SU - 47 Swept Forward Wing - Breaking the laws of Physics

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

SU - 47 Swept Forward Wing - Breaking the laws of Physics

Mensagem por jmrpb »

[b:6adb1788ac]Breaking the laws of Physics
Swept Forward Wings e Voo 3D Acrobático
[/b:6adb1788ac]

As asas com 'Swept forward wings - SFW' possuem uma muito boa performance em baixa velocidade e em elevados ângulos de ataque (high AOA angle of attack). Também são muito boas nos regimes de voo transónico e supersónico. Os testes em túnel de vento comprovam essa eficiência.

Em teoria este tipo de asas - SFW são mais eficazes que as asas normais, de dimensões e proporções semelhantes.

Este meu SU - 47 tenta explorar essas vantagens. Possui um sistema muito simples de empuxo vectorial. Adicionalmente consegue executar qualquer manobra 3D. Também tem uma performance vertical muito boa.

As aterragens são muito suaves. A maioria das vezes consigo apanhar o modelo à mão.

As especificações são:

Motor: Axi 2208/34 gold line;
Hélice: Graupner 9” * 6” Slim cam (a hélice de 9” * 6” é perfeita porque tem uma boa aceleração e permite um elevado ângulo de ataque. Para além disso é boa para velocidade);
Bateria: #1 Lipo 3S / 850 mA/h com 30C de descarga máxima;
Speed controller: Jeti 8A (Apenas 8 Amps, mas com este motor e esta configuração é mais do que suficiente. Facilmente se conseguem obter tempos de voo entre os 7 e 10 minutos.

Os ailerons e os elevators encontram-se ligados entre si por um tubo de carbono.

Aproximadamente, as dimensões são:

Comprimento total: 89 cm;
Comprimento do bico até à intersecção da asa: 46 cm;
Largura total da asa: 66 cm;
Wing Leading hedge swept angle (SFW): 65º / Co-seno 25º;
Largura dos ailerons: 8 cm (parte mais larga);
Elevator swept back angle é: 20º;
Dimensões do rudder (parte mais larga): 18 cm de altura com 13 cm de largura na base;
Peso pronto a voar: 320 gramas ou ~ 11 oz a ~ 12,5 oz (este peso inclui já a bateria).

A parte da frente do avião (bico/nariz) é feita com polipropileno amarelo (espécie de plástico leve flexível) o que lhe confere uma grande resistência a embates.

Possui um aerofólio simétrico feito com uma placa de depron colada em cima e em baixo de cada asa. Este aerofólio rudimentar permite um voo acrobático muito preciso.

Tem uma incrível presença no ar e é garantido que atrai todas as atenções!

José Bernardo
Lisbon, Portugal, Europe
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagem por jmrpb »

Algumas fotografias. Espero que gostem:
Anexos
SU 47 V2 top view Dimensions XSmall1.jpg
SU 47 V2 top view Dimensions XSmall1.jpg (38.96 KiB) Exibido 108 vezes
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagem por jmrpb »

Este vídeo demonstra a manobrabilidade extreme enquanto executa algumas manobras 3D. Por favor reparem no 'roll' vertical realizado no minuto 1 e 58 segundos. É incrível.

[yt]3YDh8E4ezEU[/yt]
jmrpb
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 8:45 am
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagem por jmrpb »

Outro vídeo acrobático. Espero que gostem!



http://www.youtube.com/watch?v=3YDh8E4ezEU
Responder