uma "sujadinha" na entelagem com um pincel e tinta mais seca, para o spray aderir melhor. As vezes o aeroógrafo não cobre muito bem, então, com a pintura quase seca dou uma pincelada rápida e bem aguada para uniformizar, com muito cuidado para não arrancar a camada aerografada e destruir o trabalho. O acabamento fica muito bom e a tinta acrílica costuma acrescentar entre 2 e 3 gramas. Vou filmar o rebocamento ainda, ainda tenho muitos vídeos dos modelos a postar também.. tenho que tomar vergonha rsrs, o bloco é preso só com os imãs, mas as vezes com um solavanco no pouso ele pula fora, então travei com um alfinete para garantir.
- Diogo Rembold
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2[u:351c1d4c65]o[/u:351c1d4c65] projeto (em ordem cronológica inversa), Dike Delta
Essa saiu de uma planta de revista da decada de 80, um peanut de um experimental da década de 60 http://youtu.be/5-qSl0yQ4pY/yt , me apaixonei de cara quando vi, e vi que daria um projeto rápido de fim de semana. Na planta as nervuras eram vazadas, (varetas 1/16 curvadas em cima e em baixo) ao redor de uma longarina central; inverti essa configuração pois seria bem mais fácil de construir, acabei redesenhando a planta, pois as dimensões de umas partes nas vistas de topo e lateral não batiam. Usei, para fazer as peças, a técnica de transfer de impressão a laser sugerida pelo Marco Antônio. Para equipamento só poderia usar no máximo a placa da parkzone + um servo linear, um esc 1s 3a e motor ap03 3g e bateria 1s 150mAh, dado o tamanho do modelo. O acabamento se deu da maneira citada no modelo anterior (este ficou excelente, considerando a pressa da construção, engraçado, parece que a prática faz mágicas!) e os detalhes feitos com vinil azul. O projeto todo levou 3 dias, e o modelo ficou com 33g para vôo, bem razoável ao meu ver, o vôo ficou muito bom, e o modelo apesar de ser leve voa rápido, e deve-se usar pouco curso de comando (a propósito, usa mixagem de elevon, também pus leme).
Essa saiu de uma planta de revista da decada de 80, um peanut de um experimental da década de 60 http://youtu.be/5-qSl0yQ4pY/yt , me apaixonei de cara quando vi, e vi que daria um projeto rápido de fim de semana. Na planta as nervuras eram vazadas, (varetas 1/16 curvadas em cima e em baixo) ao redor de uma longarina central; inverti essa configuração pois seria bem mais fácil de construir, acabei redesenhando a planta, pois as dimensões de umas partes nas vistas de topo e lateral não batiam. Usei, para fazer as peças, a técnica de transfer de impressão a laser sugerida pelo Marco Antônio. Para equipamento só poderia usar no máximo a placa da parkzone + um servo linear, um esc 1s 3a e motor ap03 3g e bateria 1s 150mAh, dado o tamanho do modelo. O acabamento se deu da maneira citada no modelo anterior (este ficou excelente, considerando a pressa da construção, engraçado, parece que a prática faz mágicas!) e os detalhes feitos com vinil azul. O projeto todo levou 3 dias, e o modelo ficou com 33g para vôo, bem razoável ao meu ver, o vôo ficou muito bom, e o modelo apesar de ser leve voa rápido, e deve-se usar pouco curso de comando (a propósito, usa mixagem de elevon, também pus leme).
- Anexos
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- Diogo Rembold
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3[u:1db45810c5]o[/u:1db45810c5] Lockheed Vega
Cansado de montar Guillow decidi fazer a conversão de outro fabricante, e vasculhando meu arquivo de plantas encontrei uma muito bem feita, em termos de engenharia e fidelidade a escala, do fabricante Peerless. É o segundo modelo deste que faço, seus modelos são muito bem feitos e leves. O Lockheed Vega foi um avião para transporte de passageiros criado no anos 20, o projeto era bem avançado e limpo para a época, monoplano com asa cantilever. O avião bateu todos os recordes da época em velocidade e altitude e foi o primeiro avião a voar na estratosfera descobrindo as correntes de jato. Foi usado em viagens transoceânicas por exploradores como Amelia Earhart e Willey Post.
Foi minha primeira construção usando a técnica da impressora laser. O equipamento usado foi o que elegi econômico padrão para modelos de 24 polegadas: 3 servos 2g, esc 5a e o fantástico motor ap05 (5g), rx orange micro 4ch dsm2 e bateria 120mAh 2s.
Claro que se fosse barato, usaria o "parkzone brick". Conheço a copia HK, mas não é tão boa. O acabamento foi como usual, com o detalhe do cowl e empenagem pintado a mão em acrílico e a listra da fuselagem e numeração feitos a mão em vinil, recortado sob um papel impresso como guia. O peso de voo ficou em 88g. Foi meu projeto mais bonito e bem acabado para mim. Segue uma dica mostrada nas fotos, ao colar suportes e pernas de trem de pouso uso um pino de carbono, ajudando no posicionamento e dando muito mais resistência. Um grande erro que cometi foi fazer as pernas do trem de balsa, que quebravam a cada pouso, tive que reforçar usando varetas de carbono.
Cansado de montar Guillow decidi fazer a conversão de outro fabricante, e vasculhando meu arquivo de plantas encontrei uma muito bem feita, em termos de engenharia e fidelidade a escala, do fabricante Peerless. É o segundo modelo deste que faço, seus modelos são muito bem feitos e leves. O Lockheed Vega foi um avião para transporte de passageiros criado no anos 20, o projeto era bem avançado e limpo para a época, monoplano com asa cantilever. O avião bateu todos os recordes da época em velocidade e altitude e foi o primeiro avião a voar na estratosfera descobrindo as correntes de jato. Foi usado em viagens transoceânicas por exploradores como Amelia Earhart e Willey Post.
Foi minha primeira construção usando a técnica da impressora laser. O equipamento usado foi o que elegi econômico padrão para modelos de 24 polegadas: 3 servos 2g, esc 5a e o fantástico motor ap05 (5g), rx orange micro 4ch dsm2 e bateria 120mAh 2s.
Claro que se fosse barato, usaria o "parkzone brick". Conheço a copia HK, mas não é tão boa. O acabamento foi como usual, com o detalhe do cowl e empenagem pintado a mão em acrílico e a listra da fuselagem e numeração feitos a mão em vinil, recortado sob um papel impresso como guia. O peso de voo ficou em 88g. Foi meu projeto mais bonito e bem acabado para mim. Segue uma dica mostrada nas fotos, ao colar suportes e pernas de trem de pouso uso um pino de carbono, ajudando no posicionamento e dando muito mais resistência. Um grande erro que cometi foi fazer as pernas do trem de balsa, que quebravam a cada pouso, tive que reforçar usando varetas de carbono.
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