Perfil para FPV

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Perfil para FPV

Mensagem por sam_bauer »

Olá pessoal, estou projetando um aeromodelo para FPV novo, já que meu SW ja se foi e o Bixler ficou pequeno para toda a parafernália preciso de algo novo.

A construção será em compensado 3mm e balsa com corte laser.

Mas o que me pegou foi o perfil, pensei nos tradicional Clark-Y ou no perfil plano embaixo.

Mas na opinião dos senhores qual seria um perfil indicado, para uma voo estável com baixo estol e com uma velocidade razoável?

Abraços...

Samuel.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

NACA 2414 com 2° de incidência positiva.
É usado na maioria dos treinadores que se compra pronto dos grandes fabricantes, pois permite uma velocidade de estol baixa com menos arrasto.
O perfil Clark Y tem uma velocidade de estol mais baixa, mas gera muito mais arrasto, o que de certa forma, prejudica o voo no planeio.
O perfil CSS (que é plano no intradorso até o bordo de ataque) é menos eficiente do que o Clark Y, mas infelizmente por alta de instrução, muitos fazem o CSS jurando que é o Clark Y.
Provavelmente terá outras dicas que talvez possam ser melhores do que a minha.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Eu também estou com essa dúvida, já pensei utilizar um perfil como o MH45 ou MH60 que tem um bom planeio, ou outro utilizado em planador por que minha intenção é chegar lá no alto e desligar o motor e curtir o planeio. O ideal seria um planador eu sei, mas o pequeno espaço interno para eletrônica fez eu dispensar esse tipo de modelo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Perfis de planadores exigem maiores envergaduras, pois se colocar o perfil de um planador em um Ugly Stick, esse não terá um bom planeio como a de um planador, pois tem pouca envergadura.
A não ser que faça um moto planador para FPV, aí as coisas mudam e muito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:60ccd47a9c="LaercioLMB"]Perfis de planadores exigem maiores envergaduras, pois se colocar o perfil de um planador em um Ugly Stick, esse não terá um bom planeio como a de um planador, pois tem pouca envergadura.
A não ser que faça um moto planador para FPV, aí as coisas mudam e muito.[/quote:60ccd47a9c]

Minha intenção é utilizar uma asa com algo em torno de 160 a 190 cm. Como eu disse ainda estou pesquisando. Só irei começar a construir quando tiver tudo definido e com toda certeza.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, não entendo muito de planadores e por isso não tenho como te ajudar se fizer um planador.
Mas se for fazer um aeromodelo, poderá fazer algo com motor atrás, para evitar o efeito que a hélice causa na frente da lente da câmera, ou usar uma câmera que tenha mais FPS para não aparecer aquelas listas da hélice
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:26d7574e9d="LaercioLMB"]Bom, não entendo muito de planadores e por isso não tenho como te ajudar se fizer um planador.
Mas se for fazer um aeromodelo, poderá fazer algo com motor atrás, para evitar o efeito que a hélice causa na frente da lente da câmera, ou usar uma câmera que tenha mais FPS para não aparecer aquelas listas da hélice[/quote:26d7574e9d]

Bem a unica certeza que tenho no projeto até agora é essa que você citou, o motor ficará atrás, ou seja, será um pusher. Como eu disse, um planador puro creio que seja um pouco inviável para mim.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

[quote:90aa8fa136="LaercioLMB"]NACA 2414 com 2° de incidência positiva.
É usado na maioria dos treinadores que se compra pronto dos grandes fabricantes, pois permite uma velocidade de estol baixa com menos arrasto.
O perfil Clark Y tem uma velocidade de estol mais baixa, mas gera muito mais arrasto, o que de certa forma, prejudica o voo no planeio.
O perfil CSS (que é plano no intradorso até o bordo de ataque) é menos eficiente do que o Clark Y, mas infelizmente por alta de instrução, muitos fazem o CSS jurando que é o Clark Y.
Provavelmente terá outras dicas que talvez possam ser melhores do que a minha.[/quote:90aa8fa136]

Laercio, muito obrigado!

Era justamente uma explicaç~ao desta que eu precisava.
Responder