perda de sinal com frsky em avião glow

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

perda de sinal com frsky em avião glow

Mensagem por alexadidas »

Voo com um rádio turnigy 9x em aviões elétricos a um bom tempo e nunca tive problema algum. Sempre fiz vôos distantes, inclusive passar por dendo de nuves.

Comprei um calmato e fui voar hj. E no meu primeiro vôo veio a surpresa. Perca total de sinal. Levantei o rádio e corri em direção ao avião e o sinal voltou. Apaguei o motor entrei em procedimento de pouso. Perdi sinal mais duas vezes. Mas consegui pousar.

Obs: o receptor era o que eu usava em um eletrônico.

Alguem tem explicação para isso?

Eu, no meu "achismo", penso que ao alimentar os 5 servos de metal a tensão baixa e o receptor perde alcance. Faz sentido?

Chato que confiava tanto no rádio e agora não confio mais nada
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Voce fez o range teste? Qual bateria que está utilizando no RX?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

PERDA!!!!! Perdeu o sinal!!!!!!!!!!!!

Perca essa mania...


O receptor estava protegido contra vibrações?
A linkagem estava longe das antenas?
Fez o teste citado acima?
A bateria tinha capacidade suficiente pra alimentar os servos?
Como sabe que foi PERDA de sinal e não queda de tensão?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Re: perda de sinal com frsky em avião glow

Mensagem por Moiado »

[quote:5d42e10c28="alexadidas"]Voo com um rádio turnigy 9x em aviões elétricos a um bom tempo e nunca tive problema algum. Sempre fiz vôos distantes, inclusive passar por dendo de nuves.

Comprei um calmato e fui voar hj. E no meu primeiro vôo veio a surpresa. Perca total de sinal. Levantei o rádio e corri em direção ao avião e o sinal voltou. Apaguei o motor entrei em procedimento de pouso. Perdi sinal mais duas vezes. Mas consegui pousar.

Obs: o receptor era o que eu usava em um eletrônico.

Alguem tem explicação para isso?

Eu, no meu "achismo", penso que ao alimentar os 5 servos de metal a tensão baixa e o receptor perde alcance. Faz sentido?

Chato que confiava tanto no rádio e agora não confio mais nada[/quote:5d42e10c28]
Antes de por a culpa no rádio acho que vc deve fazer uma revisão criteriosa de seu setup. O coitado do rádio pode não ter nada a ver com isso. Provavelmente é problema de BIOS...
Este negócio de levantar o rádio e correr atrás do aeromodelo e o sinal voltar foi uma p**a coincidência!
Ah! E o que é um "eletrônico"?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, detalhe melhor, no título você informa que é um sistema FrSky e no texto você menciona somente o rádio Turnigy 9X, então deduzo que você usa um 9X com módulo FrSky correto?

Agora, qual o módulo? Qual o receptor? A(s) antena(s) do receptor estavam posicionadas corretamente?

Essas são questões importantes além das que já foram levantadas logo acima, com a queda de tensão...
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Perda de sinal se dá pelo TX.
Até pode haver um problema com o RX, mas não adianta tentar correr com o rádio.
Foi programado o Fail Safe? se sim o motor desacelerou, então problema com o TX.
Especificação de tensão do RX - sem telemetria 3 a 16 Volts, consumo RX 30 mA.
RX com telemetria - tensão de 3,5 a 10 V, consumo RX 100 mA
para ambos os casos mais o consumo dos servos.

Estou interessado nesse assunto pois tenho um Futaba 6EX com esse módulo, e voando com um Glow .25 nunca tive problema.
Também utilizo um medidor de tensão na fuselagem do aeromodelo, mesmo voando com LiPo / LiFe.
Dependendo do tipo de RX que voce utiliza, com ou sem telemetria tem que fazer o setup do mesmo no TX. Não tenho experiencia do que acontece se não fizer esse setup, porém a recomendação do fabricante é essa.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Outro ponto importante.
Posicionamento das antenas do RX a 90 graus e no TX posiciobada erroneamente na vertical do rádio, como se fosse a antena do 72 mHz.
Já observei no campo que alguns não observam essas recomendações.
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Re: perda de sinal com frsky em avião glow

Mensagem por alexadidas »

[quote:c126a24778="Moiado"][quote:c126a24778="alexadidas"]Voo com um rádio turnigy 9x em aviões elétricos a um bom tempo e nunca tive problema algum. Sempre fiz vôos distantes, inclusive passar por dendo de nuves.

Comprei um calmato e fui voar hj. E no meu primeiro vôo veio a surpresa. Perca total de sinal. Levantei o rádio e corri em direção ao avião e o sinal voltou. Apaguei o motor entrei em procedimento de pouso. Perdi sinal mais duas vezes. Mas consegui pousar.

Obs: o receptor era o que eu usava em um eletrônico.

Alguem tem explicação para isso?

Eu, no meu "achismo", penso que ao alimentar os 5 servos de metal a tensão baixa e o receptor perde alcance. Faz sentido?

Chato que confiava tanto no rádio e agora não confio mais nada[/quote:c126a24778]
Antes de por a culpa no rádio acho que vc deve fazer uma revisão criteriosa de seu setup. O coitado do rádio pode não ter nada a ver com isso. Provavelmente é problema de BIOS...
Este negócio de levantar o rádio e correr atrás do aeromodelo e o sinal voltar foi uma p**a coincidência!
Ah! E o que é um "eletrônico"?[/quote:c126a24778]

Postei pelo celular. E ele colocou eletrônico, mas queria dizer elétrico.

Quanto ao problema de bios também não creio. Uma vez que ontem o mesmo avião voou perfeitamente com um rádio spektrum dx7.
Thiago Perini
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Jun 20, 2013 11:29 pm
Localização: Atibaia,SP

Mensagem por Thiago Perini »

Amigão esquece,o único rádio que falha nesse fórum é o spektrum...
De resto é tudo problema de montagem por conta do modelista,antena perto de não sei o que,antenas a 7010 graus para o meridiano de Greenwich...
Já tive problema com o mesmo rádio e mesmo módulo que quando comprei um rádio de verdade não tive mais problema.
Mas dos males o menor,pelo menos o aero não sofreu danos.
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

Com referência ao "problema de BIOS", foi apenas uma brincadeira. Os nerds da informática devem sacar...
Responder