Bixler - ESC super aquecendo

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Nessas horas, um medidor de tensão e corrente é essencial!
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Pessoal, acabei de fazer uns voos com o Bixler 2, troquei o esc para um Mystery 30A Cloud, novamente, problemas com temperatura, o esc aqueceu, menos que o HK40A, mas também aqueceu, deu para voar tranquilamente, mesmo forçando longos momentos com motor a pleno, mas o esc chega no chão quente pra caramba.

Alguma ultima sugestão? O interessante seria ter o cartão de programação, mas acho estranho dois escs diferentes apresentarem o mesmo problema.

O bixler tem fios longos no motor, creio que algo entre 15-20cm mais os fios do esc, poderia isto influenciar?
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

O meu é uma helice de 5.25x4.75 e esc de 20 Amperes.

Se for helice de 7 polegadas o motor aquece demais e por sua vez o esc também.

Repare se o motor não está preso e pegando nas laterais do suporte.

Verifica aí.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

O meu é um bixler 2, com motor de 1300kv e vem de fabrica com essa helice, o motor nao aquece
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Eu coloquei o meu ESC para fora da fuselagem, logo atrás do canopy.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Eu não queria deixar a eletrônica exposta, mas pelo jeito...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Desenterrando o tópico : Bixler - ESC super aquecendo

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! estive meio afastado do aeromodelismo por problemas de saúde que, graças a Deus agora está melhor . . .

Bem, tive um problema similar, aquecimento do ESC e do motor mesmo estando a corrente bem abaixo do limite de ambos, cerca de 25%,

após alterar o timing conforme indicação do Laércio o motor diminuiu muito o aquecimento, obrigado !

quanto ao ESC a melhor solução foi retirar o termo-retratil, deixando-o sem proteção infelizmente, fiz um suporte e instalei atrás da nacele do

motor, meu aero é um Easy-flite da MR, voa muito . . .

O ESC agora fica frio, fiz uns testes com bateria 4S mas aqueceu um pouco e pensei em melhorar o dissipador de calor, mas com bateria 3S consegui

um consumo de 150mA/min, e já tenho baterias para a aplicação, vai ficar assim, abraço à todos !
Responder