Dica - Motores fortes na APM 2.5

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Dica - Motores fortes na APM 2.5

Mensagem por Amadeu Jr »

Compartilhando com o pessoal que usa APM.

Estava com um problema de "vibração" em todos os motores (NTM 2830-750kV - Master Airscrew 1060), mas como é praticamente impossível estarem todos desbalanceados, seja hélice ou motor, fui buscar uma solução, até que achei [url=http://copter.ardupilot.com/wiki/tuning/]no Wiki da Ardupilot[/url] a reposta ao meu problema.

Basicamente, os ganhos que vem são para motores 2212, com hélices pequenas e de pouco passo. Quanto mais potente o motor e maior o passo da hélice (mais empuxo), menor o ganho deve ser. (informação do site da Ardupilot).

O que fiz foi baixar drasticamente os ganhos, que vem em 1,25 como padrão. Comecei com 0,5, sendo que aqui já quase sumiu a "vibração". Em 0,3 as vibrações na bancada sumiram.

Tentei decolar, mas se chacoalhava todo, quase incontrolável.

Baixei para 0,2 e decolou, chacoalhando de leve.

Nesse ponto, eu ajustei o botão Pit Trim no canal 6 e deixei os limites entre 0,1 e 0,2. Aí foi só decolar e ajustar o botão até ele ficar liso. Conetei no MP e vi que o valor do P estava em

Depois é só desativar o Pit Trim do canal 6 e pronto, seu P de Roll e Pitch estão prontos.

Abaixo, vídeo do problema e o tutorial que me baseei.

[yt]MwKxXlpbxLY[/yt] [yt]Nd5I3voHSW0[/yt]
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

so pra esclarecer que 2212 e 2830 e a mesma medida !!

o que mudou e que voce estava usando muito passo na helice em comparação com o preset
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Amadeu,

bacana a iniciativa, eu demorei muito para entender o processo, e esta relação do passo, motor KV e PID.

Outra opção para quem não tem essa "mesa" e não quer fazer em voo (para iniciante é quase impossível) , é fazer a regulagem usando o conceito "Single Axis", pois a "infra" é bem fácil de montar, com 2 cadeiras e 1 caninho resolve, pois só precisa prender 2 braços e todo resto da teoria é a mesma, como você mencionou.

O legal é que como você desliga 2 motores, da para simular com um pouco mais de segurança, sem perder os dedos nas hélices, os efeitos de retorno também.

seguem uns vídeos que passam a ideia, e funciona perfeitamente (PARA MIM), só faço assim.

não sei se esta correto, mas regulo o Rate Roll no modo Acro e depois passo para modo Stabilize e regulo o Stabilize roll.

http://www.youtube.com/watch?v=gRZyjPvaxcc
http://www.youtube.com/watch?v=VpuqQSjYKcY

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Parece que estão adivinhando minhas encessidades

Outro dia fui montar os ESC´s e o carlinhos comentou da necessidade de soldar direto.

Ontem fui fazer um teste no meu quadri e cheguei a uma conclusão que deveria possivelmente precisar configurar o PID da placa.


REsumindo a historia, estou utilizando 5010-14 com helice 17x5.5.

Fiz um teste no chão do apto e devido ao risco nao acelerei mais da metade. Porem o mesmo ocilou muito.

Achei que fosse balanceamento e fiz um teste rápido na chave de fenda e "achei" que estão bem balanceadas.


Acredito que devo configurar o PID.


Primeira pergunta, como fazer para configurar o PID ligando a APM na usb e usando a alimentação da bateria? vi dezenas do topico falando para não ligar junto.


E mesmo ligando e desligando o cabo usb, gostei da ideia do tubo de PVC desligando 02 motores pergunto:

Qual seria o passo a passo pro eixo? diminuir e ir aumentando gradativamente igual fazemos com gyro de helicoptero?

Minhas experiencias anteriores foram com a kk 1.0 :)
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rmedeiros,

Eu uso o conceito do vídeo que o Amadeu postou, baixo o Rate Roll e vou subindo até parar de vibrar, porem prendo só 2 motores e desligo 2, conforme os vídeos que postei, novamente "PARA MIM" funciona perfeito e não preciso de cama elástica.

Quanto a USB e bateria juntos, eu uso um "radinho" simples de telemetria que custa 30 dólares, 915mhz, e ai não precisa do cabo, melhor assim.

Abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Robert
Ve se me ajuda

Fiz uma gambiarra com cordinha de varal prendendo o quadricoptero na porta e no armario igual ao video

Segurando com a mao ele ficou perfeito hoverando

Decidi nao mecher no pid ai fui voar

A estabilizacao esta perfeita, porem nos 3 modos de voo que testei tive um problema.

Basicamente ele estabiliza demais, ou seja, quando coloca para ele ir pra frente quando solto o stick ele volta a nivelar, isso acontece em relacao ao roll tb.

E como se ele so quisesse ficar nivelado imposibilitandomum voo em circuito

Acredito que devo diminuir a sensibilidade, aproposito, meu radio tem 3 canais com potenciometro, nao seriampossivelmajustar o pid pelo radio enquanto minha telemetria nao chega?
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Antes que alguem tente me ajudar acho que descobri o problema.

No modo stabilize ele estabiliza, deveria estar no mode acro

Burrice
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Já já sai a versão do arducopter com auto tune. (na verdade já está disponível se alguem desejar)
Testei, usei e aprovei. Ficou MUITO próximo dos meus tunnings finos.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Sr ocupado

Vou testar o modo acro amanha, estou acostumado com a kk 1.0 sem accelerometro.

Gostei da estabilidade do kotor alt hold e stabilize, agora as correcoes estao bruscas demais. Pergunto, dekovo diminuir qual PID?
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Rmedeiros,
Não sei o seu setup (motores, helices, peso, tipo de frame), logo não tenho como te responder diretamente.
O que posso te orientar é:
- Se as correções bruscas em stabilize ou alt hold acontecem depois de movimentos ou inclinações rápidas (ex: voo para direita com full stick e depois voltar para a esquerda com full stick), vc deve trabalhar com o Stabilize Roll e Stabilize Pitch.

- Se as correções bruscas em stabilize ou alt hold acontecem depois de movimentos ou inclinações mais lentos ou suaves (ex: voo para direita com 50% de stick e depois voltar para a esquerda com 50% de stick), vc deve trabalhar com o Rate Roll e Rate Pitch.

Dá uma brincada com os valores nesse simulador aqui e veja se os PIDs apresentam o mesmo problema q vc está tendo: http://jasonshort.com/

Qq coisa mande mp.
Abraços.
Responder