Módulo FRSKY DHT no Spektrum DX6i

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Módulo FRSKY DHT no Spektrum DX6i

Mensagem por Giuliano MO »

Sei que pessoal não curte os spektrum, tem quem curta tem quem odeie hehehe.
Uma breve introdução:
Eu usei muito o DX6i e DX7 a uns 4 anos atrás depois fui pros Hitec e fiquei até pouco tempo neles.
Enfim, retornei ao hobby nos bons e velhos futaba FM.
Acontece que comprei um módulo FRSKY DHT pra instalar no Futaba 6Xas e assim o fiz, muito facinho instalar e curti o resultado.
Aí lembrei que um amigo tava com um DX6i encostado lá, rádio que eu vendi novinho pra ele na época que comprei um DX7 e ele usou pouco tempo e logo o negócio perdeu completamente o alcance, a 100m já perdia sinal.
Isso tem lá uns 3 anos o rádio parado aí resolvi hj detarde pegar o rádio com ele pra fazer uma experiência.
Depois de fazer alguma pesquisa cheguei nesse tópico onde o cara explicava como fazer:

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=22582694&postcount=8438

E lá fui eu pra empreitada!
Basicamente é abrir o invólucro do módulo FRSKY, dessoldar o terminar do regulador conforme o cara mostra nas fotos e mudar a posição do fio de alimentação do módulo, tira dalí onde sai junto com o negativo e PPM e liga onde o cara indica, pertinho de onde se dessoldou o terminar com componente eletrônico na plaquinha do módulo.
Depois ele explica bem fácil como fazer a mudança nos fios de alimentação do rádio pra eliminar a interferência que o soquete do cabo trainer faz, bem explicativo pelas fotos do gringo.
Por fim, fiz os furos pra fixar a chave seletora do módulo e pra plaquinha do botão de bind+led.
Aproveitei que abri o invólucro do módulo e desconectei a antena dele e conectei a antena original do spektrum nele, acredito que isso não vá afetar nada em alcance, vou fazer o check padrão com meu pastinha e se tudo der certo show de bola, quem sabe animo a voar o taylorcraft com esse DX6i hehehe.
Por fim ajeitei tudo bonitinho dentro o módulo bem acomodado, fios organizados etc etc etc.
Configurei o Pastinha todo pra voo, agora é torcer pra não cair o temporal que está marcando pro final de semana pra poder testar na pista o rádio hehehe!!
Anexos
DSCF0070 (Custom).JPG
DSCF0070 (Custom).JPG (36.72 KiB) Exibido 2354 vezes
DSCF0071 (Custom).JPG
DSCF0071 (Custom).JPG (35.6 KiB) Exibido 2354 vezes
DSCF0073 (Custom).JPG
DSCF0073 (Custom).JPG (30.51 KiB) Exibido 2354 vezes
DSCF0074 (Custom).JPG
DSCF0074 (Custom).JPG (31.22 KiB) Exibido 2354 vezes
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Teste de campo hj a tarde foi um sucesso, rádio funcionando ok, receptor D8R II plus.
Dx6i agora de alma nova heheheh.
Teste de alcance na função Range Check do módulo me afastei 65metros e os comandos respondendo perfeitamente!
Depois, vários vôos no pastinha glow sem problema algum!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
engpli
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 8:13 am
Localização: Curitiba, Paraná
Contato:

Mensagem por engpli »

Colega Giuliano, desculpa a minha ignorância, mas por eu tb ter um rádio exatamente deste, pode me dizer quais os ganhos em se adicionar este módulo internamente a ele? E onde se adquire este módulo FRSKY?
Obrigado
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

[quote:7d26d471d8="engpli"]Colega Giuliano, desculpa a minha ignorância, mas por eu tb ter um rádio exatamente deste, pode me dizer quais os ganhos em se adicionar este módulo internamente a ele? E onde se adquire este módulo FRSKY?
Obrigado[/quote:7d26d471d8]

Cara a primeira vantagem é que uma galera tem problemas ou teve relatos de problemas com o sistema DSM2, eu nunca tive qdo voava com spektrum mas...
No meu caso específico esse DX6i estragou a parte de transmissão dele, do nada perdeu alcance, com um receptor AR6200 ou qualquer outro receptor nem 100mts e já perdia totalmente o controle, o rádio tava encostado a uns 3 anos por causa disso aí colocando o módulo frsky ele nasceu denovo, terceiro final de semana voando com o rádio ficou show!!!
O módulo tu acha na china né na hobbyking ou aqui nos classificados sempre aparece alguém vendendo isso!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Responder