Módulo Fr-sky não DIY para DIY - perdi aeromodelo - dúvida

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Módulo Fr-sky não DIY para DIY - perdi aeromodelo - dúvida

Mensagem por Matheusarcala »

Olá pessoal, adquiri um módulo Frsky futaba e estou fazendo uma adaptação para colocá-lo dentro do meu rádio 7c, tirei ele da caixinha para deixá-lo "DIY", dentro do rádio, mas estou em dúvida de qual sequencia ligar os fios sinal + e -, já que no módulo tem 4 pinos para receber o conector do rádio, li os tópicos correspondentes mas não achei nada que resolvesse minha questão
Obrigado

abs
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Talvez aqui encontre a solução:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1408400[/url]
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=387442[/url]
[url]https://www.google.com/search?q=futaba+7c&biw=1280&bih=685&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=bV1fUtbQJ5KA9QSz1oH4BA&sqi=2&ved=0CEAQsAQ[/url]
[url]http://www.rcuniverse.com/forum/rc-radios-transmitters-receivers-servos-gyros-157/10893615-frsky-dht-module-futaba-7cap.html[/url]
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1550115[/url]

Abrç
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

opa! obrigado pelos posts, mas dei uma olhada e não achei nada com certeza, alguns são com a instalação do DIY..
Os que achei:
Pin 1 ground
Pin 2 Positive 10V
Pin 3 Positve 4V signal
Pin 4 0V
Pin 5 0V

ou:

Pin 1 ppm in
Pin 2 + 9.6V
Pin 3
Pin 4 ground
Pin 5 antenna

ou:

1 - PCM/PPM Signal from Radio
2 - V+
3 - ??
4 - GND
5 - RF Out

e agora?
alguém já fez esse tipo de adaptação?
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Eu comprei esse aqui, para botar no meu Futaba T7C http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17205__FrSky_DHT_8ch_DIY_Telemetry_Compatible_Transmitter_Module.html. A adaptação é bem simples, veja aqui http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62651.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Qual módulo você comprou, com telemetria ou sem telemetria?
Se com telemetria, instalei um com caixa externa, em um Futaba 6ex, só que não embuti, foi instalado no lado externo do radio, na tampa traseira .
.
Se você tem o com telemetria, tem chave embutida no módulo, e caso você opte por mudar seu RX de com telemetria, para sem telemetria e vice versa, terá que abrir o radio para fazer essa conversão, além ainda que não terá acesso ao botão de bind e rangeteste.
se outro colega não puder lhe ajudar na identicacao dos terminais, somente posso fazer final da semana que vem, estou em viagem.
como ajuda no momento, vá nos files da HK no módulo FrSky e veja os manuais de instalação e operação, abra também o file do módulo Corona na HK, mostra a instalação em um radio Futaba 7C.
Dê uma olhada no e-voo, procure por rensanches
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Ae pessoal, acabei soldando os fios pra ver no que dava, pela maioria fui de
1 - PCM/PPM Signal from Radio
2 - V+
3 - ??
4 - GND
5 - RF Out

deu certo, testei o rádio e funcionou.
O único problema é, como o colega em cima disse, para bindar tem que abrir o rádio toda vez, e para mudar o receptor (mudar a chavinha) tambem, fora isso, sem problemas.
abs
72.470mHz Canal 34
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Tem também o Range Teste, se bem que seu rádio tem esse recurso, só nao se funciona bem via rãdio com o modulo 2.4
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Galera, aconteceu o seguinte, fui voar sem fazer o teste range do módulo (o meu rádio, assim como o rensanches comentou acima não possui esse sistema interno pois originalmente ele é 72) o aconteceu foi o que o aeromodelo (um geobat de 1,70m de diametro) por ser desse tamanho e com um bom investimento, ficamos ainda mais chocados com a queda.. ele voou por uns 60~70 metros de distancia, subiu uns 30m de altura e despencou, começou picando devagar e no momento que ele embicou pra baixo, com motor a pleno, não teve recuperação. nao sei se segundos antes da queda ou na hora da queda, começou o módulo interno (o frsky, adaptado, como confere nesse post) a apitar desgovernado, sem uma série lógica ou contínua. Esses dias terminei um outro aeromodelo e antes de voar fui fazer o range test, apertei o click por 4 segundos, ele mudou os leds e apitou (do modo que aparece no manual), fui caminhando e andei uns 50 metros, com pleno sinal, porém com o módulo apitando da mesma maneira que no dia da queda, desgovernado e sem ritmo, não voei, mudei para meu sistema 72 de outro rádio, que nunca deu problema. Procurei instruções no manual e nada, vocês tem alguma sugestão do que pode ter acontecido? Comprei o módulo zero, e o voo que ocasionou a queda foi em lugar aberto e longe da cidade
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Check a bateria, as fiações do módulo até o rádio se estão bem soldadas (sem solda fria), voce instalou o módulo externamente ou internamente, se internamente um módulo externo, como fez com a antena, ligou corretamente o fio terra da mesma, ver se não está em curto com o fio central, a instalação que voce fez é flex, ou seja também é para 72 MHz, se sim, qual chave utilizou, eu não recomendo o uso de chave ou é FM ou é 2.4 GHz, pois a chave é mais um ponto de falha. Alguns podem até discordar mas o seguro morreu de velho.
Quando fez o range teste voce desligou o rádio e religou para ir para o modo normal, se bem que voce informou que a primeira vez que o rádio alarmou não havia feito o range teste.
Posição de antena no RX também é muito importante, tem que estar a 90 gráus uma em relação a outra, porém uma na vertical, outra na horizontal, check essa informação no e-voo, tem até um croqui de como deve ser instalada.
No meu rádio nunca alarmou, nem sabia, talvez não lí no manual que isso acontece. Vou procurar saber onde está essa informação e do que se trata.
Mais uma observação, se optou somente por 2,4Ghz, retirou o cristal do FM, senão vai queimar o módulo RF do FM (ou AM).
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Outra observação, posicionamento da antena no TX, não deve estar na vertical em relação ao rádio, somente quando efetuar o range teste, deve permanecer na vertical e apontada para o modelo que segundo testes efetuados é a pior emissão de sinal para o RX, quando voar a antena tem que estar a 90 graus em relação ao suporte no rádio e a 45 a 90 graus em relação a tampa trazeira do rádio, apontando para o chão ou para o alto
No caso do módulo externo da FrSky, (quando assim instalado) a única possibilidade é apontar 45 / 90 graus, (para o chão) em relação a tampa trazeira do rádio.
Responder